Cultura ágil: entenda o que é e como desenvolvê-la na empresa

A cultura ágil é aquela que tem um viés para a colaboração e a cooperação, minimiza a autocracia, o controle e a burocracia. Para desenvolvê-la em sua empresa, é preciso definir metas compatíveis com o método ágil, capacitar a equipe, manter o foco no valor para o cliente e promover uma mudança de cultura.

cultura ágil

Vivemos, na atualidade, algo sem precedentes: a tecnologia digital e a comunicação mais rápida transformaram o mundo do trabalho. Mais do que nunca, as empresas precisam se adaptar rapidamente para se manterem à frente do jogo. E, nesse contexto, é importante ficar atualizado sobre cultura ágil.

Afinal, a capacidade de uma organização se adaptar define, em última análise, o seu sucesso. E, além disso, atender às necessidades do cliente hoje requer a adoção de práticas de trabalho inovadoras em todos os aspectos.

Neste artigo, vamos apresentar o conceito de cultura ágil, quais as vantagens e dicas para você começar a implementá-la. Boa leitura!

Movidesk - E-book - Produtividade em equipes de atendimento e engajamento profissional

O que é cultura ágil?

A cultura ágil é aquela que tem um viés para a colaboração e a cooperação, minimiza a autocracia, o controle e a burocracia. Ela empurra a tomada de decisões para baixo para permitir que todas as equipes se apropriem dos resultados de negócios e os responsabilize.

A adoção de uma estrutura assim requer mais do que apenas adicionar uma nova metodologia de gerenciamento de projetos. Para que a abordagem incorpore e colha os benefícios, é fundamental desenvolver uma nova cultura na empresa.

Quais as vantagens de investir no método ágil?

Para entender a importância de abraçar essa ideia, confira alguns benefícios!

Promove a autonomia da equipe

Nas culturas ágeis, existem poucas regras para determinar como as equipes devem operar. Em vez disso, elas trabalham com alto nível de autonomia. Isso porque, depois de a meta ser definida, os colaboradores decidem como resolvem os problemas em questão. 

O método reduz drasticamente os tempos de resposta, pois você não precisa de aprovação de alto nível para tomar decisões e seguir em frente. Frequentemente, isso resulta em um engajamento maior do colaborador em comparação com as culturas tradicionais de comando e controle.

Ajuda a compartilhar visão e valores

O storytelling (arte de contar histórias) é uma ferramenta poderosa nessa cultura. As histórias podem capturar a visão da empresa e ajudar as pessoas a se identificarem com ela. Elas encorajam os colaboradores a se colocarem no lugar dos clientes.

Visão e valores compartilhados são duas forças que alinham indivíduos e equipes e os apontam na mesma direção. Os líderes, em culturas ágeis, se afastam do microgerenciamento e, dessa forma, colocam grande ênfase no desenvolvimento de uma visão confiável e motivadora, enquanto definem e comunicam os valores da empresa.

Encanta os clientes

Em culturas ágeis, os colaboradores têm os clientes em mente quando fazem o trabalho, pois regularmente se fazem esta pergunta: “o que estou fazendo cria valor para nossos clientes?”. Até porque só é possível focar nos interesses dos outros quando você os conhece.

Naturalmente, é impossível focar nos interesses do público se você nunca o conheceu. Portanto, as organizações ágeis certificam-se de que seus funcionários tenham contato regular com os clientes da empresa para que possam apreciar aquilo de que eles realmente precisam.

    Baixe o e-book e aprenda as melhores técnicas para superar expectativas e fidelizar clientes!

    Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

    Facilita a comunicação horizontal

    Nas organizações burocráticas, a informação flui para cima e para baixo na hierarquia organizacional. Os líderes definem padrões a serem seguidos e que são transmitidos para as equipes. Assim, qualquer problema é levado para os gerentes. 

    Em empresas ágeis, poucos processos são estabelecidos pela diretoria. Em vez disso, as pessoas operam de forma colaborativa e, assim, os conflitos potenciais são resolvidos e as decisões são tomadas em níveis inferiores da organização, em vez de ter que “escalar” os problemas para níveis superiores de gestão. 

    O compartilhamento de conhecimento e as melhores práticas entre as equipes também constituem uma parte natural da vida cotidiana. Vários fóruns online e offline estão disponíveis para elas se conectarem de forma rápida e eficiente. Dessa forma, em vez de uma estrutura hierárquica com departamentos relativamente isolados, a estrutura de uma organização ágil pode ser descrita como uma rede de colaboradores com poderes.

    Incentiva a prática de feedback

    Aqui, o feedback é levado extremamente a sério. A colaboração do cliente é valorizada, pois significa uma comunicação regular e intensa por meio da contribuição de ideias e opiniões sobre produtos e serviços.

    Em organizações ágeis, as equipes refletem regularmente sobre a maneira de trabalhar para que se tornem cada vez mais eficientes. Essa autocrítica não seria possível sem um feedback aberto e honesto entre os colegas. 

    Por onde começar a implementação de uma cultura ágil?

    Agora que você conheceu as vantagens, entenda como colocar a ideia em prática!

    Defina metas compatíveis com o método ágil

    Estabelecer o que é urgente nem sempre é fácil, especialmente quando operações de missão crítica ou obrigações contratuais são consideradas no cronograma. Independentemente disso, o desenvolvimento de metas só pode ser bem-sucedido com uma análise disciplinada e prescritiva em mãos. Classificar as prioridades mais altas para sua empresa requer experiência do mundo real, assim como uma equipe de suporte qualificada.

    Capacite a equipe para a metodologia ágil

    As transformações ágeis bem-sucedidas acontecem porque uma mudança de mentalidade necessária é feita por meio da prática diária até se tornar a nova norma. Comece instruindo a equipe de gerenciamento para que, com a ajuda dela, você possa conduzir a organização por uma série de mudanças menores.

    Nesse processo, trabalhe preferencialmente com foco na realização de objetivos específicos de negócios, apoiando colaboradores fortes e estabelecendo ciclos de feedback de clientes e funcionários. Seja paciente consigo mesmo e com o grupo enquanto lida com essas e outras tarefas para implementar o método em escala. Seja claro sobre o problema que você está tentando resolver dentro daquela meta. 

    Pense grande, mas comece pequeno

    Em linha com a característica ágil, mantenha o foco no valor para o cliente, ambicioso com seus planos, pensamentos e ideias, mas pragmático com o que você pode começar, que precisa ser simples, fácil e eficaz para entregar grandes resultados. Concentre-se no trabalho e nas ideias que resultam nos maiores benefícios em menos espaço de tempo.

    Embora começar a executar seja algo digno de aplausos, manter o plano de forma que termine o trabalho gera os maiores ganhos. Você vai entregar suas grandes ideias por meio de etapas incrementais, portanto, continue realizando as pequenas etapas e sua persistência o levará ao sucesso.

    Promova o método ágil

    Com planejamento, políticas, procedimentos e processos propositados, é possível tornar a agilidade uma parte integrante da organização. Ao incentivar uma comunicação cuidadosa e regular – promovendo e reforçando os princípios e os benefícios do ciclo de desenvolvimento de processo rápido para as partes interessadas, internas e externas –, o método também se tornará um pilar de seu planejamento de recursos, uma nova estratégia de negócios e programação de parceria. Em suma, ele será parte integrante da sua cultura.

    Adotar uma cultura ágil pode ser complicado, mas é alcançável. Todas essas dicas são o começo para mudanças de transição. Ouça a sua equipe, pergunte o que é importante para os envolvidos, o que desejam fazer para mudar e como gostariam de trabalhar. Concentre-se na confiança, tome decisões rápidas e encontre um equilíbrio entre encorajar a ambição e dar pequenos passos humildes para alcançar o resultado.

    Que tal um diagnóstico gratuito de como está o seu atual processo de atendimento? Entre em contato conosco agora mesmo e analisaremos o seu negócio!

    Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

    Deixe seu comentário