Engajamento profissional: saiba como manter sua equipe motivada

Engajamento profissional é criar e manter colaboradores comprometidos, motivados e envolvidos com o trabalho e empresa. Isso gera profissionais mais produtivos, aumenta a taxa de retenção, e ainda por cima cria um ambiente mais saudável e feliz. Descubra como aumentar o engajamento da sua equipe!

engajamento profissional

Você sabia que as empresas que enfatizam o engajamento profissional têm muito mais chances de obter sucesso do que as outras?

Isso porque os colaboradores que estão emocional e mentalmente conectados a elas trabalham mais, permanecem muito mais tempo nelas e ainda motivam os outros a fazerem o mesmo.

E não é só isso, há mais benefícios associados. Mas muitas vezes os gestores confundem engajamento com satisfação e acabam perdendo oportunidades de alavancar a empresa. Embora estejam relacionados, saiba que é provável que um colaborador satisfeito não esteja realmente comprometido com o seu negócio.

Então, o que é engajamento profissional? Como isso afeta sua empresa? Como promovê-lo entre os seus colaboradores? Descubra a seguir.

Confira agora o infográfico: como escolher o profissional de atendimento ideal.

O que é engajamento profissional e qual sua importância?

Os profissionais são aqueles que movem sua empresa, desenvolvem os seus produtos, lidam com os clientes e fornecedores — ou seja, eles são responsáveis por garantir que tudo funcione em perfeita harmonia. Mas para que seu negócio atinja o sucesso, eles devem estar mais do que satisfeitos. Eles precisam estar realmente envolvidos no sucesso da sua empresa também.

Afinal, o que é engajamento profissional?

Um colaborador engajado é aquele que está comprometido, motivado e envolvido com o seu trabalho e com o seu local de trabalho.

Nada mais é do que ter um senso de pertencimento, que é quando ele sente que é parte fundamental da organização.

Como isso é possível? Eles precisam sentir que o trabalho deles é significativo e faz a diferença. Também querem sentir-se valorizados, respeitados e confiáveis, além de sentirem-se seguros e autoconfiantes no ambiente de trabalho.

Quando as empresas investem no engajamento profissional se beneficiam de diversas maneiras. Aqui estão algumas delas!

Profissionais mais produtivos

Os colaboradores mais engajados são mais produtivos do que os demais, pois sabem que serão reconhecidos por seu empenho. Dessa forma, não só eles ganham com isso, mas a empresa também, pois apresentam melhores resultados e otimizam suas atividades, gerando maior lucratividade.

Confira esse case de engajamento que bombou a produtividade da nossa equipe aqui na Movidesk:

Altas taxas de retenção de colaboradores

Quando os colaboradores se sentem parte da empresa tendem a querer fazer parte dela por muito tempo.

Ou seja, eles preferem permanecer em um lugar onde são reconhecidos, veem oportunidades de crescimento e têm um diálogo transparente em vez de aceitarem outras propostas de empregos.

Colaboradores mais saudáveis e felizes

Os colaboradores envolvidos são mais saudáveis e felizes porque ao se tornarem ativos valiosos para as empresas vivem em um ambiente mais seguro.

Não só porque elas investem mais na segurança do local de trabalho, mas também na saúde mental deles. Como seu negócio pode se beneficiar? As faltas e os gastos com o plano de saúde diminuem.

Melhoria na experiência do cliente

As empresas que criam condições para que os seus colaboradores se engagem sentem os resultados nos seus lucros.

Mas como?

Os profissionais engajados se empenham em criar experiências positivas para os seus clientes, o que resultará em mais vendas.

Assim, podemos perceber que investir em engajamento profissional é vital para qualquer negócio. E aí, como anda o envolvimento dos seus colaboradores com a sua empresa? Precisando melhorar? Então, confira algumas dicas a seguir.

Como promover o engajamento profissional na sua empresa?

Vamos descobrir como engajar seus colaboradores? Veja as dicas!

[Ferramenta] Diagnóstico de gestão de atendimento

Faça um diagnóstico gratuito do seu negócio e descubra pontos de melhorias para oferecer uma experiência incrível ao seu cliente!

Diagnóstico de gestão de atendimento

Seja um líder inspirador

O engajamento profissional não deve ser algo imposto, mas sim natural.

E a melhor maneira de começar esse processo é por meio dos líderes, pois eles têm o papel de direcioná-los em diversas situações e compartilhar as boas práticas para que se envolvam com o trabalho.

Facilite a comunicação

Incentive a voz do colaborador e facilite os canais de comunicação.

Comece realizando uma pesquisa de satisfação para que você possa agir rapidamente sempre que houver uma avaliação negativa. Ou seja, mostre que está ouvindo para que ele se sinta confiante e respeitado.

Encoraje o compartilhamento de ideias

Mais do que criar canais de comunicação eficientes para que seus colaboradores possam se expressar e opinar, incentive-os a compartilharem ideias relacionadas ao seu negócio.

Essa pode ser uma grande oportunidade para ajudar sua empresa crescer. Mas não se esqueça de lhe dar os créditos e recompensá-los.

Ofereça feedbacks constantes

É mais provável que os colaboradores invistam emocionalmente em seu trabalho se receberem feedbacks contínuos e positivos.

Mas como assim?

Não apenas ressalte as falhas deles, também apresente alternativas de como poderia ter sido feita determinada tarefa para obter resultados mais satisfatórios.

Proporcione oportunidades de crescimento

Oferecer treinamentos para que os colaboradores se desenvolvam na carreira é uma maneira de promover o envolvimento e fortalecer o vínculo entre o seu negócio e a equipe.

Além do mais, você terá uma variedade de conhecimentos e saberes que tornará sua empresa mais competitiva.

Promova a integração na equipe

Investir em estratégias de aprendizado em equipe pode ser um facilitador nesse processo de engajamento profissional. Então desafie seus colaboradores a saírem da zona de conforto e se envolverem em atividades práticas, como gincanas, para que adquiram as habilidades e competências que precisam, além de promoverem o respeito aos colegas.

Estabeleça metas e recompensas

O colaborador moderno gosta de ser desafiado e receber recompensas por seus esforços.

Então, aproveite essa oportunidade para traçar metas audaciosas, mas realistas. Para definir como premiá-los pergunte a eles como gostariam que essa premiação fosse feita — por exemplo, viagens, ingressos ou bônus salarial.

Melhore os processos de trabalho

Para que os seus colaboradores tenham tempo para se dedicarem mais e melhor ao trabalho e à empresa é necessário também que suas tarefas sejam otimizadas. Por isso, é importante descomplicar os processos com a ajuda, principalmente, da tecnologia, com softwares de integração de e-mails.

O engajamento profissional é parte da receita para o sucesso de sua empresa, já que permite que você possa ter maior produtividade e lucro, menor absenteísmo e rotatividade, altas taxas de retenção de profissionais e atração de talentos.

Então, que tal investir nessa estratégia e começar agora mesmo a promover o envolvimento de colaboradores?

Gostou deste conteúdo e quer descobrir como os colaboradores enxergam a sua empresa para conseguir engaja-los melhor? Leia nosso post sobre como aplicar a pesquisa de clima organizacional.

E é, claro, teste o Movidesk e descubra como sua empresa pode ser muito mais produtiva, ágil e organizada.

Teste o Movidesk grátis por 7 dias!

Deixe seu comentário