Skip links

Como implementar novos canais na estratégia de atendimento ao cliente?

Como implementar novos canais na estratégia de atendimento ao cliente?

Como implementar novos canais na estratégia de atendimento ao cliente?

O número de meios de interação com os clientes continua a aumentar. Estamos cada vez mais conectados a vários canais e as expectativas do novo consumidor têm provocado mudanças na estratégia de atendimento de diversas empresas.

Uma das principais mudanças, é justamente a oferta de um atendimento ágil e multicanal.

O cliente espera poder encontrar a sua empresa e ser ouvido por diversos meios, utilizando o que é mais fácil, cômodo e adequado no momento do contato. E-mail, site, chats, chatbots, redes sociais e aplicativos de mensagem estão entre essas opções.

Mas, para muitos gestores ou profissionais de TI, a dúvida não é sobre o que fazer, mas sobre como fazer. Por isso, selecionamos 3 dicas para quem quer implementar esses novos canais e precisa de algumas orientações para começar esse processo.

Quer saber quais são elas? Então continue a leitura do artigo!

Dicas para tornar a estratégia de atendimento ao cliente omnichannel

Avalie os melhores canais para seu público-alvo

Para implementar novos canais com eficiência, é preciso conhecer as características de cada um e o perfil do público-alvo. Esse é o ponto-chave para escolher os meios que ele costuma utilizar, contribuindo para a eficiência do atendimento.

Para isso, é preciso realmente analisar dados e responder algumas perguntas, como:

  • o que seu público busca? São demandas recorrentes ou muito personalizadas?
  • de que forma ele consome informações no dia a dia? É um público mais jovem, que resolve tudo pelo smartphone ou mais conservador, que prefere meios convencionais (e-mail, telefone)?
  • o que espera das empresas em geral e da sua?
  • qual é a experiência do cliente típico com a marca? Em quais desses momentos o seu atendimento costuma ser acionado: dúvidas na pré-venda, venda, pós-venda, suporte ou reclamações?

O levantamento dessas informações é essencial para definir uma matriz de canais. Ela estabelecerá o papel de cada meio de contato na experiência do cliente e ajudará a desenhar a mensagem adequada para cada um deles.

Há recursos que apresentam bons resultados quando a demanda do cliente pode ser solucionada por meio de respostas padronizadas e rápidas, como os chatbots. Em outras situações, pode ser necessário recorrer ao atendimento humano, o que exige alguns meios, como telefone, chats, e-mail e outras alternativas conhecidas no mercado.

Organize os canais por agentes de atendimento

Nesse aspecto, existe um ponto importante: Treinar seus agentes de forma transversal, para que estejam preparados para atuar em qualquer um dos canais.

Essa variedade é importante para garantir que a empresa sempre tenha pessoas aptas a assumir um determinado posto e que se tornem experts em todos os meios, independente da demanda.

O ideal seria o agente se concentrar em um canal por vez. Isso o torna mais engajado e contribui para a eficácia na abordagem e na padronização do atendimento, mesmo em diferentes canais.

Canais produtivos

O chat em tempo real virou o canal de comunicação mais utilizado e o com maior taxa de satisfação do cliente. Para os clientes, esse canal é conveniente, imediato e exige menos esforço do que os outros canais de suporte. Para organizações de atendimento ao cliente, o chat em tempo real é eficiente, eficaz e permite que os agentes atendam mais clientes em menos tempo.

Outro canal bastante procurado é a base de conhecimento. Esse meio proporciona uma experiência mais transparente e eficiente, pois os agentes podem compartilhar documentos técnicos, tutoriais do produto, respostas às perguntas frequentes em um único lugar,  antecipando as dúvidas dos clientes.

Unifique os canais de comunicação

Para o cliente, tudo que leva a sua marca é a reputação dela é o seu atendimento. Por isso, seus canais de comunicação precisam estar integrados tanto em relação às informações que transmitem quanto à linguagem que usam.

É fundamental que o consumidor consiga transitar entre os diferentes meios sem qualquer barreira — isso é ser omnichannel. A abertura de um ticket deve levar à solução, mesmo que isso exija a interação entre diversos canais.

Trabalhe com um sistema que permita que todos os agentes consigam operar de forma integrada, proporcionando uma experiência única e satisfatória ao cliente.

E lembre-se sempre que, após implementar um novo canal, é bom medir se as metas estão sendo alcançadas. Mas este é um assunto que vamos falar no próximo artigo.

Assine nossa newsletter e receba conteúdos relevantes diretamente em seu e-mail!

Escreva um comentário