Entenda como a tecnologia pode ajudar na redução de custos do negócio

A tecnologia pode ser uma grande aliada na redução de custos da empresa. Saiba quais as principais formas de economizar com ela, neste post escrito pela Gerencianet!

Entenda como a tecnologia pode ajudar na redução de custos de uma empresa

A redução de custos é um dos principais desafios não só dos grandes negócios, mas também das microempresas e dos profissionais autônomos. Com a crise econômica, cortar gastos se torna ainda mais importante para quem empreende no Brasil.

Para se ter uma ideia, nos últimos quatro anos, 80 mil empresas foram fechadas no país. Esse dado foi apontado em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019. 

Dentro deste contexto, investir em tecnologia pode ser visto como uma despesa a mais para as empresas. No entanto, em alguns casos, destinar recursos para ferramentas tecnológicas pode representar uma diminuição dos gastos de tempo e dinheiro.

Entenda a seguir como os recursos de tecnologia podem ajudar a sua empresa na redução de custos. 

A tecnologia como aliada na automação de serviços

O impacto da tecnologia na rotina das pessoas e empresas é inegável. Tendências que eram previstas em filmes e livros de ficção científica, como a internet, nuvem de dados, algoritmos, realidade virtual e até mesmo robôs, já fazem parte do cotidiano. Assim, a tecnologia é capaz de oferecer diversos recursos que podem colaborar com as diferentes áreas de um negócio. 

Administrar bem uma empresa é uma questão complexa que envolve muitas etapas e processos. Nesse sentido, a inovação pode ajudar a simplificar metodologias de trabalho, aprimorar produtos e serviços e desenvolver padrões para diferentes etapas e setores. Com o surgimento de aplicativos para celular e plataformas que automatizam tarefas, trazer a tecnologia para o local de trabalho se tornou ainda mais simples.

Confira outras vantagens da tecnologia para as empresas!

Melhoria na eficiência

Adotar recursos de tecnologia em empresas pode ser essencial para diminuir o tempo gasto em tarefas e procedimentos. Afinal, para algumas atividades, como gestão, logística e pagamentos, a demanda de tempo e recursos investidos pode ser considerada alta demais.

Por isso, a automação de processos manuais é uma das formas de utilizar a tecnologia para ganhar mais produtividade no trabalho. Assim, a redução de gastos também é possibilitada.

Acompanhamento e monitoramento

Você já imaginou como a gestão de projetos de empresas era realizada antes da existência das ferramentas de tecnologia? Certamente, esse tipo de coordenação contava com mais dificuldades em comparação com as possibilidades atuais. Com a internet, o controle de atividades e processos se tornou mais simplificado.

Integração de áreas e setores

Outro fator que é beneficiado com a utilização da tecnologia é a necessidade de integração entre diferentes áreas de um negócio. Afinal, a associação entre áreas de Marketing, Comercial e Atendimento é fundamental para o crescimento de qualquer organização.

Para isso, a utilização de determinados recursos tecnológicos pode ser útil na facilitação do relacionamento entre as equipes.

Redução de custos

Por fim, a redução de custos se mostra como uma das vantagens primordiais do uso da tecnologia nos negócios. Por meio de ferramentas e recursos, a empresa pode:

  • se tornar mais assertiva e produtiva; 
  • trabalhar melhor com dados;
  • analisar resultados;
  • automatizar serviços.

No entanto, é preciso que o investimento em tecnologia seja feito de forma estratégica para a empresa. A determinação de áreas e objetivos de aplicação desses recursos pode trazer resultados surpreendentes para o empreendedor.

6 formas de usar a tecnologia a seu favor

A substituição de métodos e atividades burocráticas e defasadas possibilita a melhoria em todo o fluxo de trabalho. As formas de aplicação de recursos tecnológicos nos negócios são variadas. Criação de relatórios, planilhas, contratos, controle de caixa e emissão de orçamentos e pagamentos são algumas das tarefas automatizáveis. Saiba mais a seguir!

Automação de Marketing

Atualmente, a área de Marketing é uma das que mais utiliza recursos de tecnologia para automatizar os processos. Com a difusão do Marketing Digital entre a empresas, é possível observar um aumento do uso de ferramentas de Inteligência Artificial, Big Data e propaganda segmentada no ambiente digital. 

Atendimento ao cliente

A alta concorrência e as múltiplas opções do mercado geram uma demanda por um atendimento de excelência. Por isso, o atendimento deve ir além e estar disponível em diversos canais, como chats, formulários e integrações com e-mail. Para incorporar essas ferramentas, o ideal é contar com sistemas especializados e plataformas online.

Gestão de pagamentos

Além de captar e encantar os clientes, é necessário planejar a gestão de recebimentos do negócio. Nesse sentido, um sistema de pagamentos online pode ser uma boa opção.

Esse sistema funciona como um intermediador de cobranças e possui tarifas baixas em comparação com as instituições bancárias. Por meio dele, é possível emitir boletos, carnês, links de pagamento e receber pelo marketplace. Além disso, a solução ainda pode oferecer relatórios, gestão de clientes e personalização de telas e de cobranças.

Contabilidade

Quem tem dificuldades com processos burocráticos e financeiros também pode contar com a tecnologia a seu favor. Pela internet, é possível automatizar processos de emissão de notas fiscais, folhas de pagamento e declaração de impostos. Dessa forma, você pode dedicar mais tempo e recursos para o crescimento do seu negócio.

Gestão de projetos

Ter um planejamento claro a ser seguido é sempre fundamental para qualquer empresa. Porém, também é preciso seguir com os planos e adequá-los ao longo do caminho. Hoje, é possível obter ferramentas de gestão que ajudam a acompanhar os processos e serviços.

Para isso, plataformas como Trello e Asana podem ser adotadas. A disponibilização de arquivos em nuvem também pode ser muito útil para esse gerenciamento. Dentre as ferramentas disponíveis estão: Google Drive, Evernote e Dropbox. 

Pesquisa de mercado

A identificação de tendências de mercado, público-alvo e satisfação dos consumidores ajuda a traçar os rumos do negócio. Se antes as pesquisas eram realizadas apenas pessoalmente ou por telefone, atualmente, existem diversas opções para uma consulta online eficiente e embasada. Algumas das principais ferramentas para isto são: Qualaroo, SurveyMonkey e Typeform.

Agora que você já sabe as principais formas de usar a tecnologia no seu negócio, chegou a hora de definir quais recursos você pode adotar. Aproveite também para organizar ações práticas que podem gerar mais economia para a sua empresa.

Fique ligado nas tendências de tecnologia que podem te ajudar na redução de custos. Aprender a gerenciar as finanças corporativas é o primeiro passo nesse sentido. Quer saber mais sobre este assunto? Então, baixe o Manual financeiro para empreendedores!

Artigo produzido pela Gerencianet, empresa especializada em boletos e recebimentos online.