Controle de inventário: elimine o seu desperdício!

Descubra como o controle de inventário pode ser seu principal aliado para evitar excessos e melhorar os processo da sua empresa!

Controle de inventário e a guerra contra desperdício

Sabe de todas as opções de alimentos que você tem na cozinha, agora mesmo? Se não souber, corre o risco de passar no mercado antes de chegar em casa e comprar algo que você já tem. Além de perder dinheiro e gastar com o que não precisa, você ainda pode jogar comida fora por falta de atenção. Também é assim com o investimento na sua empresa. Por isso, o essencial é sempre fazer um bom controle de inventário. Hoje, vamos te mostrar que ele vai além do estoque.

Não são apenas produtos em prateleiras. Ou caixas e mais caixas empilhadas. É a essência do seu negócio, que está ali parada e você nem sabe exatamente o que é, quanto tem e como vai usar aquilo. Esses são problemas frequentes nas empresas, mas que podem ser resolvidos com uma gestão eficiente

Entenda tudo que seu negócio já possui. Descubra onde estão as maiores oportunidades de melhorias e saiba onde está o seu maior potencial de crescimento. E inicie toda essa evolução com o controle de inventário, pois nós te ajudaremos nisso. Vamos lá?

Controle seu inventário para superar expectativas e fidelizar ainda mais seus clientes

Origem do controle de inventário

Os primeiros registros dessa prática de gestão nos levam até a Itália, por volta de 1500. Seis anos antes, em 1494, o Frei Franciso Luca Pacioli publicou a obra pioneira no mundo que fala sobre a contabilidade – La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”. Em bom português, “A Contabilidade Aplicada na Administração Privada e Pública” trouxe ideias fundamentais para um bom controle de inventário.

Nos conceitos citados, destaque para o método de partidas dobradas. Essa teoria do Frei Pacioli é um dos registros históricos sobre compensação financeira. De forma resumida, o estudo fala sobre a relação entre créditos e débitos. Dentro do controle de inventário, essas seriam as entradas e saídas de produtos e itens patrimoniais das empresas. 

A partir dessa visão, os negócios começaram a basear sua organização nos créditos e débitos. E aí, apareceu uma grande infecção que debilita a saúde financeira das empresas até hoje. O nome dela é desperdício, um problema altamente contagioso e que afeta negócios nos quatro cantos do planeta. 

Sintomas do desperdício x pílulas de controle de inventário

Vamos apresentar agora alguns dos problemas mais frequentes das empresas brasileiras, aqueles que doem em todo mundo. Mas, pode manter a calma, pois logo na sequência virá uma dose de conhecimento sobre controle de inventário.

Estoque “sanfona” 

Sempre sobra ou falta muito espaço no seu estoque e você não sabe os motivos? 

Musician Accordion GIF by Warner Archive - Find & Share on GIPHY

Para resolver esse problemas, inicie um controle de maior eficiência no seu estoque. Por exemplo, faça uma contagem simples das vendas realizadas durante a semana. Saber quais foram as maiores saídas te ajuda a organizar as melhores entradas. Resumindo, tenha na ponta do lápis (ou do mouse) quais foram os produtos que você mais vendeu.

Acidentes no trabalho

É difícil encontrar os produtos no seu estoque? Já aconteceu algum acidente dentro da sua empresa durante essa busca?

Accident Fail GIF - Find & Share on GIPHY

Entender a organização do seu estoque previne você de transtornos, como este que você acabou de ver. Controle seu inventário e tenha cada vez menos riscos de se acidentar dentro do seu próprio ambiente de trabalho.

A loucura das entregas

Os produtos nunca estão prontos para chegar ao cliente, ou são entregues com atrasos?

Pizza Eat GIF - Find & Share on GIPHY

É importante saber o que você já tem pronto para concluir uma venda. Assim, você economiza tempo, esforço e ainda consegue ter uma entrega mais qualificada. Empatia, inteligência emocional e customer happiness também vão te ajudar muito nessa etapa.

Desafios do atendimento

Como você se sente quando o cliente pede um produto que você não tem? Ou até pior, quando você tinha certeza que ele estava lá no estoque mas, simplesmente, desapareceu?

Service Customer GIF - Find & Share on GIPHY

Mais uma vez, a prática de um bom controle de inventário ajuda nessas horas. Com o conhecimento das opções disponíveis, você possui mais caminhos para conquistar seus clientes e fechar a venda. Um atendimento qualificado é a peça-chave para resolver esse quebra-cabeças.

[Infográfico] Atendimento eficiente em 9 passos

Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail 9 passos infalíveis para encantar o seu cliente!

Infográfico

Como os líderes mundiais inovam no controle de inventário

Além de um controle de inventário eficiente, algumas das maiores empresas do planeta também apostam na tecnologia. Na verdade, essas empresas chegaram a um ponto em que suas operações são automatizadas ao máximo. E se a automação é o coração do negócio, os robôs fazem o papel de excelente vasos sanguíneos e nervosos para movimentar tudo.

Se você ainda não conhece a maior empresa varejista do mundo, essa é a chinesa Alibaba. Vendendo para mais de 200 países, a gigante multinacional tinha problemas com a produtividade dos seus funcionários. Resolveu isso com a organização de estoques, controle de inventário, e foi além. Colocou para rodar robôs que recebem a ordem dos pedidos via Wi-Fi, se recarregam sozinhos e podem movimentar até 500 quilos de carga.

O resultado de tudo isso foi que os funcionários humanos da Alibaba tiveram uma redução em 70% do seu trabalho braçal. Assim, conseguiram qualificar melhor seu serviço e focar nas atividades que necessitam do toque humano. Algumas delas são o empacotamento personalizado das cargas e o controle das ordens que os robôs recebem. Você pode conferir um resumo desse trabalho e ver as máquinas em ação nesse vídeo

O que você já pode fazer

Organizar o armário do seu quarto pode não ser a atividade mais legal do mundo, mas é essencial para você não se perder na bagunça. Ganhar agilidade, produtividade e ter mais facilidade ao procurar suas peças é fundamental. E essas vantagens também se estendem para a sua empresa quando você faz um controle de inventário eficiente.

Indo além no seu planejamento, que tal colocar uma organização inteligente também no seu atendimento? O Movidesk é um sistema completo e pode te ajudar muito nisso. Faça um teste gratuito por 7 dias e experimente a evolução dentro da sua empresa.

Deixe seu comentário