Neste conteúdo, você vai ver:
O ERP para startups é um assunto que entrou em discussão nos últimos anos e, com certeza, vale a sua atenção.
Muitos empreendedores acreditam que o software Enterprise Resource Planning é indicado apenas para grandes corporações, com um número significativo de colaboradores e parceiros. Mas, na verdade, isso é um grande mito. Startups, pequenas e médias empresas também podem se beneficiar com as funcionalidades deste sistema.
Afinal, a relação de responsabilidades, transações e dados internos é extremamente alta. E apesar de toda aura que uma startup possui, com crescimentos exponenciais, altos investimentos e muita tecnologia, existem também alguns riscos atrelados. Dentre eles, um dos mais graves é a falta de planejamento e organização.
Sabemos que, apesar do alto nível tecnológico das startups, é necessário controle e monitoramento humanizado para que todos os dados sejam interpretados da melhor forma possível.
A comunicação interna e a troca destas informações, portanto, podem ajudar no aumento da solidez das startups e diminuição dos riscos inerentes a este modelo de negócios.
Ainda em dúvida se é realmente necessário ter um ERP para startups? Então vamos relembrar algumas das principais funções deste software e fazer um paralelo com as rotinas de uma pequena empresa.
Como funciona um ERP para startups
As startups são empresas pequenas, formadas com ideias inovadoras e disruptivas, por empreendedores extremamente atualizados. Elas são baseadas em tecnologia, tanto na sua formação, quanto na manutenção e tarefas do cotidiano.
Mas, um dos maiores dilemas das startups é manter a eficiência no momento de crescimento. Afinal, integração e agilidade são dois dos pilares mais importantes neste formato de negócios. E sem um ERP para startups torna-se praticamente inviável manter uma comunicação tão efetiva e ágil.
Por outro lado, o software também pode ser extremamente útil para uma startup recém criada. Com um bom ERP, os gestores conseguem controlar e monitorar dados e informações com mais facilidade e de forma centralizada.
O funcionamento do ERP para startups é muito semelhante ao uso rotineiro em grandes empresas. O que muda, na verdade, é o volume de informações e trocas. Basta, portanto, encontrar um modelo escalável e personalizável, que atenda a sua demanda.
Leia mais – CRM, ERP e sistema de atendimento: qual a diferença?
Por que utilizar um ERP?
O universo das startups já carrega a ciência da digitalização e automação dos processos. Não seria diferente nas ferramentas de gestão, certo? Mas, devido à falta de conhecimento, muitas delas deixam de investir em um software ERP e podem comprometer seriamente a saúde da empresa logo na fase mais crítica, que são os primeiros anos de operação.
Informação é sempre a chave de ouro nestes casos. Por isso, vamos entender melhor os benefícios do ERP para startups.
Aumentar a eficiência
O ERP para startups é fundamental no quesito eficiência. Afinal, neste modelo de negócios a agilidade e o volume de negociações costumam ser altos. Ótimo para a escalabilidade da empresa, mas um calcanhar de aquiles no quesito gerenciamento.
Quando coletamos dados e armazenamos em um software de forma unificada, melhoramos a agilidade de todas as etapas, sem perder em qualidade.
Uma forma interessante de aumentar a eficiência em startups é ter um SLA de atendimento muito bem definido. Assim, empresa e clientes ficam alinhados e evitam desgastes e problemas.
Tudo que você precisa saber para implantar a SLA de forma descomplicada na sua empresa está no formulário abaixo. Acesse e confira!
[Material Gratuito] Passo a passo para implementar o SLA em sua empresa de forma eficiente e descomplicada!
Elaborar um SLA não é complexo e pode trazer muitas vantagens para a sua empresa. Neste e-book, mostramos o passo a passo para a implantação desse recurso de uma forma que você nunca viu: eficiente e descomplicada. Baixe agora!
Evitar erros na coleta de dados
Um dos maiores benefícios de implantar um ERP para startups é evitar erros e duplicação de dados e informações nos principais setores da empresa. Falhas como estas são muito prejudiciais para empresas comuns, mas, quando se trata de uma startup, as consequências são potencializadas.
Afinal, a metodologia ágil de gerenciamento preza o acontecimento de diversas funções concomitantemente, com diversos squads trabalhando em um mesmo projeto. Um erro de dado, portanto, pode comprometer todo o projeto final.
Com o ERP para startups eliminamos, portanto, a alimentação e o controle manuais, que costumam ser ineficientes. Evitando, desta forma, frear o potencial de crescimento e escalabilidade da empresa.
Automatizar processos
Como já mencionamos, a automação faz parte da essência das startups. Afinal, a tecnologia somada à inovação são essenciais para que uma empresa seja considerada startup, não é mesmo?
Mas, na prática, alguns processos administrativos, financeiros e de contabilidade são realizados de forma arcaica, em planilhas e até manualmente. Tornando, assim, estes setores mais suscetíveis a erros de operação, gerando retrabalho e impactando na eficiência de toda a rotina gerencial da empresa.
Com um ERP para startups, os processos internos passam a ser padronizados, digitalizados e melhoram o nível de profissionalismo da empresa. A padronização, baseada nas boas práticas de negócio, gera economia de tempo e aumenta a produtividade de toda a equipe.
Ser mais produtiva é um desejo de 100% das empresas e pessoas, pode apostar. Por isso, nós criamos um e-book com técnicas e processos para ter o melhor rendimento, com foco nas equipes de suporte e atendimento ao cliente. Toque no banner abaixo para acessar o conteúdo!
Outros benefícios do ERP para startups
Veja abaixo mais vantagens de utilizar um ERP na sua startup:
- Maior controle do fluxo de caixa;
- Diminuição de custos devido a falhas, falta de controle e retrabalho;
- Queda no risco de uma empresa recém criada;
- Melhora na transparência e queda na incidência de fraudes;
- Entre outros.
Como anda a gestão da sua startup? Já sabemos que cliente tem papel fundamental na idealização de um negócio, certo? Ter ferramentas tecnológicas de atendimento, portanto, é um investimento extremamente necessário! Você já escolheu a melhor solução para a sua empresa?
Não? Então, você precisa conhecer o que o Movidesk pode fazer por você!
Movidesk para startups
Saiba quais benefícios você tem quando trabalha com o Movidesk na sua startup:
- Centralize e publique documentos técnicos, tutoriais do seu produto, respostas para as dúvidas mais frequentes e melhore a experiência de autoatendimento do cliente;
- Permita que os seus clientes consultem facilmente o andamento de todos os tickets, criem novas solicitações de atendimento e acessem a base de conhecimento sempre que quiserem. Tudo isso online;
- Disponibilize formulários de contato em inúmeros lugares, como em seu site, base de conhecimento ou portal de atendimento;
- Facilite o entendimento dos agentes através de solicitações personalizadas e diminua o seu tempo de resposta.
Essas funcionalidades, e tantas outras do nosso sistema, trarão qualidade para o atendimento ao cliente e ajudarão a sua startup a ganhar vantagem competitiva frente a seus concorrentes. Além, é claro, de permitir a criação de estratégias para o desenvolvimento de um atendimento de excelência.
Quer entender melhor como o Movidesk funciona? Então, faça o teste completo e gratuito do sistema, acessando o banner abaixo!