Como a indústria 4.0 está sincronizada com o atendimento ao cliente

Automações com chatbots, alto nível de personalização e previsão do perfil do cliente. Veja a relação entre a indústria 4.0 e o atendimento!

indústria 4.0

Antes de falarmos sobre a indústria 4.0, vamos voltar um pouquinho na história?

Bom, a tecnologia está em constante evolução. Basta olhar para alguns anos atrás, e verá que muitas das tecnologias de antigamente, hoje em dia, são vistas como ultrapassadas.

As máquinas de vapor que transformaram os processos artesanais em operações automatizadas, são um exemplo de tecnologia que revolucionou todas as fábricas da época. Esse impacto ficou conhecido como revolução industrial.

Hoje em dia, podemos afirmar que, muitas das nossas principais tecnologias também vão ser substituídas ou melhoradas!

Esses impactos tecnológicos refletem não somente na otimização dos processos de uma empresa, como também impactam totalmente as atividades que uma empresa realiza. Como podemos notar, a tecnologia já otimizou grande parte da comunicação com os clientes, por exemplo.

E agora que estamos iniciando a nova fase da quarta revolução industrial, também conhecida como indústria 4.0, muitas novidades sobre como otimizar o atendimento ao cliente também estão surgindo.

Por essa razão, nós elaboramos este conteúdo para te explicar todos os detalhes de como os novos desenvolvimentos tecnológicos estão sincronizados com os processos de atendimento ao cliente.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então, não deixe de nos acompanhar neste conteúdo!

O que é a indústria 4.0?

Primeiro de tudo, vamos explicar sobre o que se trata esse conceito: basicamente, a indústria 4.0 busca criar uma rede inteligente de fábricas e empresas, e com processos totalmente otimizados.

Dentro da indústria 4.0, existem diversas novidades, como o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), mecanismos de gerenciamento de dados como o Big Data, além da conexão de máquinas e equipamentos à internet (IoT).

Um exemplo da aplicação da indústria 4.0 é a incorporação dos tão sonhados robôs, que são capazes de substituir uma série de tarefas manuais por atividades automatizadas e otimizadas. Outro exemplo é a computação em nuvem, que ganha mais espaço a cada dia.

De forma resumida, o objetivo da indústria 4.0 é integrar as tecnologias físicas com as digitais.

Como consequência, muitas tarefas podem ser automatizadas, reduzindo os custos e solucionando grande parte das necessidades das empresas.

Imagine uma indústria que fabrica placas de sinalização, por exemplo. Por meio da indústria 4.0, a maioria dos processos das linhas de produção pode ser feita por máquinas conectadas à internet, dispensando qualquer trabalho manual feito por um humano.

Mas como isso impacta no atendimento ao cliente?

Agora que você já sabe o que é a indústria 4.0, provavelmente está se perguntando: mas o isso influencia no atendimento ao cliente?

O departamento de relacionamento tem muito a ganhar com essas novas tecnologias. Abaixo, você verá como a indústria 4.0 está sincronizada com o atendimento ao cliente, por isso, continue nos acompanhando!

Mais automação do atendimento com o chatbot

Quando falamos em inteligência artificial dentro da indústria 4.0, estamos citando uma série de diretrizes. Você sabia que aqueles chats que aparecem em um site e que interagem com você de forma programada são frutos da inteligência artificial?

Ou seja, a inteligência artificial já proporcionou a inúmeras empresas a possibilidade de auxiliar os clientes no momento que eles desejarem, sem depender da disponibilidade de um atendente.

Também conhecidos como chatbots, eles fornecem um canal de comunicação 24 horas por dia. Dessa forma, se os clientes desejam entrar em contato com a empresa, basta acessar a aba do chatbot e solucionar todas as dúvidas.

Imagine que você presta serviços de instalação de câmeras de segurança, por exemplo. Há alguns anos, para responder dúvidas genéricas aos clientes era necessário interagir com eles de maneira personalizada. Hoje em dia, as respostas são programadas e instantâneas!

Maior nível de personalização por cliente

A personalização sempre foi um dos principais fatores quando o assunto é atrair e fidelizar clientes. Afinal, quem não gosta de ter um produto ou serviço totalmente pensado de maneira personalizada e única?

E com os avanços tecnológicos da indústria 4.0, os processos de manufatura também serão ampliados e otimizados, fazendo com que uma empresa consiga fabricar produtos e prestar serviços de alta qualidade e em massa.

Como resultado, as empresas que conseguirem transformar esse desenvolvimento tecnológico em prática também terão um nível muito maior de relacionamento com o seu público-alvo, além de alavancarem as vendas do negócio!

Previsão do perfil dos clientes

Outra tendência da indústria 4.0 para otimizar a comunicação e o atendimento ao cliente são as ferramentas que podem prever mudanças no perfil e nos comportamentos do público.

Um exemplo de ferramenta com esse potencial é o Big Data, um sistema que capta, armazena e gerencia uma grande quantidade de informações, que manualmente seria impossível de ser administrada.

Ou seja, é um banco de dados com informações de todos os tipos. Entre esses dados, é possível encontrar informações sobre o seu tipo de cliente e até mesmo descobrir quais serão as tendências no seu mercado para os próximos anos.

Imagine que você tenha uma empresa de alarme residencial, e muitas informações presentes no Big Data indicam que outro produto semelhante, só que mais otimizado, está chegando ao mercado.

Com o Big Data, você consegue ter todas as informações necessárias e planejar estratégias que obtenham resultados de maneira mais precisa.

Essa tecnologia da indústria 4.0 influencia diretamente a comunicação, pois a partir dos dados obtidos, é possível conhecer melhor o seu público e ter um atendimento mais eficiente.

Assim, seus clientes poderão ficar totalmente satisfeitos com o atendimento, pois sua empresa saberá exatamente o que eles precisam!

Agora que você já sabe como a indústria 4.0 está sincronizada com o atendimento ao cliente, o que está esperando para adotar essa nova tecnologia e se destacar no mercado? 

E aí, gostou do nosso post? Conta para a gente, nós queremos saber sobre a sua opinião. Ah, não deixe de nos acompanhar nos próximos conteúdos, ok? Até a próxima!

Artigo escrito por Rafaela Ricardo, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe seu comentário