Skip links

Por que é importante ter um chat de atendimento aos clientes no seu site?

Por que é importante ter um chat de atendimento aos clientes no seu site?

Por que é importante ter um chat de atendimento aos clientes no seu site?

Pessoas e empresas estão usando cada vez mais a internet para se comunicarem e fazerem negócios. Nesse cenário, o atendimento via chat é uma maneira prática e eficiente de otimizar o relacionamento com o seu cliente, podendo ser um ponto central de contato para receber solicitações e inclusive fechar muitos negócios!

Neste post,  entenda como uma plataforma de chat pode melhorar os processos de atendimento da sua empresa e como os gestores podem ganhar com isso. Confira!

Porque é importante ter a opção de atendimento por chat?

Além do chat ser um dos canais de atendimento preferido pelo consumidor, essa plataforma possui algumas vantagens relevantes, nas quais podemos destacar:

Custo

O atendimento por chat possibilita que o agente trate vários atendimento ao mesmo tempo. Isso reduz custos com equipe, com mão de obra, diminui o tempo de atendimento e aumenta a produtividade.

Confiança

Além de ser rápido e sem burocracias, o chat é uma ótima ferramenta para fidelizar o seu público. Um agente resolve as solicitações de forma rápida e direta, gerando uma confiança no consumidor.

Como uma plataforma de chat online pode ajudar sua empresa?

A maioria das soluções de chat apenas disponibiliza uma plataforma em seu site para que você possa estar sempre disponível para se comunicar melhor com o cliente. Porém, hoje uma plataforma de chat pode proporcionar muito mais, oferecendo recursos e ferramentas adicionais para acrescentar inteligência aos processos de atendimento, otimizando as operações e integrando todos os departamentos envolvidos.

A escolha da plataforma certa deve trazer as seguintes vantagens e benefícios ao negócio: ​

  • gerenciamento de toda comunicação com seu cliente em um único sistema
  • integração de processos entre os setores envolvidos no atendimento (marketing, vendas, estoque, cobrança etc);
  • relatórios de atendimento para avaliar a performance dos agentes
  • aceleração do ciclo de vendas.

Melhore a qualidade no atendimento ao cliente

A plataforma de chat ideal deve ser capaz de melhorar a qualidade do atendimento, simplificando, agilizando e tornando os processos mais fluidos. Mas não é só isso: o cliente também deve ter a opção de avaliar o atendimento que lhe foi proporcionado assim que o contato se encerra.

Dar a oportunidade para o consumidor avaliar o serviço de 0 a 10, por exemplo, permite ao gestor identificar gargalos e pontos estratégicos que precisam ser revistos. Com base nos resultados de pesquisa de satisfação, portanto, ações podem ser planejadas para a implementação de melhorias contínuas na qualidade no atendimento.

Qual é a relação entre chat e um sistema de atendimento?

Como você já deve ter imaginado até aqui, não é só de chat que vive um bom atendimento. Ele precisa ser um sistema completo, integrando profissionais e centralizando informações em um único lugar.

Isso significa que toda vez que o cliente iniciar um contato via chat, um registro (ticket de atendimento) é aberto automaticamente no sistema, ajudando você a ter maior controle sobre as informações geradas. Um histórico de atendimento é formado para cada cliente, permitindo identificar padrões comportamentais e realizar ações antecipadas para surpreendê-los positivamente com a proatividade da equipe.

Com um sistema de atendimento, a empresa passa a conhecer o cliente mais profundamente, podendo criar ações de marketing ajustadas, vendas no tempo e quantidades certas e controle de qualidade para garantir a máxima satisfação do cliente. O resultado é uma gestão de atendimento ao cliente muito mais profissional e qualificada!

Fornecendo ao seu cliente a opção de atendimento por chat você está oferecendo mais do que um canal de interação, um meio fácil e rápido de falar com a sua empresa, e isso é fundamental na obtenção de satisfação e na fidelização do seu consumidor.

Escreva um comentário