Sistema de gestão de talentos: o que é, para que serve, principais vantagens e 6 opções para usar na sua empresa

Você utiliza um sistema de gestão de talentos? Não? Como é feita a gestão de talentos na sua empresa?

Geralmente coordenada pelo departamento de Recursos Humanos, esse tipo de gestão envolve práticas relacionadas, por exemplo, ao recrutamento e seleção de profissionais, ao controle do desempenho, à realização de treinamentos e ao relacionamento entre os colaboradores.

Tendo em vista que o capital humano é um dos recursos mais valiosos de uma organização, a maneira com que a empresa lida e gerencia seus talentos pode impactar sua competitividade e o seu crescimento no mercado.

Nesse sentido, a implementação de um sistema de gestão de talentos pode ajudar a otimizar os esforços voltados à formação e retenção de colaboradores de alta performance.

Nas próximas linhas deste conteúdo, você vai descobrir o que é e para que serve um sistema de gestão de talentos e quais vantagens esse tipo de software tem  oferecer para a sua empresa.

Continue a leitura até o final para conferir também 6 dicas de sistemas especializados em gestão de talentos, focados em diferentes aspectos do RH nas empresas. 

Analise cada um deles e decore qual o ideal para implementar no seu modelo de negócio:

  1. Gupy;
  2. Oracle Talent Management;
  3. Runrun.it;
  4. Qulture.Rocks;
  5. RH1000;
  6. Pontomais.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!

O que é e para que serve um sistema de gestão de talentos?

O sistema de gestão de talentos é uma solução tecnológica utilizada por empresas que desejam organizar e otimizar os processos de recrutamento, seleção, desenvolvimento e retenção de talentos.

Trata-se de uma ferramenta que ajuda na identificação e gerenciamento das competências de cada colaborador.

Além disso, esse tipo de software serve para orientar os gestores na hora de fazer avaliação de desempenho, planos de sucessão e definição dos melhores talentos para ocupar determinadas posições.

O sistema de gestão de talentos permite coletar, armazenar e analisar diferentes dados sobre cada colaborador para, então, adotar melhores estratégias de desenvolvimento dos funcionários.

Quais as vantagens de contratar um sistema de gestão de talentos?

Um sistema de gestão de talentos pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa. Dentre os principais, destacam-se:

  • Contratação de profissionais mais adequados para determinadas funções e alinhados à cultura da empresa;
  • Maior atração e retenção dos melhores talentos;
  • Diminuição da rotatividade de funcionários;
  • Promoção de treinamentos mais eficazes;
  • Melhor aproveitamento de potencial máximo dos colaboradores;
  • Antecipação de demandas e necessidades de melhoria;
  • Processos mais ágeis de recrutamento e seleção.

Sistema de gestão de talentos: 6 opções para usar na sua empresa

Há várias opções de sistema de gestão de talentos disponíveis no mercado. A maioria deles opera na nuvem, o que é um ponto positivo.

Confira a seguir 6 softwares que você pode usar na sua empresa para te ajudar no gerenciamento de talentos.

1. Gupy

Com o sistema da Gupy, você centraliza todas as informações sobre seus funcionários e candidatos em uma única plataforma. Isso permite fazer comparações e achar o talento que precisa com mais facilidade.

 Além disso, o Gupy conta a Gaia, assistente virtual de Inteligência Artificial.

Veja mais sobre a Gupy neste vídeo:

2. Oracle Talent Management

O sistema de gestão de talentos da Oracle se propõe a atuar de ponta a ponta, permitindo que você tenha controle sobre todas as fases do ciclo de vida dos seus funcionários.

Bastante completo, e é um verdadeiro ERP do RH.

3. Runrun.it

Com o software da Runrun.it, é possível acompanhar o desempenho dos colaboradores, mensurando diferentes resultados relacionados à atuação de cada um deles.

Essa visualização ampla de dados é o diferencial da Runrun.it. Com um foco maior na gestão dos colaboradores e de seu desempenho em projetos, este software permite aumentar a produtividade da empresa. 

Quer aprender a usar essa ferramenta? Então, dê uma olhada neste vídeo:

4. Qulture.Rocks

Também mais voltado à gestão de desempenho, o Qulture.Rocks é um sistema que permite monitorar diferentes métricas individuais e coletivas. Além disso, você também consegue montar um Plano de Desenvolvimento Individual de forma descomplicada.

Plano de desenvolvimento individual? Veja como fazer um neste  vídeo:

5. RH1000

Com foco no desenvolvimento profissional, esse sistema de gestão de talentos possibilita centralizar processos relacionados ao treinamento dos colaboradores.

Com o RH1000, é possível também mapear as posições mais críticas e estratégicas e realizar planos de sucessão eficazes.

Quer entender isso melhor? Este vídeo pode te ajudar:

6. Pontomais

O Pontomais é uma das melhores ferramentas para controlar o expediente dos funcionários, registrando entradas e saídas, faltas e horas extras.

Fundamental para quem precisa lidar com cuidado com as burocracias referentes ao pagamento de horas extras!

Veja como usar essa ferramenta neste vídeo:

Bom, agora que você já sabe mais sobre sistema de gestão de talentos, que tal investir nessa solução tecnológica para a sua empresa?

DICA EXTRA: Software de gestão de performance empresarial

Uma alternativa é usar um software mais amplo, que faça a gestão de performance corporativa como um todo e, também, permita avaliar o desempenho de metas de seus colaboradores, definir o pagamento de comissões e outros incentivos, coordenar reuniões e projetos, entre outras funcionalidades.

O STRATWS One, da Siteware, é perfeito para isso, conheça:

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *