Aprenda as principais técnicas de atendimento ao público

As melhores técnicas de atendimento ao público fazem toda a diferença no relacionamento com o público. Os principais tópicos são escutar o que o cliente tem a dizer; ser cordial; fugir dos termos técnicos; e utilizar a tecnologia a seu favor.

técnicas de atendimento ao público

Entender quais as melhores técnicas de atendimento ao público é fundamental para garantir a satisfação do cliente, parte cada vez mais importante do sucesso de uma empresa.

Além disso, elas garantem que você sempre estará na mente do seu consumidor. E por um bom motivo, é claro!

O atendimento ao cliente pode ocorrer através dos mais diversos canais: pessoalmente, pelo telefone ou até mesmo pelas redes sociais.

Seja qual for o formato escolhido, é essencial atender bem. O ideal é que ele saia de cada um destes relacionamentos com uma imagem positiva na cabeça.

Se você quer ir além de apenas satisfazer a necessidade do cliente, precisa estar preparado para atendê-lo da melhor forma possível!

Então embarque nesta jornada através das técnicas de atendimento ao público de maior resultado e prepare-se para revolucionar sua relação com o consumidor. 

Baixe agora o e-book 30 frases de atendimento para encantar o cliente.

As melhores técnicas de atendimento ao público:

  1. Escute e entenda o que o cliente tem a dizer
  2. Seja cordial e carregue sempre um sorriso no rosto
  3. Fuja dos termos técnicos e jargões
  4. Utilize a tecnologia a seu favor

4 técnicas de atendimento ao público que qualquer um pode utilizar

De nada adianta prometermos as melhores técnicas para melhorar o atendimento se você não conseguir colocá-las em prática.

Seja por serem muito difíceis, caras ou inatingíveis, ninguém gosta de descobrir que seu aprendizado não pode ser utilizado de forma prática diretamente em seu público-alvo. 

Por outro lado, quando estas dicas de bom atendimento são facilmente aplicáveis, a coisa muda de figura.

É por isso que separamos 4 técnicas para mostrar para você que atender ao cliente é fácil quando se está bem preparado. Confira!

Escute e entenda o que o cliente tem a dizer

Num atendimento ao público, o cliente é sempre a pessoa mais importante da sala.

Não é o vendedor, o suporte técnico, o gestor ou até mesmo o produto ou serviço. É o consumidor que merece toda a atenção neste momento.

Por isso, ouça o que ele tem a dizer.

E aqui é importante deixar uma coisa muito clara: você precisa ouvir de verdade. De nada adianta fingir que você está prestando atenção mas, dois minutos depois, nem sequer lembrar o que ele havia pedido.

Coloque-se no lugar do seu cliente.

Se ele procurou a sua empresa é porque precisa de algo. E você pode satisfazer a sua necessidade!

Caso ele não seja bem atendido ou não receba o que precisa, vai procurar um concorrente seu, que possa realizar o que você não conseguiu.

Por isso, mais do que escutar, é preciso entender.

A empatia é necessária para que possamos assimilar as necessidades e desejos do nosso cliente. E apenas desta forma poderemos oferecer a ele o atendimento que merece. 

Escute, preste atenção e entenda o que está sendo pedido.

Este é o primeiro caminho para a satisfação do consumidor.

Seja cordial e carregue sempre um sorriso no rosto

A cordialidade é uma regra que deve ser sempre seguida.

Alguma vez você já foi atendido por um profissional que estava tão de bem com a vida que acabou lhe contagiando e melhorando o seu dia? Isso é muito mais comum do que você imagina!

Por outro lado, o mau humor pode sugar as energias até mesmo da pessoa mais feliz.

E se o cliente entrar em contato com a sua empresa quando estava tendo um ótimo dia, mas ao final da conversa se sentiu cansado e desanimado, sabe quem ele vai culpar? Isso mesmo, você.

Então, como fazer para que, mesmo nos piores dias, o cliente fique feliz ao conversar com a gente? 

O primeiro passo é extremamente simples: sorria.

O simples fato de sorrir já transmite uma energia positiva que contagia as pessoas à sua volta.

Isso vale para o atendimento presencial mas, por mais incrível que possa parecer, também funciona ao telefone ou até mesmo quando você está respondendo um chat online.

Aproveite também para deixar sua mãe orgulhosa de tudo o que ela lhe ensinou: peça desculpas, por favor, seja educado e cordial durante todos os relacionamentos.

Não apenas todos ficarão mais felizes ao falar com sua empresa, como você mesmo será reconhecido como uma pessoa fantástica de lidar.

[Infográfico] Manual de etiqueta do atendimento

Manual de etiqueta do atendimento

Fuja dos termos técnicos e jargões

Eu tenho certeza absoluta de que, não interessa qual a sua área de atuação, você utiliza no dia a dia alguns jargões típicos da sua profissão.

São aquelas palavras técnicas que para você e seus colegas são super comuns, afinal, fazem parte do seu cotidiano.

Mas, por outro lado, muitas vezes o seu cliente não está familiarizado com estes termos técnicos. Por isso, simplifique a sua fala sempre que possível. É importante que você utilize a mesma linguagem que o seu consumidor.

Seja sempre verdadeiro, transparente e de fala simples.

Isso fará com que o cliente possa se preocupar menos com entender o que você está dizendo e mais com as inúmeras possibilidades que terá à disposição com o seu produto ou serviço.

Utilize a tecnologia a seu favor

Atender bem não depende, necessariamente, de nenhuma tecnologia. Desde que o ser humano começou a se comunicar, o atendimento já era possível. Mas é claro que um formato ultrapassado de relacionamento não é o que você quer para o seu cliente, não é mesmo?

Então aproveite o que a tecnologia tem para lhe oferecer!

Existem diversas formas de melhorar o seu relacionamento com o consumidor através do uso de um sistema de atendimento, por exemplo.

Para ser mais fácil de ser encontrado, a estratégia omnichannel é a mais indicada, enquanto para ganhar agilidade, o uso de gatilhos de automação podem resolver.

Seja através de um chatbot, de um sistema moderno de telefonia ou de facilidades como o acesso remoto, a verdade é que a tecnologia está aí para auxiliar.

Com ela, podemos oferecer um atendimento ao público muito melhor.

Dica bônus: aplique as técnicas de atendimento ao público com o melhor software

O primeiro passo para colocar tudo isso em prática é ter ao seu lado o melhor sistema de atendimento. Com o Movidesk, mais de mil clientes já revolucionaram o seu relacionamento com os consumidores.

Faça como: 

  • Mercado Livre;
  • ESPM;
  • Unilever;
  • Unimed;
  • E muitas outras marcas.

Teste gratuitamente por 7 dias o Movidesk e entenda como essas técnicas de atendimento ao público são apenas o início de uma revolução que vai transformar a satisfação de seu cliente para sempre! Clique no banner abaixo:

Fale agora com um especialista em satisfação do cliente! Clique aqui.