5 tendências tecnológicas para melhorar o atendimento ao cliente

Como a tecnologia pode ajudar a melhorar o atendimento ao cliente? Conheça neste texto 5 tendências que vão transformar seu time de suporte!

como melhorar o atendimento ao cliente

Quando se trabalha com suporte, é preciso sempre se colocar no lugar do público. Ninguém gosta de esperar muito para receber auxílio, tirar dúvidas ou mesmo fazer um pedido. Esse tipo de situação só contribui para uma coisa: a insatisfação do consumidor. Portanto, é essencial buscar formas de melhorar o atendimento ao cliente quando identificamos gargalos e falhas nos processos da empresa.

É satisfatório para os clientes quando eles entram em contato com o suporte e o sistema reconhece quem está ligando, antecipando as informações necessárias. Empregar a tecnologia em atendimento ao cliente, por exemplo, é uma tendência que garante ser benéfica tanto para a empresa quanto para o consumidor.

Mas pode ser que nem toda tecnologia disponível no mercado se encaixe em seu negócio. Se não quiser ficar confuso na hora de escolher as melhores ferramentas para o seu suporte, acompanhe 5 tendências tecnológicas para a área e saiba como elas podem ajudar a melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa!

Tendências tecnológicas para melhorar o atendimento ao cliente

A revolução tecnológica não é nenhuma novidade, seja na nossa vida pessoal, com smartphones e apps para tudo, como no dia a dia da empresa, com cloud computing e Machine Learning, por exemplo. Mas com tantas inovação chegando ao mercado todos os dias, como saber qual delas se encaixa melhor no seu negócio? E qual vai fazer a diferença no seu atendimento e entregar uma experiência de ponta ao consumidor?

É essencial conhecer e entender as opções no mercado, especialmente quando essas tecnologias prometem melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a satisfação deles com o seu negócio. E aí, pronto para conhecer cada uma delas? 😃

1. Machine Learning

Pode ficar tranquilo, os robôs não vão dominar o mundo. Mas vão nos ajudar, e muito. A ideia do Machine Learning é que computadores sejam capazes de aprender coisas novas por conta própria, sem necessariamente serem programados para isso. Esse tipo de Inteligência Artificial (IA) permite o desenvolvimento, por exemplo, de softwares específicos para combater cibercrimes nas estratégias de Segurança da Informação, e até no desenvolvimento de chatbots que melhoram o atendimento ao cliente.

As pesquisas mais recentes em Inteligência Artificial já permitem, inclusive, que softwares mais independentes sejam criados, como programas capazes de identificar o que uma pessoa está sentindo pelo seu tom de voz. Aliás, a tendência é que recursos de IA como o Machine Learning estejam cada vez mais presentes no nosso dia a dia – seja em nossos smartphones ou nos sistemas da empresa.

Melhorar o atendimento ao cliente: Descubra o futuro do atendimento

2. Chatbots

Uma forma já encontrada de melhorar o atendimento ao cliente é trocar o telefone por mensagens de texto online. Elas são mais econômicas, evitam longas esperas e tornam possível atender mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Além disso, ferramentas de texto já são uma boa forma de aplicar a Inteligência Artificial.

Como o nome já diz, um chatbot é uma máquina que faz atendimentos via texto. Essa IA também pode aprender como se comunicar com seus leads e atender um número muito maior de clientes simultaneamente. Como a maioria dos novos consumidores já está mais acostumada a usar ferramentas de chat do que ligações, essa alternativa também promete ser altamente rentável.

3. Big Data

Já é possível afirmar que hoje os dados são imprescindíveis. Porém, por si só eles não oferecem muito em termos de insights para estratégias. Por isso, para gerar inteligência e melhorar o atendimento ao cliente, a máquina precisa de uma central de informações, um local para armazenar e correlacionar esses materiais de múltiplas fontes.

Essencialmente, isso é o Big Data: um sistema que coleta e interpreta dados de diferentes origens, tanto hard data quanto soft data. Com uma quantidade razoável de informações à sua disposição, a IA poderá tomar decisões mais eficazes na hora do atendimento e, quem sabe, mudar alguma estratégia da empresa. Aos poucos, a empresa verá que esses investimentos são muito mais rentáveis, já que têm menor custo no médio e longo prazo.

4. Omnichannel

Já ouviu dizer que, se uma marca não está presente nas redes sociais, ela não existe? Isso porque já passou o tempo ela é que escolhia por onde se relacionar com seus consumidores. Se as empresas não estão presentes nos canais pelos quais os clientes querem ser atendidos, então estão deixando de vender.

Mas se os clientes querem ser atendidos por tantos meios diferentes, como gerenciar isso tudo sem causar insatisfação? É aí que entra o omnichannel. Seu conceito consiste na integração de todos os canais, de forma que se use a mesma comunicação em qualquer um deles, independentemente da forma de contato escolhida pelo consumidor. E o melhor disso tudo é que o omnichannel não é apenas uma tendência, mas uma realidade para muitas empresas que usam sistemas de atendimento.

[eBook] Dos benefícios aos recursos: tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento

Dos benefícios aos recursos: tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento

5. Videochat

Se por um lado estamos caminhando para ferramentas cada vez mais automatizadas, por outro os clientes estão valorizando ainda mais um atendimento humano e personalizado. E é nesse sentido que surge o videochat: uma forma dos consumidores conectarem-se verbalmente e visualmente com os agentes de suporte.

Poder ver o agente enquanto conversa com ele passa mais segurança para os clientes. Além disso, esse recurso é o mais próximo possível de um atendimento presencial, já que conta com expressões faciais, gestos e tom de voz para passar a mensagem de forma clara e evitar problemas de interpretação – algo que pode acontecer com suportes oferecidos por escrito.

Comece a melhorar o atendimento ao cliente agora mesmo!

Agora que você conhece as tendências da tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente, é hora de começar seus investimentos, e um sistema como o Movidesk pode te ajudar com isso! Essa solução integra seus canais de comunicação e organiza todas as informações para que a sua empresa possa ser omnichannel facilmente. E aí, está pronto para descobrir qual a melhor estratégia para o atendimento da sua empresa? Então, vem falar com a gente! 💗

Melhore o atendimento ao cliente com o Movidesk