Vende pela internet? Saiba como a tecnologia pode otimizar o atendimento

Inteligência artificial e chatbots parecem grego para você? Então acompanhe o post escrito pela Melhor Envio, que vai descomplicar o conceito desses recursos.

Como otimizar o atendimento

Com a forte concorrência em todos os ramos e o aumento do nível de exigência dos consumidores, atender bem é essencial. Ainda mais porque a pessoa em busca da solução de um problema pode, inclusive, não ter ideia do que ela precisa. 

É bastante comum o cliente ainda não saber sequer qual a dor que ele possui, tampouco como saná-la. Neste ponto, otimizar o atendimento para ganhar em qualidade e quantidade tem um objetivo mais amplo: o de ir além de ajudar as empresas a vender, mas de realmente impactar na vida do público!

Quer entender melhor como usar a tecnologia para aprimorar o seu atendimento e fazer a diferença no seu nicho? Continue esta leitura!

Por que você deve otimizar o atendimento

O atendimento de uma empresa está entre os elementos essenciais para o sucesso de um negócio. Afinal, ele está presente em todas as etapas da jornada de compra. 

Seja durante a fase de pesquisa e descoberta, passando pela decisão do fechamento do pedido ou na fidelização do cliente. Em cada momento crucial do funil de vendas, o atendimento é uma peça-chave.

Por este motivo, você não pode deixar para depois a implantação de um sistema com a eficiência que a sua marca e seus clientes merecem. 

Automações encontradas com a ajuda da tecnologia

Para ajudá-lo a compreender melhor as opções tecnológicas feitas para quem deseja otimizar o atendimento, reunimos alguns exemplos. Confira:

  • Inteligência Artificial
  • Chatbots
  • Sistema de atendimento
  • Pesquisa de satisfação online

Ficou curioso e deseja saber mais sobre este universo e como ele pode contribuir para a assertividade da gestão do seu negócio? Então este artigo é para você. Aproveite! 

Inteligência Artificial

O sucesso de uma empresa também traz um ônus, o do aumento das frentes de trabalho. E quando se fala em atendimento, você não pode se dar ao luxo de deixar o público esperando até que um de seus funcionários se libere para ouvi-los.

Por isso, a inteligência artificial tem sido um recurso relevante para suportar grandes volumes de atendimentos

Lembramos ainda a alta capacidade da inteligência artificial para armazenar e cruzar dados. Mais do que meras máquinas, estes softwares podem realmente influenciar na forma como as empresas se relacionam com os seus clientes. 

O que poucos empreendedores ainda podem desconhecer é o alto poder de sincronização de informações desse ramo da computação. Afinal, a inteligência artificial contribui para otimizar também o trabalho dos atendentes humanos que terão mais subsídios para atuar com maior eficiência. 

Quer saber uma das formas de aplicação dessa ferramenta? É sobre o que vamos falar a seguir.

Chatbots

Você já viu a imagem de um robô, ou até mesmo a foto de uma pessoa em um chat no canto direito dos sites? Estes “atendentes” são os chatbots, programas de computador criados para interagir com as respostas dos usuários.

Além da disponibilidade imediata, os chatbots podem automatizar a resposta a perguntas repetitivas e burocráticas. Com eles, as empresas evitam uma fila de espera por um profissional disponível e adiantam a solução de dúvidas frequentes.

É possível programar os chatbots para desenvolverem diálogos que simulem uma conversa humana. Dessa forma o cliente não terá impressão de estar falando com um robô. Tudo vai depender da configuração escolhida nesta modalidade para otimizar o atendimento.

Será que preciso de um chatbot?

Claro que o chatbot não deve ser usado para substituir o atendimento humano. A ideia é ganhar tempo e otimizar tarefas. Por outro lado, se você busca automatizar seu atendimento em múltiplos canais e ter disponibilidade 24h, considere esta alternativa.

Se sua empresa busca turbinar suas estratégias de geração de leads, o chatbot também é uma boa ideia. Mas antes de decidir implementar a atividade, sugerimos que você estabeleça um objetivo claro. 

No exemplo que citamos acima, a proposta é impulsionar novas oportunidades de negócios. Ou seja, tenha em mente o que você pretende alcançar com a ferramenta para otimizar o atendimento. Este é o primeiro termômetro para identificar a necessidade de empregar a tática.

Ferramentas de gestão de atendimento

Saia do manual. Ganhe tempo e, consequentemente, dinheiro usando a tecnologia para automatizar processos. Neste sentido, a dica para otimizar sua operação é recorrer a um sistema de atendimento.

O recurso caracteriza um software capaz de centralizar toda a sua comunicação com o público. Com o fortalecimento dos modelos de negócio omnichannel, as empresas precisam estar ativas em diversos canais de atendimento ao mesmo tempo. 

Isso implica em contar com ferramentas para garantir a mesma qualidade para ouvir a clientela em vários ambientes. É o que faz do sistema de atendimento uma vantagem que vale ser considerada. Veja a seguir!

As vantagens de um sistema de atendimento

Imagine um cliente que realiza o primeiro contato via chat e dias depois liga para a sua central de atendimento. Para o usuário, a demanda já não está em um estágio primário, pois ele teve uma atenção inicial quando explicou o possível problema. 

Assim, ter que voltar à estaca zero e repetir tudo que foi relatado anteriormente é motivo de tensão e descontentamento. Entretanto, em empresas que utilizam um sistema de atendimento, as informações são armazenadas e sincronizadas para estarem disponíveis em todos os canais de comunicação.

Com certeza, os empresários que livrarem seus clientes de uma maratona para retomar o assunto sairão na frente poupando tempo operacional e do consumidor.

Pesquisas de satisfação online

Vale reforçar que não basta colocar em ação melhorias para otimizar o seu atendimento. É preciso comprovar se suas estratégias atingem realmente o resultado desejado. 

Para avaliar a eficácia dos seus esforços as pesquisas de satisfação online são excelentes aliadas. Válida para diversos tipos de questionamentos e propostas de qualificação, as pesquisas ajudam a checar as preferências dos consumidores. Com o acesso a essas informações, as tomadas de decisões das suas equipes se tornam mais assertivas.

Existem várias maneiras de obter a coleta de dados para a realização de uma pesquisa de satisfação. Entre elas estão o e-mail, ligações telefônicas ou via contratação de um serviço especializado, por exemplo.

Tecnologia também para quem entrega mercadorias

Esperamos que este conteúdo tenha contribuído para você entender melhor a relevância da otimização do atendimento no seu negócio. Aproveitamos para concluir este artigo com mais uma opção interessante para quem vende pela internet. 

Neste caso, o apoio da tecnologia é voltado à automação das entregas do e-commerce. Cotar fretes, simular condições de envios e gerar etiquetas de postagens com diferentes transportadoras é possível. Basta você utilizar junto aos serviços de otimização de atendimento, o de uma solução de frete.

Este artigo foi escrito por Andressa Barbosa, produtora de conteúdo na Melhor Envio, plataforma online que oferece uma solução completa de fretes para o e-commerce.