Transformação digital: como se adaptar às novas mudanças do mercado?

Quer saber o que é transformação digital e como adaptar essa nova realidade à sua empresa? Confira o artigo que a Hotmart criou para você!

Transformação digital: como se adaptar às mudanças de mercado

Transformação digital é um tema de destaque no mundo todo e seus efeitos podem ser sentidos tanto dentro quanto fora das empresas. Não por acaso, há uma enorme quantidade de estudiosos e empreendedores empenhados em entender a atual transição digital.

E não é preciso muito esforço para perceber essa transformação. Basta observar a mudança de hábitos ao ouvir música, assistir TV ou pedir uma carona. O mundo tem deixado de ser analógico e passado a ser digital – e os negócios precisam se adaptar. A questão é: como?

Nos próximos tópicos, esclarecemos o que é transformação digital, como se adaptar a essa nova realidade e quais seus impactos para as organizações. Continue sua leitura!

Esses 5 cases de sucesso vão te inspirar a investir mais no seu atendimento. Baixe o e-book.

O que é transformação digital?

Em poucas palavras, a transformação digital é o processo de transição para o mundo digital, no qual tanto as pessoas quanto as organizações podem se conectar por meio de determinadas tecnologias e ter mais facilidade na realização das tarefas diárias.

Veja, por exemplo, o modo de pedir uma carona. Antes era preciso pedir pessoalmente ou ligar para um amigo. 

Hoje, por outro lado, existem vários aplicativos que possibilitam fazer isso só com alguns cliques. Assim como ver filmes, por exemplo. Se antes era preciso esperar sair em DVD, hoje basta ligar o serviço de streaming e escolher o que achar melhor.

Todos essas inovações fazem parte da transformação digital que vivemos. Algumas são grandes o suficiente para mudar hábitos de anos, outros são menos perceptíveis.

Quais são os impactos da transformação digital nos negócios?

Essa transformação impacta diretamente as empresas, induzindo-as a otimizar seus processos. Assim, é possível aproveitar o que há de melhor na transformação digital e até obter uma vantagem competitiva.

Do contrário, você pode até perder lugar para os concorrentes.

No caso dos negócios, a transformação digital diz respeito à mudança ou amadurecimento dos atuais recursos, proporcionando um ambiente de trabalho mais atualizado, flexível e conectado. Mas esse processo não é tão simples, como veremos logo a seguir.

Como adotar a transformação digital?

Nenhum processo de transformação é fácil e quase sempre envolve resistência. 

Há algumas décadas, quando as primeiras máquinas de datilografar foram trocadas por computadores, muitos datilógrafos ficaram irritados e não aceitaram bem a mudança.

Da mesma forma, por que hoje seria diferente? Em vista disso, é preciso saber promover a melhor transformação digital. Veja como fazer isso no seu negócio.

Primeiro, envolva as pessoas

Toda organização é formada por pessoas, com pessoas e para pessoas. 

Portanto, nada mais justo do que colocá-las no centro das mudanças. Toda a transformação digital deve ser pensada de modo que melhore a vida e o trabalho dos colaboradores, nunca o oposto.

Além disso, é preciso lembrar: existe uma resistência natural. 

Boa parte das pessoas, ainda que sem perceberem, têm medo do que é novo. Ao envolvê-las no processo de transição, é possível romper esse medo e encontrar menor resistência, o que facilita muito o trabalho.

Em vista disso, reúna-se com os colaboradores. Explique que o objetivo é modernizar a empresa, peça sugestões, defina uma visão para o futuro e mostre como todos, em menor ou maior grau, podem se envolver nisso. Em resumo, faça da transição um trabalho conjunto.

Busque a vanguarda do mercado

Tenha outra coisa em mente: o processo de transformação digital é algo do tipo “copia e cola”, no qual você avalia o que seus concorrentes estão fazendo em termos de tecnologia e faz o mesmo dentro do seu negócio. 

É preciso querer estar na vanguarda do mercado.

Em outras palavras, dentro da sua realidade orçamentária, busque ser mais moderno que seus concorrentes e integrar tecnologias realmente boas ou atualizar aquelas que já existem. 

Afinal, os clientes não precisam de mais do mesmo, mas sim de empresas modernas.

Para se posicionar na vanguarda do mercado, superando seus competidores, busque novas tecnologias em fontes mais atuais, como blogs de inovação, revistas, jornais de ciência, especialistas e assim por diante.

Melhore continuamente

O conceito de melhoria contínua não é novo, mas hoje ele é ainda mais importante do que quando foi criado. Toda empresa, especialmente em mercados competitivos, deve melhorar de maneira recorrente, eliminando seus erros e maximizando seus acertos.

Dentro do processo de transição digital, também é preciso melhorar sempre. Veja, não há um momento no qual o negócio é suficientemente moderno ou atualizado, pois tudo muda a passos largos. Logo, a transformação digital envolve é um esforço contínuo para a melhoria.

Nesse processo, a melhor ferramenta é chamada de ciclo PDCA. Consiste em ciclos de planejamento de certos resultados e execução, seguidos por análises profundas do que pode ser melhorado. Assim, após cada ciclo PDCA, a empresa se torna mais competitiva.

Integre as melhores tecnologias

Há uma enorme quantidade de softwares e hardwares que podem ajudar a realizar as tarefas diárias, muitas vezes automatizando os processos e garantindo a padronização dos resultados finais, e eles devem ser aproveitados.

Então, faça uma lista das tecnologias que são necessárias e possíveis para o seu negócio. Um bom software de gestão, por exemplo, é o mais básico. Ele funciona como uma espinha dorsal para toda a modernização, pois facilita o trabalho diário e permite a integração de novas tecnologias.

No entanto, existem muitas outras tendências que podem ser aproveitadas. Sistemas que permitem a análise de grandes volumes de dados, dotados de inteligência artificial ou que automatizam atividades-chave da empresa são bons exemplos. Então, aproveite para adotá-los.

[eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?

O ABC da Pesquisa de Satisfação

O impacto da transformação digital na empresa

Deixar de adotar a transformação digital no seu negócio pode ter impactos severos, como a redução da competitividade e a perda de margem de lucro. Por consequência, no médio ou longo prazo, o caminho mais provável para o negócio é o insucesso.

O oposto também é válido. Empresas que se modernizam, protagonizando a transformação digital, também contam com mais chances de atingir o sucesso. Elas apresentam resultados superiores à média, atraem os maiores talentos e geram valor para o público-alvo.

Como você pode ver, o conceito de transformação digital é simples e até sugestivo. Porém, a transição, em si, depende do esforço conjunto, da busca pela melhoria contínua e também da integração de novas tecnologias. 

É preciso querer estar na vanguarda do mercado, superar os competidores e encantar o público-alvo. Assim, as chances de êxito serão muito maiores.

Gostou do nosso artigo e conseguiu entender o que é transformação digital? Ótimo! Aproveite para deixar seu comentário. Conte-nos suas principais dúvidas, sugestões ou experiências com o tema!

Artigo produzido pela equipe da Hotmart – empresa especializada em soluções para cursos online.

Teste o Movidesk grátis por 7 dias. Teste agora.

Deixe seu comentário