Como atender bem o cliente? Confira 11 dicas para oferecer o atendimento ideal

Você conhece a importância de atender bem o cliente? Confira as dicas da Hotmart para atender e fidelizar seus consumidores.

Atender bem o cliente

Hoje, é fundamental atender bem o cliente. Vivemos em um ambiente de muita competição em todos os ramos de mercado, o que torna mais difícil atrair e fidelizar consumidores.

A internet também oferece para seu público um leque muito grande de oportunidades de compra. Basta mudar de aba no navegador que somos bombardeados de ofertas de diversas empresas.

Então, como se destacar e surpreender o consumidor, oferecendo o melhor atendimento que ele, provavelmente, irá ter? Acredite: isso será algo que fará toda a diferença no seu negócio.

Por isso, preparamos este artigo para ajudar você no processo de atendimento ao cliente. Confira!

Porque é tão importante atender bem o seu cliente?

Diversos estudos já apontaram que conquistar novos clientes pode sair até cinco vezes mais caro do que manter os já existentes. 

E muitas empresas vão na contramão, focando somente na aquisição de novos clientes e negligenciando os antigos.

Todos nós já passamos por situações negativas com empresas que oferecem atendimento ruim para péssimo. E também sabemos o que está acontecendo com as mesmas.

Saiba que, qualquer omissão ou falha no relacionamento com o cliente, pode impactar negativamente na relação com ele. E, dependendo da situação, você perde o consumidor, além dele propagar a imagem da sua empresa de forma negativa.

Dicas para atender e encantar seu cliente

Claro, não existe fórmula mágica para atender e fidelizar clientes. É um processo que deve ser aperfeiçoado com o tempo.

Quanto mais você conhecer o perfil do seu público, saber onde ele está e investir nesses canais, mais será possível criar oportunidades de demanda para seus produtos ou serviços, encantar o cliente e aumentar as vendas. 

Lembre-se que ter clientes leais é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Portanto, veja 11 dicas para atender o cliente da melhor forma possível.

1. Não o deixe esperando

O cliente geralmente enfrenta muitos desafios em seu dia a dia. E ninguém gosta de esperar dias por algo que, muitas vezes, é simples de ser resolvido.

Não deixe seu cliente esperando. Tenha sempre uma resposta rápida e procure resolver o problema o quanto antes.

Se você possuir um site ou blog, ter um espaço de perguntas frequentes (FAQ) ajuda muito o cliente a tirar suas dúvidas.

Para você que tem atendimento digital, a dica é investir na ferramenta chatbot. Assim, a interação será mais ágil e só será direcionada para a equipe de sucesso do cliente o que realmente for necessário.

2. Evite respostas longas

Ao atender o cliente, o retorno às suas demandas precisa ser breve, objetivo e claro. Somente quando for muito necessário, então, a resposta deverá ser mais longa.

Se você se alongar sem necessidade, poderá parecer confuso para o cliente, causando certo constrangimento.

Tente sintetizar sua mensagem, escrevendo ou falando somente o que é pertinente ao caso.

Dica: ao escrever para o cliente, utilize frases e parágrafos curtos para facilitar a absorção do conteúdo.

3. Crie e treine uma equipe para trabalhar o sucesso do cliente

Na maioria das vezes, a equipe de atendimento é que tem um contato mais íntimo com o cliente. 

Sabendo disso, invista na qualidade do relacionamento com sua equipe. Pois, se os colaboradores estiverem felizes com a sua empresa, isso refletirá no atendimento ao cliente.

Atender o comprador com base nas suas necessidades, com sua equipe comprometida com o sucesso do cliente, faz toda a diferença!

Sempre que o cliente for bem-sucedido com as soluções que você vender ou entregar a ele, com certeza vai lembrar e recomendar sua empresa para outras pessoas. 

Assim, o processo vai se multiplicando e seu negócio vai crescendo cada vez mais. Pense nisso!

4. Sempre dê respostas objetivas

Atente-se para as perguntas e dúvidas do cliente e seja sempre objetivo, responda com clareza e certifique-se que ele compreendeu sua mensagem.

Sua empresa precisa ser ágil ao atender o cliente, assim como eficiente. Jamais enrole ou deixe ele esperando por uma resposta. Alguns minutos de espera podem parecer, aos olhos dele, que foi ignorado.

Para evitar muito tempo de espera configure respostas automáticas, como por exemplo, avisando que a solicitação foi passada para o setor responsável.

5. Educação e simpatia em primeiro lugar

Educação e simpatia sempre vêm em primeiro lugar. São regrinhas básicas ao atender o cliente. Parece óbvio, mas muitos esquecem disso!

Demonstre e oriente sua equipe para isso.

Ao atender o cliente, chame ele pelo nome, demonstre simpatia no processo de atendimento, seja empático e proativo.

Se o atendimento for online, coloque emojis para deixar a conversa menos formal. Gestos pequenos que fazem grande diferença no final. 🤗

6. Muita calma nessa hora!

Ao atender o cliente, a primeira providência é perguntar o nome da pessoa, sua necessidade e se dispor a ouvi-lo de modo a entregar a ele a melhor solução.

Em caso de alguma falha, erro no processo de atendimento ou entrega da solução, é muito importante pedir desculpas e se prontificar para corrigir o erro.

Em caso de atender um cliente irritado ou rude, não perca a calma. Sua equipe também precisa ser orientada quanto a isso. É importante o autocontrole para, assim, amenizar a situação e acalmar também o cliente.

Caso não consiga contornar a situação, chame o supervisor ou seu gerente para prestar apoio e ajudar a resolver o problema.

7. Não crie falsas expectativas

Não prometa aquilo que você não puder cumprir para não afetar sua imagem ou a de sua empresa.

É muito importante sempre falar a verdade em todos os momentos de contato com o cliente, mesmo que isso não o agrade. Nas tratativas, não omita informações. 

O cliente precisa ser fidelizado, portanto, seja verdadeiro. Esse será o passo crucial para estabelecer a confiança entre vocês.

8. Trabalhe com ferramentas modernas

Os consumidores estão cada vez mais conectados e informados. Por isso, é muito importante que sua empresa acompanhe essa tendência ao atender o cliente. 

Invista no atendimento digital, esteja presente nas redes sociais e sempre com agilidade para responder aos comentários do cliente e tirar suas dúvidas.

Como explicado acima, os chatbots irão fazer grande diferença, oferecendo um atendimento mais veloz e eficiente.

Além disso, você também pode usar essa mesma ferramenta para enviar vídeos informativos, boletos de pagamento, etc.

9. Demonstre que é autoridade no assunto

Pessoas compram de especialistas. Quanto mais você passar uma imagem de competência ao atender o cliente, mais ele vai ficar seguro para negociar com sua empresa.

Produza conteúdo para seu site e para as redes sociais de modo a responder dúvidas e resolver problemas. Você verá como ele vai ficar mais confiante em contatar sua empresa.

10. Evite ser muito técnico

Se para você termos técnicos são cotidianos, lembre-se que para o cliente eles podem não ser. 

Por isso, evite abreviações, siglas e palavras técnicas. Use expressões simples do dia a dia, sempre pronunciado as palavras de forma clara e voz moderada.

11. Aprenda como fidelizar o cliente

Ao finalizar uma solicitação ou uma venda, tenha uma interação com o cliente de forma que ele se sinta plenamente atendido em suas necessidades ou dores e volte a comprar mais vezes. Afinal, é a recompra que traz lucro à empresa!

É importante relembrar o cliente sobre o que foi solicitado e passar todas as informações a respeito da providência tomada para o caso.

Vale perguntar se ele ficou satisfeito com o atendimento e pedir algum feedback da sua parte. Com esse retorno, melhore cada vez mais o atendimento ao cliente.

Quer aprender mais técnicas para construir um relacionamento com o consumidor e fidelizá-lo? Confira nosso artigo ensinando como fidelizar clientes!

Artigo produzido pela equipe da Hotmart – empresa especializada em soluções para cursos online.