Descubra como lidar com as críticas no trabalho de uma forma positiva

Se você não sabe como lidar com as críticas, saiba que é preciso ouvir e refletir sobre o que foi dito, respeitar o ponto de vista do outro e analisar o que foi dito. Saiba como fazer uma autoanálise, e aplicar estas e outras dicas em nosso post.

lidar com críticas

Muitas pessoas ficam na defensiva, ofendidas ou tristes quando são criticadas e no ambiente de trabalho isso não é diferente. Mas se não aprenderem a lidar com esse tipo de feedback desde o início, isso poderá afetar negativamente suas carreiras. Então, como lidar com as críticas de forma positiva?

Parece difícil, não é? Mas nós vamos mostrar que isso é possível. E pode acreditar que as críticas o ajudarão a melhorar e, assim, crescer profissionalmente. O primeiro passo é começar entendendo porque nós não gostamos de ouvir críticas. Além de saber diferenciar as opiniões construtivas e destrutivas. 

Ao final do nosso texto, você vai conferir algumas dicas para aceitar melhor as críticas. Acompanhe!

30 Frases de bom atendimento para atender o cliente. Baixe agora.

Por que as pessoas não gostam de ouvir críticas?

Por que as pessoas não gostam de ouvir críticas?

Você já parou para pensar por que nos sentimos tão ofendidos com as críticas? Essa sensação acontece quando percebemos que os outros — chefe, colegas de trabalho ou clientes — não reconhecem o esforço que fazemos para executar uma determinada tarefa.

Mas o fato de alguém se sentir ofendido com tudo pode ter várias causas, como sentimentos de inferioridade quando a autoestima é baixa. Ou pensamentos rígidos quando pensam que as coisas devem ser feitas de uma única maneira.

Até mesmo por egocentrismo, que acontece quando achamos que o outro está sempre nos vigiando. Mas cuidado, pois nem sempre quem se sente ofendido está com a razão. Por isso é importante entender: fomos ou nos sentimos ofendidos com as críticas que recebemos?

Depende de como a pessoa se dirige a você. Apesar da palavra crítica trazer consigo uma energia negativa, ela pode ser algo construtivo para quem sabe absorvê-la de forma positiva. Como assim? Existem dois tipos de críticas: a destrutiva e a construtiva.

Qual a diferença entre críticas construtivas e destrutivas?

As críticas destrutivas são aquelas feitas de maneira incorreta ou indelicada, como ofensas e acusações sem nenhum fundamento. Geralmente são feitas por pessoas que não têm habilidade para oferecer um feedback ou não sabem lidar com os outros.

Nesse caso, o problema está em quem faz e não em quem recebe. Quer um exemplo? No ambiente de trabalho uma crítica destrutiva é aquela focada em pontos da personalidade de um colaborador e não contribui em nada para o seu crescimento pessoal ou profissional. 

Serve apenas para acabar com a sua autoestima e diminuir a sua imagem. E o que é uma crítica construtiva? Ela se caracteriza por apresentar o lado positivo de uma situação e alguns pontos que podem ser melhorados com o objetivo de alavancar o crescimento do outro.

Para entender melhor vamos a um exemplo. Um cliente chega em um restaurante e prontamente é recebido e conduzido até uma mesa. Logo ele recebe o cardápio e o garçom oferece a carta de vinhos da casa. Então, saboreia um delicioso prato.

Um cliente chega em um restaurante e prontamente é recebido e conduzido até uma mesa. Logo ele recebe o cardápio e o garçom oferece a carta de vinhos da casa.

Mas antes de fechar a conta, ele chama o garçom e diz: “Seu atendimento foi excelente, mas se você soubesse fazer sugestões de harmonizações de vinhos, seria seria perfeito.” Viu como houve um elogio e uma crítica ao mesmo tempo?

A intenção do cliente não é julgá-lo ou puni-lo, mas, sim, está sendo usada para o desenvolvimento profissional e pessoal. E saber lidar com as críticas no trabalho é essencial para o seu sucesso. 

Mas será que é possível não se sentir ofendido com uma crítica?

É possível, por isso confira algumas dicas para aprender a lidar com as críticas no trabalho sem surtar. 

Como lidar com as críticas no trabalho de uma forma positiva?

Como lidar com as críticas no trabalho de uma forma positiva?

Pronto para aprender a lidar com as críticas? Então, confira as dicas a seguir:

1. Ouça primeiro e reflita sobre o que foi dito

Não tente ficar justificando ou procurando desculpas ao receber uma crítica. Antes de dizer qualquer coisa, escute atentamente o que o outro tem a dizer, sem interrompê-lo. Pois muitas vezes falamos de forma agressiva sem perceber.

Isso acontece porque as pessoas quando convivem com muitas críticas tendem a estar sempre preparadas para retrucar ou se defender diante de qualquer possibilidade de “ataque”. Além do mais, se você não é capaz de escutar o outro, não conseguirá compreender o que ele tem a dizer.

[Fluxograma] Onde você está falhando com o seu cliente?

Onde você está falhando com o seu cliente?

2. Respeite o ponto de vista do outro

Lembre-se de que seu chefe ou cliente está criticando o seu trabalho e não você como pessoa. Portanto, nunca receba um feedback negativo como uma crítica pessoal. Você precisa aprender a respeitar o ponto de vista do outro, mesmo que não concorde.

Caso contrário, se você começar a discordar antes mesmo que ele termine de falar, vai mostrar que é incapaz de controlar seus sentimentos. Se você não concordar com o que foi dito, peça detalhes e/ ou corra atrás de outra opinião.

3. Analise a verdade do que foi dito 

Uma vez que tenham terminado as críticas e os motivos que levaram o outro a dar um feedback negativo, você deve buscar a veracidade da situação. Pois muitas pessoas gostam apenas de criticar para ofender, chatear ou “passar a perna”. 

Uma vez que é muito comum no ambiente de trabalho encontrar pessoas que se sentem bem criticando os outros. E isso se chama insegurança. Então, ao ser um alvo de críticas, verifique se é verdade ou apenas implicância da parte do outro. 

4. Reserve um tempo para falar sobre o problema

Para tentar entender o problema sob todos os ângulos, é importante descobrir se o outro realmente tem razão. A melhor maneira de fazer isso é reservando um tempo para discutir o problema. Lembrando que será mais fácil se o crítico for seu chefe ou colega.

Afinal, a comunicação é fundamental em qualquer relacionamento interpessoal, não é? Então, alinhe uma reunião e faça perguntas para entender os motivos da crítica recebida e esteja pronto para ouvir sem se sentir culpado. Nunca se faça de vítima.

5. Faça uma autoanálise e tente melhorar 

Depois de receber uma crítica e entender os seus motivos, está na hora de fazer uma autoanálise. Se de fato você errou e poderia ter feito melhor, tenha humildade para aceitar e se comprometer para não repeti-lo novamente. Se necessário, justifique-se. 

Não se esqueça de agradecer o interesse do outro pelo feedback construtivo. Se for preciso, peça ajuda do chefe ou colegas de trabalho para melhorar seus pontos negativos. Isso demonstrará que você é um profissional maduro e terá chances de crescer na carreira.

Você já parou para pensar no que aconteceria se o seu chefe, colega de trabalho ou cliente nunca desse algum feedback? Como você melhoraria? As críticas, quando construtivas, são essenciais para o seu crescimento e da empresa também. 

E, claro, para garantir a satisfação do cliente. Então, aprenda como lidar com as críticas de uma forma positiva se você quiser avançar na carreira. Como você lida com as críticas no trabalho? Ah, aproveite as nossas dicas para tornar esse processo muito mais fácil.

Teste o Movidesk grátis por 7 dias