4 maneiras de fazer um bom agradecimento ao cliente

Agradecimento ao cliente, muito mais do que educação, é uma estratégia de fidelização. As melhores formas de fazer um agradecimento ao cliente são: com viés informativo, consultivo, promocional ou institucional.

agradecimento ao cliente

O agradecimento ao cliente é uma prática que não pode ser encarada como automática e tampouco usual. Ela sempre foi e será um gesto fundamental, não só para demonstrar educação, mas principalmente para valorizar o consumidor e, por fim, fidelizá-lo.

Mas será que, no dia a dia, não caímos no comum e acabamos por repetir o mais do mesmo? Será que não deixamos um pouco de lado essa etapa final do atendimento que, efetivamente, é tão importante para promover experiências inesquecíveis?

Diante disso, preparamos este artigo para apresentar quatro sugestões de frases inspiradoras que podem ajudar a fechar o atendimento ao cliente com a excelência que ele merece, saindo do óbvio e buscando personalização e originalidade.

Veja nos tópicos abaixo!

Transforme seu atendimento em sua maior publicidade. Clique para baixar o kit.

Agradecimento ao cliente é estratégia de fidelização

Antes de mais nada, é necessário entendermos mais detalhadamente que o agradecimento ao cliente não é apenas uma prática de educação, mas sim uma ação estratégica de fidelização.

Enquanto componentes da empresa, ao nos preocuparmos em agradecer ao cliente de forma original — e não automática e fria —, estamos trabalhando estratégias de relacionamento.

Para tanto, além de criatividade e foco no sucesso do atendimento ao cliente, precisamos compreender o contexto da situação, o perfil do consumidor e o canal em que essa comunicação é realizada.

É claro que a forma de agradecer a um cliente é diferente quando ele faz uma compra de quando ele apenas consulta os preços. O mesmo pode ser dito sobre o canal em que o atendimento é feito. Um exemplo é a comunicação verbal e a escrita.

Por telefone, a maneira de se dirigir para ser grato é uma, enquanto por e-mail o formato é outro. O que não muda, independentemente da circunstância, é o cunho estratégico que essa abordagem deve ter — o qual pretendemos mostrar neste post. 

Clientes buscam cada vez mais por boas experiências de atendimento

Para colocarmos em prática — e de modo estratégico — o agradecimento ao cliente no dia a dia, é também importante entendermos que o perfil e o comportamento dos consumidores contemporâneos estão mudando extraordinariamente nos últimos anos.

Se antes o preço, a credibilidade da marca e a qualidade dos produtos e serviços eram requisitos supremos que influenciavam de forma categórica a decisão de compra dos clientes, hoje a palavra de ordem é a experiência.

Os consumidores não buscam somente baixos preços como antes. Agora, mais do que nunca, eles querem ser bem atendidos, esperam ser tratados com protagonismo, como entes exclusivos nas relações comerciais.

Esse panorama é revelado por uma pesquisa recente feita por uma empresa especializada. Segundo as informações — provenientes de mais de 15 países, incluindo o Brasil —, nada menos que 80% dos entrevistados consideram a experiência proporcionada pelas empresas tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que elas ofertam.

É importante sair do óbvio e investir em personalização

Portanto, no planejamento de uma comunicação estratégica e eficiente para prestar agradecimento ao cliente, é indispensável focar a personalização e a análise do perfil do consumidor.

Os clientes não querem mais ser taxados como números que geram vultosas quantias de dinheiro para as empresas. Eles não aceitam mais essa superficialidade generalizada a qual estamos acostumados a ver no dia a dia.

E caso se sintam insatisfeitos com seu tratamento, não pensarão duas vezes para ir comprar no concorrente. Afinal, são muitas as opções de outras marcas disputando sua atenção.

Por isso, sim, por incrível que pareça, uma simples mensagem de agradecimento ao cliente é essencial para fortalecer um diferencial competitivo e legitimar o relacionamento com o consumidor.

4 sugestões para pôr em prática no agradecimento ao cliente

No entanto, sabemos que nem sempre é fácil colocar todas essas premissas em prática no cotidiano de trabalho, quando nos comunicamos com o cliente. Com isso em mente, decidimos apresentar algumas sugestões de frases que podem ser usadas nesse contexto.

Trata-se apenas de exemplos de ideias cujo intuito consiste em despertar sua inspiração e viabilizar alguma luz nesse processo. Mesmo porque — e você há de concordar — não queremos cair na mesmice e tampouco pregar frases prontas e frias para serem aplicadas para qualquer tipo de situação. Não acreditamos nisso.

Confira a seguir!

1. Agradecimento ao cliente com um viés informativo

O agradecimento ao cliente junto a uma informação relevante agrega muito valor a essa prática. O método informativo é um dos mais importantes para o relacionamento entre empresa e cliente.

Nesse sentido, além de simplesmente agradecer, você pode fornecer alguma informação de interesse do consumidor, seja em relação ao produto, à compra, promoção, alguma vantagem etc.

2. Agradecimento ao cliente com um viés consultivo

Já o agradecimento sucedido por uma pesquisa de satisfação indica o posicionamento da empresa em sempre buscar melhorar os seus serviços. Para isso, ela deposita no seu cliente a confiança de ouvir a sua opinião.

É o tipo de comunicação muito interessante tanto para a empresa quanto para o consumidor. Na prática, ambos ganham muito com tal procedimento.

3. Agradecimento ao cliente com um viés promocional

Esse tipo de agradecimento, por sua vez, conta com um viés mais ousado que os demais, pois incentiva o cliente a comprar mais. Dependendo da criatividade da frase, além de engajar o consumidor, pode angariar mais vendas junto a ele.

4. Agradecimento ao cliente com um viés institucional

Por fim, esse modelo de agradecimento visa anunciar para o cliente quão importante ele é para a empresa. Tem por objetivo, ainda, fortalecer os laços com o consumidor e valorizá-lo, acima de tudo.

Vale dizer, novamente, que a criatividade é elemento que fará a frase ter efeitos expressivos.

[eBook] Boas práticas de atendimento: como encantar o cliente moderno?

Boas práticas de atendimento

Boas práticas para conquistar o cliente com um bom atendimento

Sabemos que o agradecimento ao cliente é apenas uma parte que compõe um processo de atendimento de qualidade. Para fortalecer essa estratégia e mais, para engajar seus clientes, é importante:

  • Tratar o cliente sempre pelo nome, afinal, quem não gosta de ser abordado dessa forma e ser sentir importante, não é?;
  • Enviar fluxos de e-mails com informações, promoções etc.;
  • Preparar promoções e vantagens visando à fidelização;
  • Realizar ligações para os consumidores;
  • Promover campanhas de comunicação nas redes sociais;
  • Não ser clichê e sempre usar a criatividade para surpreender e conquistar o cliente.

Essa última frase resume perfeitamente a razão principal deste artigo: enfatizar a necessidade de sair do óbvio na comunicação com o público, inclusive no processo de agradecimento ao cliente.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Para ter acesso a mais artigos, assine nossa newsletter e receba, semanalmente, materiais exclusivos em sua caixa de e-mail!

Converse com um de nossos especialistas