Frases de agradecimento ao cliente: 4 categorias e como aplicá-las

O agradecimento ao cliente é um gesto fundamental, não só para demonstrar educação, mas principalmente para valorizar o consumidor. Existem quatro categorias de agradecimento: com viés informativo, consultivo, promocional ou institucional. Saiba mais sobre elas!

agradecimento ao cliente

O agradecimento ao cliente é uma prática que não pode ser encarada como automática e tampouco usual. Ela sempre foi e será um gesto fundamental, não só para demonstrar educação, mas principalmente para valorizar o consumidor e, por fim, fidelizá-lo.

Mas será que, no dia a dia, não caímos no comum e acabamos por repetir o mais do mesmo? Será que não deixamos um pouco de lado essa etapa final do atendimento que, efetivamente, é tão importante para promover experiências inesquecíveis?

Diante disso, preparamos este artigo para apresentar quatro sugestões de frases inspiradoras que podem ajudar a fechar o atendimento ao cliente com a excelência que ele merece, saindo do óbvio e buscando personalização e originalidade.

Veja nos tópicos abaixo!

Baixe agora o e-book 30 frases de atendimento para encantar o cliente!

Principais frases prontas de como fazer agradecimento ao cliente

  • Agradecimento ao cliente com um viés informativo: “ficamos muito felizes com a sua visita! A coleção nova chega na semana que vem, vamos receber um casaco floral que combina muito com essa calça”.
  • Agradecimento ao cliente com um viés consultivo: “até logo e muito obrigado pela visita. Ah, o que achou da nossa nova equipe de atendimento? “.
  • Agradecimento ao cliente com um viés promocional: “foi um prazer atendê-lo. Mas, eu não acredito que você não visitou o nosso setor de descontos! Tenho certeza que vi um fone de ouvido compatível com o seu celular com 40% off “.
  • Agradecimento ao cliente com um viés institucional: “é sempre muito bom receber um telefonema seu, Sr. Joaquim, espero que o nosso contrato seja muito positivo. Qualquer dúvida pode nos contatar por telefone, e-mail e todos os canais disponíveis no site. Vou te encaminhar agora mesmo pelo nosso WhatsApp todos os contatos e meu número pessoal, caso precise. A Matrix soluções é conhecida pela alta taxa de fidelização, temos certeza de que o senhor será um dos nossos clientes mais especiais. Até breve!”.

Agradecimento ao cliente é uma estratégia de fidelização

Antes de mais nada, é necessário entendermos mais detalhadamente que o agradecimento ao cliente não é apenas uma prática de educação, mas sim uma ação estratégica de fidelização.

Enquanto componentes da empresa, ao nos preocuparmos em agradecer ao cliente de forma original — e não automática e fria —, estamos trabalhando estratégias de relacionamento.

Para tanto, além de criatividade e foco no sucesso do atendimento ao cliente, precisamos compreender:

  • Contexto da situação, 
  • Perfil do consumidor; 
  • Canal em que essa comunicação é realizada.

É claro que a forma de agradecer a um cliente é diferente quando ele faz uma compra e quando ele apenas consulta os preços. O mesmo pode ser dito sobre o canal no qual o atendimento é feito. Um exemplo é a comunicação escrita, como um e-mail de agradecimento ao cliente, por exemplo, e verbal, por telefone, ou presencialmente.

Por telefone, a maneira de se dirigir para ser grato é uma, enquanto no e-mail de agradecimento ao cliente o formato é outro. O que não muda, independentemente da circunstância, é o cunho estratégico que essa abordagem deve ter — o qual pretendemos mostrar neste post. 

Modelos de e-mails para enviar aos clientes

Clientes buscam cada vez mais por boas experiências de atendimento

Para colocarmos em prática — e de modo estratégico — o agradecimento ao cliente no dia a dia, é também importante entendermos que o comportamento e o perfil do consumidor contemporâneo estão mudando extraordinariamente nos últimos anos.

Se antes o preço, a credibilidade da marca e a qualidade dos produtos e serviços eram requisitos supremos, que influenciavam de forma categórica a decisão de compra dos clientes, hoje a palavra de ordem é a experiência.

Os consumidores não buscam somente baixos preços como antes. Agora, mais do que nunca, eles querem ser bem atendidos e esperam ser tratados com protagonismo, como entes exclusivos nas relações comerciais.

Esse panorama é revelado por uma pesquisa recente, feita por uma empresa especializada. Segundo as informações — provenientes de mais de 15 países, incluindo o Brasil —, nada menos que 80% dos entrevistados consideram a experiência proporcionada pelas empresas tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que elas ofertam.

É importante sair do óbvio e investir em personalização

Portanto, no planejamento de uma comunicação estratégica e eficiente para prestar agradecimento ao cliente, é indispensável focar na personalização e na análise do perfil do consumidor.

Os clientes não querem mais ser taxados como números que geram vultosas quantias de dinheiro para as empresas. 

Eles não aceitam mais essa superficialidade generalizada a qual estamos acostumados no dia a dia.

E, caso se sintam insatisfeitos com seu tratamento, não pensarão duas vezes antes de comprar com as dezenas de concorrentes da sua empresa. Afinal, são muitas as opções de outras marcas disputando sua atenção.

Por isso, sim, por incrível que pareça, uma simples mensagem ou e-mail de agradecimento ao cliente é essencial para fortalecer um diferencial competitivo e legitimar o relacionamento com o consumidor.

Qual é a fórmula para aperfeiçoar o relacionamento com o consumidor?

Essa pergunta, é claro, não possui resposta. Afinal, transformações tecnológicas, sociais e comportamentais estão sempre renovando o jeito como as empresas interagem com o seu público.

Contudo, algumas práticas nunca deixarão de ser importantes para quem busca fortalecer o relacionamento com o cliente. Pensando nisso, nossos especialistas em atendimento montaram um e-book com 10 passos essenciais para melhorar o vínculo entre a sua marca e o seu consumidor. Espia alguns deles:

Passo 1: crie empatia com o cliente;

Passo 2: eduque seu cliente;

Passo 3: entenda os diferentes tipos de cliente e suas necessidades;

Passo 4: foque no atendimento a longo prazo;

Passo 5: cumpra os compromissos.

Quer conhecer os outros cinco? Então, clique no banner abaixo, faça o download e garanta o seu material!

10 passos para fortalecer o relacionamento com o cliente

4 categorias de frases de agradecimento ao cliente

Sabemos que, quando nos comunicamos com o cliente, nem sempre é fácil colocar todas essas premissas em prática. Com isso em mente, decidimos apresentar algumas categorias de frases de agradecimento ao cliente que podem ser usadas no cotidiano do trabalho.

Trata-se apenas de exemplos de ideias, cujo intuito consiste em despertar sua inspiração e facilitar esse processo. Até porque — e você há de concordar — não queremos cair na mesmice e tampouco pregar frases prontas e frias para serem aplicadas para qualquer tipo de situação. Não acreditamos nisso.

E aí, pronto para conhecer os exemplos? Confira a seguir!

1. Agradecimento ao cliente com um viés informativo

Frases de agradecimento ao cliente junto a uma informação relevante agregam muito valor a essa prática. O método informativo é um dos mais importantes para o relacionamento entre empresa e cliente.

Nesse sentido, além de simplesmente agradecer, você pode fornecer alguma informação de interesse do consumidor, seja em relação ao produto, à compra, promoção, alguma vantagem, etc.

2. Agradecimento ao cliente com um viés consultivo

Já mensagens de agradecimento ao cliente sucedidas por uma pesquisa de satisfação indicam o posicionamento da empresa de sempre buscar melhorar os seus serviços. Para isso, ela deposita no seu cliente a confiança de ouvir a sua opinião.

Esse é um tipo de comunicação muito interessante, tanto para a empresa quanto para o consumidor. Na prática, ambos ganham muito com tal procedimento. Mas, cuidado! A ideia não é constrangê-lo, então, procure fazer questionamentos simples, que ele pode responder rapidamente. E, se possível, indique locais que ele pode expressar melhor sua opinião sobre a empresa, como totens de avaliação, redes sociais, etc.

3. Agradecimento ao cliente com um viés promocional

Essa categoria de frases de agradecimento ao cliente, por sua vez, conta com um viés mais ousado que os demais, pois incentiva o cliente a comprar mais. A ideia é oferecer um motivo para ele ficar.

Em um e-commerce, por exemplo, quando o cliente vai fechar a compra, você pode agradecê-lo e ainda oferecer produtos complementares. Dependendo da criatividade da frase, além de engajar o consumidor, você pode angariar mais vendas junto a ele.

4. Agradecimento ao cliente com um viés institucional

Por fim, essa categoria de frases de agradecimento ao cliente visa anunciar quão importante ele é para a empresa. Tem por objetivo, ainda, fortalecer os laços com o consumidor e valorizá-lo, acima de tudo.

Vale dizer, novamente, que a criatividade é o elemento que fará a frase ter efeitos expressivos.

Boas práticas para conquistar o cliente com um bom atendimento

Sabemos que o agradecimento ao cliente é apenas uma parte que compõe um processo de atendimento de qualidade. Para fortalecer essa estratégia e engajar seus clientes, é importante:

  • Tratar o cliente sempre pelo nome. Afinal, quem não gosta de sentir-se importante, não é?;
  • Enviar fluxos de e-mail de agradecimento ao cliente, com informações, promoções, etc.;
  • Preparar promoções e vantagens visando à fidelização;
  • Realizar ligações para os consumidores;
  • Promover campanhas de comunicação nas redes sociais;
  • Não ser clichê e sempre usar a criatividade para surpreender e conquistar o cliente.

Essa última frase resume perfeitamente a principal razão deste artigo: enfatizar a necessidade de sair do óbvio na comunicação com o público, inclusive no processo de agradecimento ao cliente.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer as principais categorias de frases de agradecimento ao cliente e de saber como aplicá-las no dia a dia da sua empresa. 

Quer uma dica extra para potencializar ainda mais o seu atendimento ao cliente? Então, você precisa começar a investir em um sistema de atendimento. Ainda não tem um? Podemos te ajudar com isso! Conheça um pouco mais sobre o sistema Movidesk:

Movidesk

O Movidesk centraliza todo o seu atendimento (e-mail, chat, telefone, Facebook e WhatsApp) para facilitar a gestão dos tickets, melhorar a produtividade do seu time e potencializar suas estratégias de agradecimento ao cliente. Além disso, a ferramenta automatiza processos e tarefas repetitivas com a configuração de respostas e lembretes automáticos, numa gestão inteligente e colaborativa.

Entenda melhor esses benefícios com o case de sucesso da Hamburg Süd, empresa alemã com mais de 140 anos e uma das 10 maiores marcas de transporte marítimo de contêineres do mundo. Ela está presente em mais de 100 países e oferece soluções de logística adaptadas às necessidades dos seus clientes.

Case Hamburg Süd

Assim como toda empresa, a Hamburg Süd também encontrava algumas dificuldades para conseguir melhorar o atendimento ao cliente. Ao passar por mudanças internas, ela começou a sentir a necessidade de um sistema que melhorasse o fluxo de comunicação com seus clientes. Isso porque os contatos com os consumidores aconteciam principalmente por telefone e e-mail, sem nada que integrasse esses canais ou centralizasse as informações.

A ideia de investir em ferramentas para melhorar o atendimento ao cliente rendeu muitos resultados positivos. O objetivo da empresa com o Movidesk era controlar o fluxo de informação entre a equipe de atendimento e os clientes, ter acesso à alertas para KPI’s e SLA’s, e uma pesquisa de satisfação robusta.

O resultado? 

  • 90% dos consumidores engajados com as pesquisas de satisfação classificam o suporte da empresa como bom ou excelente;
  • 80% dos chamados abertos são resolvidos no primeiro contato;
  • Chamados respondidos e solucionados dentro de 8 horas.

Impressionante, não? Isso tudo foi possível com o desenvolvimento de um atendimento mais ágil e assertivo após a implantação do SLA e dos alertas, que ajudaram a criar filas de prioridade.

Quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes como a Hamburg Süd

Então, clique no banner abaixo e confira agora mesmo a evolução que o Movidesk te proporciona, gratuitamente!

Teste grátis agora!

Deixe seu comentário