Qual o perfil do consumidor da sua empresa? Como identificá-lo?

Conhecer o perfil do consumidor otimiza suas estratégias de marketing, vendas e atendimento. Mas quais dados são realmente relevantes? Descubra com este post!

perfil do consumidor

Traçar o perfil do consumidor é indispensável para criar estratégias de marketing, vendas e atuação. Mas, como você já deve imaginar, o perfil do consumidor de modo geral se alterou muito com o passar do tempo.

Você se lembra que, até muito pouco tempo, nós precisávamos ir a inúmeras lojas para encontrar roupas com tamanhos diferentes dos famosos P, M e G? Hoje, não só existem dezenas de lojas físicas especializadas nesse público, como inúmeras onlines.

Com o nível de competitividade, aumento do acesso a informações e às tecnologias, o público ganhou um papel muito mais ativo nas relações comerciais. As marcas passaram do papel de esperar que os consumidores se enquadrassem nas suas especificações para o de desenvolver estratégias para atraí-lo e, claro, agradá-lo.

Saber, portanto, como traçar o perfil do consumidor é fundamental para convencê-lo de que a sua solução é a melhor do mercado. Afinal, existem milhares de ótimas soluções semelhantes à sua. A diferença é o quão profundamente você o conhece para se sobressair nesta corrida. 

E não para por aí, com a rapidez das inovações a pesquisa do perfil do consumidor precisa ser extremamente dinâmica. Caso contrário você tentará vender na época do Instagram para perfis formados no Orkut.

O que não faz nenhum sentido, certo?

Neste artigo vamos abordar exatamente quais fatores formam o perfil do consumidor e como realizar uma pesquisa para encontrar o melhor para a sua empresa.

Vamos lá?

Boa leitura.

Perfil do Consumidor: como é construído?

Falamos recentemente sobre fatores que afetam a decisão de compra do consumidor e você deve ter notado que ao se locomover por etapas do funil ele sofre muitas influências. E, mais, algumas escolhas são como uma caixinha de surpresa. 

Veja também: Como as etapas da jornada do cliente influenciam o atendimento?

Afinal, grande parte das nossas decisões de compra não são racionais.

O que, naturalmente, torna a captação um processo muito desafiador. Mas, podemos notar que, apesar de alguns outlines, nosso público-alvo segue linhas que caminham para a nossa solução. Essas linhas formam o comportamentos de consumo e sinalizam qual o perfil que devemos nos concentrar. 

Para interligar essas retas é imprescindível compreender quais fatores possuem mais ou menos influência no comportamento de compra. Eles são, basicamente:

  • Fatores Culturais;
  • Fatores Sociais;
  • Fatores Pessoais;
  • Fatores Psicológicos.

Leia mais: Comportamento de compra do consumidor

Com a análise destas categorias é possível buscar as informações corretas para desenvolver a sua persona.

Mas, você deve estar pensando: tudo bem, e quais dados eu preciso levantar e como faço isso?

A resposta é: desenvolva uma pesquisa do consumidor.

Pesquisa do perfil do consumidor

Nesta estratégia você precisa captar alguns dados básicos, como:

1 – Informações demográficas: 

  • Idade;
  • Cidade;
  • Região de residência;
  • Sexo;
  • Raça/etnia.

2 – Dados Socioeconômicos:

  • Renda pessoal e familiar;
  • Formação acadêmica;
  • Ocupação;
  • Estilo de vida.

3 – Afinidade com a marca

Você conhece alguma empresa que trouxe uma proposta inovadora, mas que não foi bem aceita pelo público-alvo? 

Recentemente uma rede de comidas saudáveis se popularizou na cidade de São Paulo. A ideia era oferecer almoços, sucos, caldos e sobremesas com produtos naturais e de baixa caloria. Como já sabemos, é uma forte tendência no mercado, mas ela rapidamente caiu no esquecimento.

Isso aconteceu porque a empresa utilizava muitas embalagens plásticas e sem nenhuma compensação ambiental. Como o perfil do consumidor da empresa também apresentava uma preocupação com o meio ambiente não houve uma afinidade com a marca e os clientes transferiram seu consumo para outras empresas concorrentes.

Esse reflexo é um sinal claro de que precisamos analisar a resposta do público referente às campanhas de marketing, posicionamento da empresa, valores e serviços. 

Uma ótima dica é acompanhar de perto os comentários nas redes sociais, sugestões e, claro, as estratégias aplicadas por empresas do mesmo segmento.

3 dicas para conseguir informações e traçar o perfil do consumidor

O pior erro ao construir a sua persona, ou traçar o perfil do consumidor, é fazer isso através de suposições. Alguns gestores pensam que conhecem melhor do que ninguém seu público-alvo

Mas, como você já deve ter percebido, o comportamento de compra é extremamente volátil. Afinal, muitos fatores que o influenciam podem alterar constantemente no decorrer dos anos. Fique atento às três dicas abaixo para evitar cometer alguns destes erros na hora de estudar o perfil do seu consumidor.

1 – Ouça, veja e acompanhe o que pessoas de influência mostram

A preocupação com o ambiente, natureza e animais tem se tornado o foco nos últimos anos. Até pouco tempo não ouvíamos falar muito sobre vegetarianismo, compensação ambiental, produtos veganos. E hoje os clientes cobram com muita firmeza este posicionamento das marcas que mais usam.

As que não conseguem acompanhar, naturalmente, são substituídas por outras. A dica principal é você estar atento quando as faíscas de comportamento começam a aparecer. Acompanhar influenciadores e profissionais conceituados nas redes, em entrevistas e workshops pode facilitar esta antecipação.

2 – Não seja o comercial no meio da novela das 9

Se você já assistiu novela em algum momento da vida deve ter visto inúmeros comerciais entre os intervalos. E, talvez a maioria deles não surtiram algum efeito no seu comportamento de compra. Sabe porquê?

Simplesmente, porque você não era o perfil da marca. 

Isso não quer dizer que o marketing televisivo não tem um grande poder de alcance, mas o objetivo principal deste tipo de estratégia é dispersar o nome da marca. Em um cenário do consumidor 3.0, muito mais omnichannel, essa conduta não é o suficiente. 

A dica, portanto, é focar em veículos que se comuniquem diretamente com o perfil do consumidor que você quer atingir. Desta forma conseguimos poupar energia, capital e aumentar as chances de conversão.

3 – Realize pesquisas de mercado frequentemente

A última dica para estabelecer corretamente qual o perfil do consumidor da sua empresa é ser dinâmico. Já falamos sobre acompanhar tendências, mas lembre-se de ouvir diretamente do seu público-alvo o que ele absorveu realmente destas inovações.

Afinal, nem sempre novidades que ganham muitos adeptos rapidamente conquistam o seu público-alvo. Sugerimos, portanto, que você realize pesquisas, formulários e busque nas amostras obtidas quais mudanças no mercado atingiram e cativaram seu cliente em potencial.

Nesta dica você pode usar pequenos formulários via email, site ou mensagens em mídias sociais. Lembre-se de não ser extenso nas perguntas. Na maioria das vezes uma ou duas perguntas objetivas conseguem nos fornecer dados extremamente valiosos. E, claro, as chances de mais usuários responderem aumenta consideravelmente.

Por que traçar o perfil do seu consumidor?

A esta altura você sabe exatamente o que precisa fazer para traçar o perfil do consumidor, mas será que é realmente necessário fazer isso? 

Bom, se você sabe exatamente qual o perfil do consumidor torna-se mais fácil encontrá-lo, usar o canal de contato mais eficiente e, claro, oferecer a solução que ele precisa. 

É muito comum que as empresas mais inovadoras queiram seguir as infinitas tendências de mercado. Mas isso nem sempre é viável, ou vantajoso.

Por exemplo, estamos em um cenário altamente tecnológico e omnichannel. Um dos objetivos das empresas de marketing digital, portanto, é demonstrar que todas as marcas podem obter melhores resultados se trabalharem online.

Mas um produtor local, que não tenha potencial de produção em escala e não queira aumentar seu negócio não é o perfil da empresa. Mesmo que a sua solução seja extremamente vantajosa para ele. 

Se você não possui um perfil de consumidor definido e não consegue compreender quais são os clientes que atendem a essas características vai, com certeza, destinar energia, criatividade e tempo a um projeto ineficiente.

Conhecer o perfil do consumidor, portanto, é vital para que a empresa alinhe suas expectativas com as necessidades reais do seu público-alvo.

Algumas destas vantagens são:

  • Criar estratégias de marketing mais assertivas;
  • Minimizar prejuízos com planejamentos inadequados;
  • Escolher o canal, rotina, linguagem corretos;
  • Desenvolver soluções melhores e produtos complementares;
  • Desenvolver um atendimento personalizado ao cliente.

E isso só é possível se você realmente tem escutado seus clientes. Inúmeros dados podem ser captados em pesquisas, mas não há nada melhor para traçar o perfil do consumidor do que oferecer a ele meios de comunicação simples, rápidos e eficientes.

Descobrir como podemos melhorar não é fácil. Mas, ainda bem que a gente está aqui para te ajudar!  

Desenvolvemos um ebook extremamente rico para você conseguir entender onde está falhando no atendimento ao cliente. Em poucos minutos, você vai descobrir o nível de satisfação do cliente com a sua empresa e ainda ganhar uma dica matadora de atendimento. 

Quer saber mais? Baixe o material agora mesmo e faça uma análise gratuita da sua estratégia!

Onde você está errando?

Como anda o seu atendimento ao cliente?

Com ruídos, sem integração ou de difícil acesso? Então, você precisa do Movidesk!

Com nosso sistema você terá a disposição o melhor sistema de atendimento do mercado com:

  • Integração com e-mail;
  • Registro de todas as ligações recebidas;
  • Formulários de contato em inúmeros lugares, como em seu site, base de conhecimento ou portal de atendimento;
  • Chats;
  • Centralização e publicação de documentos técnicos, tutoriais do seu produto, respostas para as dúvidas mais frequentes e melhore a experiência de autoatendimento do cliente;
  • Portal do cliente;
  • Customização da sua tela de tickets e cadastro de pessoas;
  • E muito mais.

Em dúvida se essa é a solução correta para facilitar o atendimento ao cliente e traçar um perfil do consumidor mais assertivo? Nós temos estratégias que podem ser personalizadas e moldadas para atender suas necessidades e restrições.

Agende uma demonstração da Movidesk e entenda melhor estas e inúmeras outras funcionalidades. Ah! Não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber as novidades do mercado.

Converse com nossos especialistas