As melhores dicas de como conseguir clientes para agência de marketing

Prospecção ou indicação? Descubra como conseguir clientes para agência de marketing utilizando nossas dicas e estratégias de captação.

como conseguir cliente spara agencia de marketing

Saber como conseguir clientes para agência de marketing é o sonho de qualquer empresa do setor, certo? Afinal, a área de marketing, e mais especificamente o modelo digital, é extremamente concorrida e com benefícios intangíveis.

Imagine, por exemplo, que você precise de um veículo para realizar entregas. A necessidade é clara e a solução também. Você precisa, então, contatar empresas que possam te oferecer um veículo de acordo com as suas especificações físicas e orçamentárias.

Você pode visualizar o produto em uso, e, assim que adquiri-lo, os resultados são instantâneos. Pelo menos aqueles já esperados. É, portanto, mais simples apresentar o produto para um cliente e convencê-lo de que aquela solução é útil para a atender às suas necessidades.

As agências de marketing, no entanto, precisam convencer seus clientes a investirem em uma estratégia com a promessa de que aquele dinheiro retornará. E que ela é a melhor opção, mas ele só vai ter a completa certeza disso depois do prazo do projeto.

Como estamos tratando, normalmente, de um relacionamento B2B com oferta de serviços (e não produtos) a prospecção se dá de forma mais específica e o caminho do topo ao fundo do funil demanda uma abordagem diferenciada.

Então, como conseguir clientes para agência de marketing e facilitar o processo de captação ou retenção? Juntamos estas dicas indispensáveis! Vamos lá? Boa leitura.

Como conseguir clientes para agência de marketing

Antes de partirmos, de fato, para a parte prática, devemos salientar que o como conseguir clientes para agência de marketing pode variar com os seguintes fatores:

  • se o objetivo é criar uma cartela de clientes extensa;
  • aumentar o número de clientes; ou
  • criar um conjunto pequeno de clientes de forma mais focada.

Ou seja, o onde e como conseguir clientes depende da estratégia montada pela sua empresa e da bagagem de sucessos que vocês possuem.

De maneira geral, podemos categorizar as estratégias de captação em 3 grupos:

Prospecção

Prospecção de clientes para agência de marketing

Prospecção está relacionada às estratégias desenvolvidas para localizar o cliente em potencial e levantar informações que permitam ou facilitem o contato com ele.

A melhor estratégia de como conseguir clientes para agência de marketing é, portanto, estabelecer o foco no cliente que você quer atingir. Chamamos ele de cliente ideal e a sua caracterização se assemelha a construção de uma persona.

Para construí-lo a agência de marketing precisa fazer o levantamento de algumas informações, como:

  • Quais tipos de ações ele já realizou. Isso inclui com quem ele trabalhou, qual foi a abordagem utilizada, os objetivos estabelecidos. E, claro, os resultados obtidos com as ações.
  • Qual o orçamento mínimo disponível que ele precisa ter para investir no marketing;
  • Quais setores de abrangência (tecnologia, moda, beleza, finanças, logística, etc.);
  • Quais veículos de comunicação ele usa para contatar empresas e clientes;
  • Quais eventos, cursos e locais essa empresa costuma frequentar.

Como já falamos anteriormente, a prospecção B2B é diferente da B2C. A começar pelos locais de encontro.

Fizemos um Webinar muito interessante sobre os desafios do B2B, nosso foco foi em relação ao atendimento. Tenho certeza que vai te ajudar a entender melhor essa relação empresa para empresa.

Se você localizou uma empresa de softwares com as características do seu cliente ideal como você vai abrir o canal de comunicação? Normalmente utilizamos algumas estratégias de Networking. Frequentar, portanto, eventos do setor é uma ótima dica.

No caso do nosso exemplo de softwares é interessante participar de cursos e eventos voltados para tecnologia, inovação e automação. Assim como para uma agência de marketing é fundamental frequentar eventos de marketing digital mais relevantes.

Outra maneira de abrir o canal e se apresentar para o cliente em potencial é através das mídias digitais. A mais utilizada pelo mercado B2B para vender é o LinkedIn. Afinal, o foco em relações comerciais é maior se compararmos a outras redes.

Mas isso nada impede que você faça contatos através do Facebook, Instagram ou, até mesmo, Youtube. Tudo depende de quais canais o seu cliente em potencial utiliza para conhecer parceiros e se comunicar com outras empresas.Indicação de clientes

Indicação de clientes

Conseguir indicação de clientes é uma ótima forma de conseguir clientes para agência de marketing

Dentre todas as dicas de como conseguir clientes para agência de marketing essa é a mais desejada. Afinal, nada melhor que cases de sucesso para ratificar a eficiência, qualidade do atendimento e dos serviços prestados, certo?

Vez ou outra arriscamos e entramos em um restaurante novo, simplesmente porque gostamos da fachada ou era o mais próximo de onde estávamos. Mas, vamos combinar que normalmente compramos coisas e vamos a lugares depois de ouvir relatos positivos de outros clientes, não é mesmo?

Isso é ainda mais valioso quando estamos falando em investimentos e contratações. Ser indicado por clientes é, portanto, a forma mais rápida e eficiente de como conseguir clientes para agência de marketing.

A grande dificuldade, no entanto, é como conseguir a indicação de clientes? Bom, temos algumas possibilidades:

  1. Ofereça a melhor experiência possível para seus clientes e transforme-os em propagadores da sua agência de marketing;
  2. Deixe visível o campo de elogios e sugestões. Assim como os de compartilhamentos, curtidas e comentários;
  3. Peça, através de um email ou mensagem, o feedback do cliente em relação às estratégias implantadas e seus resultados;
  4. Faça uma pesquisa de satisfação. Muitas vezes o cliente não tem a ideia de, organicamente, divulgar sua experiência, mas você pode solicitar esse compartilhamento. É válido, neste caso, incluir um box para que o próprio cliente comente sobre sua experiência.

Você sabe como montar uma pesquisa de satisfação eficiente?

Saber o que o seu cliente pensa do seu produto ou serviço é uma parte muito importante do seu planejamento estratégico. Clique no banner abaixo e faça o download gratuito do ebook ABC da Pesquisa de Satisfação.

Descubra os benefícios da pesquisa de satisfação

Neste e-book nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber para aplicar sua própria pesquisa de satisfação e utilizar as informações de seus clientes a seu favor.

Você vai aprender:

  • Quais os benefícios da pesquisa de satisfação;
  • Como fazer o seu próprio modelo de pesquisa de satisfação;
  • Quais erros evitar;
  • Como medir a satisfação do seu cliente.
[eBook] O ABC da Pesquisa de Satisfação: como implantar e melhores modelos

O ABC da Pesquisa de Satisfação

Indicação de Parceiros

Invista na indicação de parceiros

Essa é uma das dicas de como conseguir clientes para agência de marketing que está começando. Ou seja, não possui uma cartela de clientes e cases de sucesso suficiente para comprovar a eficácia dos seus produtos e serviços.

A indicação de parceiros pode ser através de permuta, orgânica ou paga.

Permuta

A permuta é uma troca de serviços ou produtos. Se você acompanha mídias sociais já deve ter notado que no mundo digital isso é extremamente comum. E uma ótima oportunidade para empresas que estão começando a se estruturar.

Orgânica

Ouvimos falar sempre sobre informar o público-alvo e prestar bons atendimentos para atrair, fidelizar e criar divulgadores orgânicos, ou propagadores. Quando uma agência de marketing consegue ser referência de estratégias, resultados e conhecimento as chances da indicação orgânica aumentam consideravelmente.

Dica: criar um material rico com alto potencial de compartilhamento para sua persona (infográfico, pesquisa, estudo, e-book apresentando alguma metodologia, etc.).

Patrocinados

A última possibilidade de como conseguir clientes para agência de marketing através de indicação é o patrocinado. Aqui podemos incluir parceiros que recebem comissão, patrocínio ou, até mesmo, publicação em Facebook ou Google Ads. Que nada mais é do que pagar para outras empresas divulgarem o seu nome, certo?

Além dessas opções de como conseguir clientes para agência de marketing decidimos dar mais 3 dicas e sugestões que ouvimos poucos profissionais falando.

3 ideias de como conseguir clientes para agência de marketing não tão faladas assim

1- Dispense clientes

Pode parecer um grande absurdo falar de dispensar clientes em um artigo de como conseguir clientes para agência de marketing, não? Mas não é, veja só o porquê.

Segundo o princípio de Pareto: Em muitos eventos, 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Fazendo o paralelo com o setor de negócios, 20% dos clientes são responsáveis por 80% das vendas, ou contratos.

Isso quer dizer que saber escolher os clientes corretos é fundamental no guia de como conseguir clientes para agência de marketing. Afinal, são eles que permanecerão mais tempo com a sua empresa e provavelmente farão os melhores contratos.

Muitas vezes sua agência pode estar perdendo tempo e dinheiro em atender clientes pequenos que dão muito trabalho com e-mails, retrabalho, reuniões, etc. Às vezes, pode ter fechado com algum cliente sem saber o quanto era exigente sobre pequenos detalhes, e acaba prejudicando a rentabilidade do seu projeto porque exige muita energia e tempo do seu equipe.

Então, considere não prolongar os pequenos clientes para ter espaço para clientes maiores!

Vá atrás dos peixes grandes

“Vá atrás dos peixes grandes”.

Leia mais: Aprenda 7 práticas incríveis para encantar clientes e vender mais.

2- Você não precisa ter a solução completa

É natural que ao pensar em como conseguir clientes para agência de marketing você considere adequar às soluções para contemplar o máximo de clientes possíveis. E isso pode ser um grande erro.

Sabe aquela expressão antiga de quem tudo quer nada tem? Vemos muitas empresas perderem sua personalidade e seu diferencial para conseguir atrair mais clientes. Além disso, querendo fazer de tudo um pouco, acabam não fazendo nada direito.

Não gera resultados, pelo contrário, gera insatisfação, turn-over e muito trabalho para consolidar uma larga gama de serviços dentro da Agência (de contratação, treinamento, estruturação dos projetos, definição das ofertas, atendimento do cliente, melhoria contínua, etc.).

Sem falar que pode acabar perdendo o controle sobre o seu ROI, e prestar sem saber alguns serviços com pouca ou nenhuma margem.

Já adiantamos, essa estratégia não se sustenta no longo prazo. Como falamos anteriormente, o cenário do cliente deve estar alinhado com os objetivos, metas e cultura da sua empresa. Caso contrário os dois lados ficarão insatisfeitos a cada trabalho entregue.

Diversifique conhecimentos, ferramentas e estratégias, mas não perca o seu diferencial.

3 – Trabalhar de graça pode?

Muitas empresas “torcem o nariz” para estratégias que forneçam uma pequena amostra dos serviços oferecidos. Mas isso é extremamente comum e pode, inclusive, ser muito benéfico para as duas partes.

Já ouvimos casos, por exemplo, de empresas que disponibilizavam de um a três meses de serviços gratuitos. É uma boa estratégia? Bom, para empresas que começaram agora e precisam ganhar prática, formar cases de sucesso e estrear sua cartela de clientes talvez seja válido.

Mas fique atento a balança investimento X retorno, sabemos que os primeiros 3 anos são cruciais para empresas novas. E qualquer cálculo equivocado pode comprometer a expectativa de vida da empresa.

Outra dica que vale, inclusive, para empresas mais consolidadas é oferecer uma sessão de consultoria gratuita. Desta forma você consegue abrir o canal de comunicação, fisgar o cliente que está, de fato, interessado nas suas soluções e ainda aumentar a probabilidade de conversão. E isso tudo sem precisar fazer um grande investimento.

Oferecer uma boa experiência ao cliente, com serviços de qualidade, informações de alto valor e um excelente atendimento vão, com toda certeza, te colocar à frente nesta corrida de como conseguir clientes para agência de marketing.

Veja também: 7 maneiras de fidelizar o cliente usando o seu time de atendimento.

Vamos ser sinceros, você realmente se preocupa com a satisfação do seu cliente? Tem um sistema profissional e eficiente de atendimento, por exemplo? Não? Então que tal conhecer o sistema de Service Desk da Movidesk?  

Com este sistema você pode:

  • Centralizar todo seu atendimento (e-mail, chat e telefone) para facilitar a gestão dos tickets e melhorar a produtividade do seu time;
  • Automatizar processos e tarefas repetitivas com respostas automáticas, lembretes automáticos, gestão inteligente e colaborativa dos tickets;
  • Monitorar suas principais métricas para acompanhar o cumprimento do SLA do seu service desk.

Quer saber se essa ferramenta é perfeita para você? Agende uma demonstração da Movidesk! Ah, não se esqueça de assinar a newsletter para receber notícias, artigos e informações em tempo real, assim que postadas.

Agende uma demonstração

Deixe seu comentário