Consumidor 3.0: confira 7 dicas incríveis para você atender esse perfil

Você conhece as principais características do consumidor 3.0? Leia nosso artigo e entenda melhor como atender esse perfil.

consumidor 3.0

Os clientes ditam o ritmo de um negócio. Por esse motivo, nos dias atuais, é imprescindível que você compreenda o consumidor 3.0 e saiba como encantar e atender esse perfil.

Nesse sentido, é necessário ter em mente que tal comprador é altamente informado, conectado pelas redes sociais, sensível a preços, confiante nas opiniões de outros usuários, exigente e não tem paciência para esperar.

Agora que você já sabe as características marcantes do consumidor 3.0, está na hora de conhecer as principais dicas para que a sua empresa ofereça uma experiência diferenciada a esses clientes. Continue a leitura!

Agende uma demonstração.

1. Mapeie os comportamentos do consumidor 3.0

O consumidor 3.0 anseia por atendimento personalizado para atender aos seus desejos. Esse cliente não quer ser enxergado como mais um em meio à multidão, por isso, você deve dar fim às generalizações.

Aqui, cabe ressaltar que o seu público é composto por pessoas únicas, e não por uma classe social, um gênero ou uma faixa etária. Além do mais, cada um compra da sua empresa para um propósito diferente. Por isso, listamos a seguir medidas para auxiliar no mapeamento desse comprador e personalizar o atendimento:

  • escute o que os clientes têm a dizer por meio de chamadas ativas;
  • para cada consumidor ou para grupos com a mesma demanda, crie um plano de ação específico;
  • colete informações de cada um com o intuito de alimentar o setor de sucesso do cliente.

2. Antecipe-se aos problemas

Qualquer consumidor se impressiona com uma companhia que demonstra produtividade e antecipa soluções. Dessa forma, se você descobrir algum problema com seu produto ou serviço, contacte seus clientes e oriente a resolução antes que eles busquem o seu suporte.

Essa prática auxilia na construção de uma imagem positiva da marca, além do aumento da possibilidade de satisfação do seu consumidor com o serviço adquirido. Então, esteja atento e faça da proatividade um hábito na sua organização!

3. Invista no bom relacionamento com o consumidor 3.0

Chamar o cliente pelo nome já se tornou uma obrigação. Ainda, nesse contexto, pautar o seu atendimento em scripts e no exagero de respostas prontas no chat são estratégias que comprometem consideravelmente a fidelização de clientes.

Anteriormente, ressaltamos que o consumidor 3.0 é bastante exigente. Por essa razão, cabe a seu negócio oferecer um atendimento alinhado às suas expectativas. Nessa perspectiva, vários estudos já comprovaram que as marcas de mais sucesso são aquelas capazes de criar vínculos afetivos com seus clientes.

Então, empatia, sensibilidade, paciência e cuidado são características que o seu atendimento deve priorizar. Dessa maneira, a sua empresa ganhará credibilidade e mais confiança por parte do mercado e, consequentemente, ocorrerá uma alavancagem nos resultados.

4. Busque a inovação

A inovação está aliada à longevidade de uma companhia no mercado. Ela garante o encantamento e a fidelização dos clientes, principalmente em um mundo cada vez mais antenado e íntimo com a tecnologia.

Apesar disso, não se esqueça de que toda novidade deve ser pensada de acordo com o seu público-alvo e com os seus interesses. Para isso, antecipe a concorrência, ofereça conteúdo relevante e gratuito e esteja sempre atento às campanhas realizadas em redes sociais.

5. Explore as mídias sociais

E por falar em rede social, o seu negócio não pode estar fora das principais plataformas atuais. Isso porque, como dito, o consumidor 3.0 é altamente informado, conectado a essas mídias e influenciável por opiniões alheias.

Nessa perspectiva, esses meios só têm a acrescentar, uma vez que permitem a criação e a consolidação de uma identidade visual, além de uma identificação com a marca. Para mais, é válido ressaltar que bons produtos e serviços rendem excelentes avaliações e comentários on-line.

Por fim, citamos um levantamento das empresas We Are Social e Hootsuite, que mostra que 62% da população brasileira é ativa nas redes sociais. Além disso, 58% já procurou por algum serviço ou produto na internet. Essa é uma das razões que evidenciam que já passou da hora de posicionar sua empresa nessas mídias!

6. Tenha diversos canais de atendimento

Atendimento omnichannel é aquele que se dá por meio de múltiplos canais, mas continua sendo unificado. Ele proporciona agilidade e eficácia no suporte, uma vez que utiliza vários meios de comunicação ao mesmo tempo.

Nessa lógica, uma boa alternativa é optar por diversas plataformas, tais como telefone, sites, chats on-line, help desk e redes sociais.

Ainda, nesse sentido, enfatizamos que, para cada canal, faz-se necessária a existência de uma equipe responsável. Essa estratégia contribui para a agilidade na resolução de problemas e evita que qualquer reclamação passe despercebida.

Dessa forma, com todos esses canais integrados, seu comprador terá a oportunidade de iniciar um atendimento por telefone e finalizá-lo em um site, se necessário. Isso garantirá a satisfação do consumidor e trará ganhos de produtividade para a sua companhia.

7. Elimine barreiras no suporte do consumidor 3.0

Em uma relação inversamente proporcional, estão o imediatismo do consumidor e a burocracia no atendimento das empresas. Por esse motivo, você precisa estar atento a alguns pontos e promover a eliminação de barreiras no seu negócio. Confira algumas delas abaixo:

  • trocar frequentemente o cliente de departamentos;
  • pedir para que ele repita a história diversas vezes;
  • oferecer informações desconexas;
  • fazer com que seu cliente se desgaste para entrar em contato.

Todos esses impedimentos são fatores que dificultam a fidelização de consumidores. Em vista disso, capacite a sua equipe e promova melhorias no seu sistema para eliminar esses erros no suporte ao cliente, atuando em prol da sua satisfação.

Por fim, percebemos que a relação de consumo está sendo profundamente transformada. Por essa razão, a sua empresa precisa acompanhar essa evolução e imprimir energia na experiência positiva do cliente. Para tanto, certifique-se de aplicar as dicas deste artigo e colha os frutos do aumento de autoridade no mercado.

[Ferramenta] Comparação de preços
Compare o Movidesk com outras ferramentas e descubra por que somos a plataforma mais completa do mercado!

Jogada de craque

E aí? Este conteúdo sobre as principais orientações de como fornecer um suporte diferenciado ao consumidor 3.0 foi relevante para você? Então compartilhe nas redes sociais para ajudar mais pessoas! E se você quiser utilizar a melhor ferramenta de atendimento do mercado para fortificar seus relacionamentos, conte com a gente! É só clicar no banner.

Teste o melhor sistema de atendimento do mercado por 7 dias gratuitamente!