7 estratégias para melhorar seu relacionamento com o cliente

Manter um bom relacionamento com o cliente é essencial para mostrar que o consumidor pode confiar no atendimento da sua empresa. Confira no nosso post sete estratégias incríveis para fortalecer essa relação!

relacionamento com o cliente

Imagine a seguinte situação: você está há muito tempo querendo comprar um produto/serviço. Pesquisou bastante até escolher o que fosse mais adequado às suas necessidades, tomou a decisão e, claro, torceu para não ter problemas com ele. Tudo ia bem, até que você precisou entrar em contato com o suporte da empresa e foi mal atendido. Vamos combinar, situações assim podem abalar o relacionamento com o cliente, pois fazem com que ele desacredite na solução que você oferece.

Hoje em dia, o mínimo que o consumidor espera de qualquer empresa é um atendimento de qualidade. Se ela atender com excelência e focar em proporcionar um suporte eficaz, o cliente vai saber que foi valorizado. Caso o contrário, provavelmente ele pensará em cancelar os serviços com aquela marca.

Você com certeza não quer que isso aconteça, não é? Então, confira sete estratégias matadoras para fortalecer o relacionamento com o cliente e elevar seu nível de atendimento!

Por que um bom relacionamento com o cliente é importante?

Quando você gosta de alguém, o seu instinto é zelar pela pessoa e garantir que ela esteja sempre feliz. Isso também deve ser levado em consideração quando falamos de relacionamento com o cliente. Afinal, assegurar que os consumidores estejam satisfeitos com o seu atendimento e serviço vai tornar sua relação com eles muito mais duradoura!

Manter um bom relacionamento com o cliente é importante para que o seu consumidor continue utilizando os seus serviços e, assim, você possa garantir que seus negócios alcancem resultados satisfatórios. Podemos dizer que, além dos motivos básicos que já mencionamos até aqui, quando você se importa em manter um bom relacionamento, você o encanta e afirma que ele pode confiar na sua empresa.

Como melhorar o relacionamento com o meu cliente?

Agora que você já sabe do que se trata o relacionamento com o cliente e qual é a sua importância, você deve estar se perguntando: o que posso fazer para tornar a experiência de atendimento do meu consumidor ainda mais positiva?

Nisso a gente te ajuda! Fique de olho nas dicas que preparamos para você! 😊

[eBook] Boas práticas de atendimento: como encantar o cliente moderno?

Boas práticas de atendimento

1. Conheça o seu público

Se você quer manter um bom relacionamento com seu cliente, antes de mais nada, você precisa conhecê-lo. Entender quais são suas principais dores e como ele prefere ser atendido são passos essenciais para fortalecer essa relação.

Por isso, você precisa ficar atento à linguagem utilizada: seria péssimo falar de forma mais informal com um cliente mais sério, assim como não seria nada legal ser formal demais com quem é descontraído. Dessa maneira, você mostra ao seu cliente que o conhece e se importa com ele.

2. Tenha empatia e resolva o problema

Você deve entender que a infelicidade do seu cliente se torna a sua também. Por isso, tenha empatia e coloque-se sempre no lugar da outra pessoa. Se ela está enfrentando algum problema com o seu serviço, todos saem perdendo.

E isso nos leva a outra estratégia para melhorar o relacionamento com o cliente: resolva o problema. Parece óbvio, porém você precisa estar sempre preparado para agir da melhor e mais efetiva maneira possível.

Afinal, quando você está nessa situação, como consumidor, quer que o atendente realmente te compreenda e tudo se resolva, não é mesmo? Pois bem, o seu cliente pensa da mesma forma.

3. Realize pesquisas de satisfação

Você já foi a uma loja e na saída se deparou com um aparelho que media o nível da sua experiência de atendimento? Então, nós chamamos essa estratégia de pesquisa de satisfação, e ela pode ser realizada de várias formas: em papel, por aparelhos nas lojas e até mesmo online. Portanto, você pode (e deve) realizar esses questionamentos e estar atento aos feedbacks que os seus clientes derem.

Para realizar a pesquisa, ao final de cada atendimento, você pode aplicar um questionário pedindo para o cliente avaliar o suporte que ele teve. Aliás, uma das maneiras mais comuns de solicitar essa opinião é utilizar o método NPS (Net Promoter Score), que consiste na pergunta “em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a minha empresa para um amigo ou colega?’’ Com feedbacks coletados, você conseguirá encontrar oportunidades de melhoria no atendimento prestado e fortalecer ainda mais o que já está bom.

4. Preocupe-se com o sucesso do seu cliente

Outra ótima estratégia para melhorar o seu relacionamento com o cliente é investir em uma área de Customer Success (CS). Isso porque enquanto o suporte técnico é reativo – só recebe demandas – o CS é proativo e trabalha para garantir que o consumidor esteja alcançando seus objetivos.

Uma área de CS será capaz de identificar se os clientes estão utilizando o serviço corretamente e alcançando o resultado esperado. No entanto, investir nessa cultura não é a única forma de ajudar o consumidor. Você também pode enviar e-books, realizar webinars respondendo dúvidas frequentes e até produzir uma newsletter semanal.

5. Atenda com rapidez

Quando o atendimento é demorado, por melhor que o serviço seja, a vontade é de cancelar tudo com a empresa, não é? Como já comentamos em tópicos anteriores, o seu público pensa a mesma coisa!

Por isso, para garantir um bom relacionamento com o cliente, é essencial que você, além de contar com uma poderosa equipe de atendimento, treine seus colaboradores corretamente para que eles atendam com rapidez e garantam a satisfação que seus clientes merecem.

Uma dica importante é não escrever textos muito longos e não demorar para dar a primeira resposta. Dessa forma, você evita que o cliente fique descontente e queira ir para a concorrência.

relacionamento com o cliente

6. Ofereça múltiplos canais de comunicação integrados

Os consumidores, cada vez mais, precisam se sentir acolhidos, independentemente do canal de contato que escolherem. Alguns preferem o telefone, outros o chat e alguns até mesmo o e-mail. No entanto, não importa qual plataforma seu público escolha, você precisa estar preparado para manter o mesmo nível de atendimento em todas elas.

Então, para melhorar o relacionamento com o cliente, você deve oferecer múltiplos canais de comunicação e também garantir que todas as solicitações serão centralizadas em um único lugar. Dessa forma, você terá um atendimento sem ruídos no diálogo com o seu consumidor.

7. Mantenha o histórico de atendimentos

Você pode imaginar o quão chato é para o seu consumidor, a cada vez que ele entra em contato com o suporte, ter que falar as mesmas coisas e explicar o mesmo problema? Uma empresa que não mantém os históricos de atendimento pode colocar em risco a satisfação do cliente, já que ele notará o despreparo e falta de organização da equipe.

Para evitar situações assim, você pode contar com a ajuda de um sistema de atendimento para realizar o controle dessas informações. Certamente esses dados vão te ajudar a prestar um suporte muito melhor para seus consumidores, uma vez que os profissionais poderão ter acesso às informações anteriores de quem entra em contato com a sua empresa. Desse modo, você poderá realizar um atendimento mais humano e personalizado, pilares que fortalecem significativamente o relacionamento com o seu cliente.

E aí, pronto para construir um ótimo relacionamento com seu cliente?

Como você viu, seguindo alguns passos simples é possível fortalecer o relacionamento com seu cliente e garantir que eles confiem ainda mais nos serviços que você oferece.

Lembre-se: é o seu consumidor que faz o sucesso da sua empresa, então sempre pense nas conquistas dele como as suas também! 🙂

E se você precisa de ajuda para melhorar o relacionamento com o seu cliente, pode contar com a gente! Clique no banner abaixo e converse com um de nossos especialistas:

relacionamento com o cliente