Como aproveitar os dados obtidos no feedback de clientes

Manter um bom relacionamento entre as marcas e seus clientes, se tornou um diferencial competitivo na escolha da melhor solução.

Sem entender as reais necessidades e demanda de seus clientes, será cada vez mais complicado elevar a qualidade dos negócios. Por isso o feedback dos clientes está se tornando prioridade.

Porém, nem todos sabem como aproveitar adequadamente essas informações. Muitos acabam com pilhas de dados acumulados, mas não têm um propósito específico para essas descobertas. O resultado é um investimento perdido, tanto de tempo quanto de recursos.

Para evitar que você caia nesse tipo de problema, vamos falar um pouco sobre como coletar feedback e usá-lo de forma eficaz na sua empresa. Acompanhe:

Como coletar feedback de clientes?

Mídias sociais

A internet é o espaço perfeito para marcas interagirem com seu público. Redes sociais são locais em que seus clientes são altamente ativos e estão mais dispostos a responder perguntas, dar sua opinião e fazer sugestões. Fique atento ao administrar suas páginas, pois há muitos dados a serem coletados nelas.

Formulários pós-venda

Um dos melhores momentos para pedir feedback aos seus clientes é logo após fechar a venda. Dessa forma, a experiência de compra ainda estará bem fresca em suas mentes, o que ajuda a obter dados mais precisos em relação a sua qualidade. É interessante que os formulários sejam curtos, assim ninguém se sente sobrecarregado em preenche-los.

Pesquisa de satisfação

Em termos mais amplos, esta é a melhor forma de obter o feedback de clientes, especialmente daqueles já fidelizados. Com as perguntas certas, você pode colher todos os dados que precisa. Se houver algum benefício para aqueles que participam da pesquisa, a taxa de resposta será bem maior.

Como usar esse feedback para melhorar seus negócios?

Identificar suas fraquezas

O melhor ponto de partida para qualquer investimento é cobrir os pontos fracos na sua organização, como atendimento lento, problemas de qualidade do serviço, capacitação da equipe etc. Seus clientes detectam essas falhas rapidamente e sentem seu impacto. Com essas informações, você saberá como corrigir esses erros.

Destacar seu diferencial

Além de corrigir erros, o feedback de clientes também ajuda a destacar quais são as qualidades que caracterizam sua empresa. Dessa forma, você saberá o que deve ser focado na hora de convencer um lead a escolher seus produtos e serviços ao invés dos demais. Com esse tipo de informação, será bem mais fácil fechar vendas e fidelizar clientes.

Encontrar novas tendências

Para se manter relevante, um negócio deve se renovar regularmente, encontrando novos nichos de atuação, segmentando seu público etc. Com os dados recolhidos das opiniões dos clientes, você terá mais material para planejar suas próximas ações e explorar diferentes oportunidades de mercado.

Agora que você entende como coletar e utilizar o feedback de clientes, é hora de aplicar esse conhecimento e elevar a rentabilidade da sua empresa. Quer continuar acompanhando nossas dicas sobre como melhorar ainda mais a sua empresa?

Então siga-nos no Facebook e inscreva-se no nosso canal do YouTube para receber nossos conteúdos em primeira mão.

Deixe seu comentário