Quais são as melhores perguntas para feedback?

O feedback é uma prática focada em dar e receber dicas construtivas, principalmente no ambiente profissional. Apesar de ser usado em muitas empresas, esse processo nem sempre é feito da melhor maneira. Por isso, descubra nesse conteúdo quais são as melhores perguntas para feedback e muito mais!

Conheça as melhores perguntas para feedback - Movidesk

Você já teve que investigar se o seu liderado ou colega de trabalho está feliz com o ambiente corporativo? Então, sabe que sempre é um desafio achar as melhores perguntas para feedback.

Encontrar as palavras certas e a maneira mais adequada de fazer esses questionamentos é fundamental para garantir o melhor processo de comunicação. Até porque, feedbacks bem estruturados são o motor de crescimento de várias empresas em todo o mundo.

Com as palavras certas, é possível parabenizar, alertar, assegurar a qualidade, criticar, entre tantas outras observações. E se você quer saber quais são elas, acompanhe este conteúdo e conheça as melhores quais são as melhores perguntas para feedback!

O que é feedback?

A palavra feedback vem do inglês e tem origem na fisiologia humana. É um termo que significa “retroalimentação” e serve para descrever a resposta que o corpo tem mediante qualquer desequilíbrio no nosso organismo.

Parece biológico demais para você? Pois saiba que isso tem muito ver com a sua empresa!

As organizações são chamadas assim porque são como um organismo vivo, com vários componentes que trabalham em conjunto. Podemos entender que uma empresa funciona em um ritmo parecido ao do corpo humano, onde cada setor trabalha em dependência dos demais.

Quando há algum problema, é preciso agir rapidamente e com precisão na dor. Tanto no corpo, como nas empresas. E assim, podemos dizer que o feedback é uma espécie de medicamento para melhorar o trabalho das pessoas e o resultado dos negócios.

Quais são os tipos de feedback?

O feedback nem sempre segue o mesmo roteiro. Dependendo do seu objetivo, ele pode variar dentro de dois grandes grupos:

Feedbacks importantes (os que você deve fazer)

  • Feedback positivo: serve para reforçar uma ação ou comportamento que deve ser repetido. Geralmente, é usado para elogiar e motivar boas entregas;
  • Feedback corretivo: feito para corrigir um comportamento inadequado e dar as diretrizes para melhoria. Muitas vezes, é o que salva colaboradores de futuras demissões.

Feedbacks descartáveis (os que você não deve fazer)

  • Feedback insignificante: trata-se de um feedback vago ou genérico, feito sem embasamento. Na maioria dos casos, não gera nenhum aprendizado;
  • Feedback ofensivo: usado apenas para agredir verbalmente a pessoa que o recebe. Totalmente desnecessário e capaz de destruir qualquer relação harmoniosa dentro das empresas.

Muita atenção para esses dois grupos de feedbacks. Use apenas os importantes, já que os descartáveis não trazem nenhum aprendizado ou melhoria com sua aplicação.

Como fazer boas perguntas de feedback?

Antes de chegar nas perguntas para o feedback, é necessário um processo bem definido. Portanto, observe pontos interessantes para estruturar o seu comentário construtivo:

  • Prepare-se e escreva um roteiro simples para você se organizar;
  • Use a empatia para tranquilizar o clima da reunião e quebrar o gelo;
  • Apresente um resumo sobre o objetivo do encontro e o que você vai falar;
  • Seja totalmente sincero e leal com a evolução da pessoa que recebe o feedback;
  • Comece falando dos pontos fortes. Depois, siga para os focos de melhoria;
  • Traga exemplos reais de bom desempenho e apresente dados que comprovam o seu comentário;
  • Elabore um plano de ação junto a outra pessoa, para que ela possa melhorar seu desempenho;
  • Deixe um espaço aberto para dúvidas e sugestões.

Trabalhe com essa dinâmica de 8 passos para ter o melhor resultado com seus feedbacks e buscar, por exemplo, um aumento de produtividade. Além disso, também indicamos as melhores práticas produtivas no e-book, focado em ativar essa habilidade nas equipes de atendimento. Acesse o banner abaixo e leia!

Movidesk - E-book - Produtividade em equipes de atendimento

As melhores perguntas para feedback

Agora, é hora de instigar sua equipe com as melhores perguntas para feedback. Leia, reflita e aplique esses questionamentos para ter resultados incríveis com seus comentários construtivos:

  • Como você está hoje?
  • O que você mais gosta no seu trabalho?
  • Quais são seus objetivos diários?
  • Como você avalia seu desempenho nos últimos dias/semanas/meses?
  • O que poderia ser diferente?
  • Qual é o seu sonho profissional?
  • O que te impede de realizar isso? 
  • Posso te ajudar a remover alguma barreira?
  • Quais são as pessoas na empresa que você mais admira?
  • Como você se sente com sua evolução?

Também é importante observar a ordem dessas perguntas. Elas seguem um roteiro que pretende quebrar tensões na conversa, colocar a pessoa que recebe o feedback em uma posição confortável e provocar reflexões que vão ajudar na sua evolução.

Como solicitar o feedback?

Uma dúvida geral dentro das empresas está relacionada aos melhores momentos para pedir melhores momentos para pedir feedbacks. Você não quer atrapalhar ou ser invasivo, mas sente que precisa de observações e críticas construtivas para evoluir? Então, veja os 5 passos do sucesso para solicitar o feedback:

  • Encontre um momento adequado: separe um espaço na sua agenda e verifique a disponibilidade da liderança para, pelo menos, uma hora de conversa. Essa é uma boa faixa de tempo para um processo estruturado de feedback;
  • Esclareça suas intenções: ao pedir o feedback, você tinha alguma intenção. Portanto, explique seus objetivos antes de receber o comentário. Isso ajuda na compreensão da gestão para formular a melhor resposta;
  • Ouça e anote tudo: enquanto você estiver recebendo o feedback, tente registrar ao máximo as informações que foram passadas. Assim, você foca no processo de melhoria e também mostra compromisso e atenção com as observações recebidas;
  • Encare com maturidade: nem sempre você vai ouvir tudo que espera. Mas, lembre-se que o feedback está ali para te ajudar a evoluir. Então, receba-o de forma serena e foque no seu objetivo;
  • Monte um plano de ação: não basta apenas receber o feedback. Para extrair o máximo de resultado desse processo, também é necessário colocar em prática o que você aprendeu.

Dica extra: esse processo também pode ser usado para pedir feedbacks em processos seletivos. Apenas tome cuidado para não demonstrar muita ansiedade com os resultados, já que esse é um comportamento que pode parecer negativo na visão dos recrutadores.

E falando sobre recrutamento, você sabe como encontrar o profissional de atendimento ideal? Descubra todas as qualidades fundamentais para atender os clientes em nosso infográfico. Acesse o formulário abaixo e veja agora mesmo!

[Infográfico] Como escolher o profissional de atendimento ideal

Como escolher o profissional de atendimento ideal

É possível dar feedback para as lideranças?

Sim, independentemente da sua posição, você pode oferecer esse comentário aos seus gestores, coordenadores e até CEO’s. Mas, para isso, é preciso atenção e preparação. 

Veja alguns pontos importantes para fazer boas perguntas de feedback aos seus líderes:

  • Mostre que você precisa de ajuda para resolver um problema;
  • Apresente fatos da rotina e dados que retratem melhor a sua necessidade;
  • Peça dicas e sugestões para suas demandas;
  • Ofereça a sua opinião para a liderança;

E quando você está na posição de liderança, como pode fazer a melhor comunicação com seu time? Um boa dica é motivar a equipe e entender as forças e dificuldades de cada membro. Para fazer isso, leia o manual da motivação e aprenda as melhores práticas. Toque no banner aqui embaixo!

Movidesk - E-book - Manual da Motivação

Opinião da especialista sobre perguntas para feedback

Geisa Mello -  Especialista em perguntas para feedback - Movidesk
Geisa Mello – Head of Customer Success na Movidesk

“As boas perguntas para feedback fazem com que todos caminhem na mesma página. Elas são fundamentais para dar o direcionamento e alinhamento do propósito na empresa, além de entender os objetivos de cada pessoa.”

“Seja transparente e use a sinceridade sempre. Assim, você evolui o seu desempenho e o da sua equipe, criando um ambiente de trabalho saudável e de muito crescimento.”

Feedback no atendimento ao cliente

Os feedbacks dos seus clientes são tão importantes quanto o dos colaboradores. Quando o consumidor tem críticas para fazer, é dever das empresas ouvir, registrar e usar esses depoimentos para melhorar os produtos e serviços oferecidos.

Você também se preocupa com os feedbacks dos seus clientes?

Saiba que isso é muito importante para a sobrevivência do seu negócio. Sem um bom atendimento e processos para acompanhar as avaliações dos seus consumidores, você nunca vai saber se está fazendo um bom trabalho.

Para te ajudar com isso, use um sistema de atendimento completo com o Movidesk e organize de vez seu chat, telefone e e-mail. Tenha mais controle na comunicação com seus clientes e organize dados de avaliação dos agentes de suporte, sugestões de melhoria e vários, tempo de resposta, entre outros números fundamentais.

Toque no banner abaixo, faça o teste gratuito do Movidesk e descubra tudo que ele pode fazer por você!

Teste gratuito do Movidesk

Deixe seu comentário