Quais os setores de uma empresa de tecnologia de pequeno porte? São diferentes das grandes empresas?

Os setores de uma empresa de tecnologia, seja de pequeno porte ou grande porte, se assemelham à de qualquer outro negócio. As principais diferenças estão nas práticas do cotidiano, claro, e na importância de alguns setores. Aprenda com detalhes em nosso post.

setores de uma empresa de tecnologia

TI é uma das áreas com maior crescimento nos últimos anos. O Brasil entrou na indústria 3.0, automatizou diversas funções e a demanda por serviços especializados aumentou consideravelmente. O que tornou os setores de uma empresa de tecnologia mais complexos.

Isso quer dizer que as empresas especializadas em tecnologia tornaram-se mais robustas. 

Afinal, a evolução e automação dos processos demandou mais profissionalização e uma melhor distribuição de tarefas. O que é fundamental para garantir a eficiência de todos os setores de uma empresa de tecnologia. 

Se você mora em uma pequena cidade, ou já teve contato com alguém que mora, deve ter escutado as seguintes frases:

  • Ah! Meu primo é muito bom de cálculo, cuida do financeiro da empresa do meu pai;
  • Minha filha desenha muito bem e sabe mexer em rede social, coloquei no marketing;
  • Filho da vizinha entende tudo de computador, deixei tomando conta da área de tecnologia da minha empresa.
Quais os setores de uma empresa de tecnologia de pequeno porte?

Pois é! E o pior, isso realmente acontece.

Infelizmente estas condutas remetem a empresas, e empresários, que dificilmente serão referência no mercado. Afinal, todos os setores de uma empresa afetam diretamente nos custos e sucesso da marca. 

Você não vai querer comprometer seus objetivos pela falta de conhecimento dos principais setores de uma empresa de tecnologia, certo?

Então, vamos resolver isso agora mesmo! Neste artigo você vai compreender quais setores de uma empresa de tecnologia são indispensáveis e quais dependem do porte do seu negócio.

Baixe agora o e-book Como escolher o help desk ideal para o seu negócio.

Setores de uma empresa de tecnologia

De maneira geral, os setores de uma empresa de tecnologia se assemelham a de qualquer outra. As principais diferenças estão nas práticas do cotidiano, claro, e na importância de alguns setores.

A divisão de tarefas é uma das armas principais para profissionalizar atividades. Mas isso, é claro, depende do porte da empresa, oferta e demanda de produtos. Pequenas empresas de tecnologia podem atuar de forma eficiente com apenas um profissional por função, por exemplo.

De acordo com o crescimento, os setores de uma empresa de tecnologia podem aumentar, ou seja, os principais expandirem de forma a delegar outras funções para setores secundários. Outra opção é aumentar o número de profissionais por setor, ou aplicar as duas estratégias.

[Infográfico] Como escolher o profissional de atendimento ideal

Como escolher o profissional de atendimento ideal

Ficou confuso?

Bom, então vamos pensar em um exemplo, imagine o setor financeiro de uma pequena empresa. Ele pode ser responsável por emitir notas, efetuar cobranças, receber, negociar e criar estratégias de custos. Para uma empresa grande é inviável delegar todas essas funções para um único colaborador, ou até mesmo um setor, certo?

Por isso é normal subdividir o financeiro em contabilidade, contas a pagar, contas a receber, administrativo, etc. Percebe que os setores de uma empresa de tecnologia também podem variar dependendo da fase de crescimento, potencial e demanda?

Pensando nisso separamos os principais setores que uma empresa de tecnologia precisa ter para atuar de forma eficiente, independente do seu tamanho, objetivos e cartela de clientes.

Setor Administrativo

O primeiro setor de uma empresa de tecnologia é o administrativo, incluímos aqui funções de:

  • Planejamento estratégico;
  • Gestão de tarefas;
  • Coordenação e fiscalização;
  • Fornecimento de informações e dados para a tomada de decisões.

É muito comum que o setor de uma empresa de tecnologia denominado administrativo englobe outras áreas e funções como você vai ver a seguir.

Setor Financeiro

Um dos setores de uma empresa de tecnologia que comumente é incluso no “administrativo” é o financeiro. Inclusive algumas empresas possuem um cargo denominado administrativo-financeiro.

Empresas de médio ou grande porte, no entanto, precisam que este setor seja desmembrado para atender a demanda por funções como:

  • Gestão de contas;
  • Contabilidade;
  • Fluxo de caixa;
  • Controle de investimentos;
  • Acompanhamento de custos;
  • Etc.

Resumidamente, o setor financeiro de uma empresa de tecnologia fica responsável por garantir que os recursos sejam utilizados da melhor forma a trazer resultados e eficiência no curto, médio e longo prazo.

Setor de Recursos Humanos

Este é mais um dos setores de uma empresa de tecnologia que pode ser incluído no administrativo. Isso quer dizer que, apesar de ser extremamente necessário, grande parte das pequenas empresas não o consideram um setor independente.

As funções mais comuns neste setor são relacionadas ao gerenciamento de pessoas, tais como:

  • Capacitação.
  • Treinamento;
  • Motivação;
  • Controle de entrada, saída e carga horária de trabalho;
  • Contratações e demissões;
  • Etc. 

Setor Operacional

O operacional é o setor de uma empresa de tecnologia responsável por aplicar as estratégias, efetuar os serviços oferecidos e relatar as funções diárias. Este setor também pode ser chamado de técnico, ou de produção.

É aqui que todos os insumos, conhecimentos e estratégias são transformados no produto e/ou serviços entregues ao cliente final. 

Setor comercial

Por fim, o último da nossa lista dos setores de uma empresa de tecnologia é o atendimento comercial. Ou seja, a equipe de frente da sua empresa. São estes colaboradores que terão o maior contato com o público.

De maneira geral, farão o intermédio entre os interesses e possibilidades da empresa; e as necessidades e expectativas dos clientes. Na Era do Cliente, este é um dos setores de uma empresa de tecnologia que podem impactar mais profundamente no sucesso das suas estratégias.

Não basta que a sua empresa possua uma cultura com foco no cliente, é indispensável que o comercial caminhe nesta direção. Este é o setor responsável, portanto, pelo cliente externo. O que engloba funções como:

Fidelização - Foco no Cliente - setores de uma empresa de tecnologia

Como mencionamos anteriormente, o porte da sua empresa, fase de crescimento e a complexidade das atividades podem demandar que todas estas funções sejam divididas de forma independente.

E uma micro ou pequena empresa não conseguiria ter um profissional, ou equipe, para ocupar todos estes setores de uma empresa de tecnologia já bem estruturada. Quando mencionamos que alguns setores são indispensáveis dentro de uma empresa, a ideia é dizer que você pode começar o seu negócio com pelo menos as categorias gerais listadas.

Mas, se o seu objetivo é se desenvolver, e nós acreditamos que sim, você vai precisar investir em profissionais e setores mais específicos. Principalmente na área de atendimento ao cliente. 

Não deixe de ler: 7 dicas para melhorar a performance da equipe de atendimento.

Importância do atendimento nos setores de uma empresa de tecnologia 

Como você deve ter notado, o setor comercial é extremamente importante para que você consiga refletir os valores internos da sua empresa para o cliente. Um passo errado neste sentido pode comprometer a confiança do consumidor, credibilidade da empresa e vantagem competitiva.

Nossas dicas para que você evite, definitivamente, passar por isso são:

Leia mais: TI Story: ferramentas de TI que te levam ao infinito e além!

Você ainda não possui um sistema para gerar eficiência para todos os setores de uma empresa de tecnologia? Então, você precisa conhecer a Movidesk! 

Movidesk

O sistema de Service Desk da Movidesk é um exemplo de ferramenta robusta para auxiliar no monitoramento da infraestrutura de TI, melhorar a produtividade e eficiência de todos os setores de uma empresa de tecnologia. 

Veja algumas de nossas funcionalidades:

  • Centralizar todo seu atendimento (e-mail, chat e telefone), facilitar a gestão dos tickets e melhorar a produtividade do seu time;
  • Automatizar processos e tarefas repetitivas com respostas e lembretes automáticos, gestão inteligente e colaborativa dos tickets;
  • Monitorar suas principais métricas para acompanhar o cumprimento do SLA do seu service desk;
  • Melhorar a produtividade do seu time de atendimento;
  • Auxiliar gerentes na análise de métricas e produção de relatórios.

Gostaria de fazer um teste para conhecer essas e mais funções? Agende uma demonstração do Movidesk!

Ah, não se esqueça de assinar a newsletter para receber notícias, artigos e informações em tempo real, assim que postadas.

Teste grátis do Movidesk

Deixe seu comentário