O que é marketing de serviços para empresas, vantagens e exemplos reais

O marketing de serviços é responsável por explicar o valor do serviço, bem como atrair, engajar e fidelizar o público. Seus benefícios são vários, como o aumento da credibilidade, da rentabilidade e da retenção dos clientes. Saiba mais sobre essa estratégia!

marketing de serviços

Com o aumento das interações online e o foco na melhoria constante da experiência do cliente, o marketing de serviços rompeu a bolha das relações digitais. Isso quer dizer que as empresas de produtos também precisam ficar atentas a este tema.

Afinal, toda empresa está situada em um mercado grande e complexo, composto por compradores, concorrentes e órgãos reguladores, não é mesmo? Nesse contexto, para atingir um desempenho superior, é preciso se diferenciar. Para tal fim, o marketing de serviços tem grande utilidade.

Como o nome sugere, esse marketing tem como elemento central a prestação do serviço — que conta com características próprias, como a intangibilidade e perecibilidade.

Ele é usado especialmente por prestadoras de serviço, como agências ou transportadoras.

Nos tópicos seguintes, vamos nos aprofundar no assunto. Explicaremos o que é marketing de serviços, quais são suas vantagens e como dar início a uma boa estratégia. Boa leitura!

manual de etiqueta

Afinal de contas, o que é marketing de serviços?

Há muitas estratégias de marketing, por exemplo, o de guerrilha, conteúdo, boca a boca e assim por diante.

Sua aplicabilidade varia de acordo com o interesse da empresa. Para as que prestam serviços das mais variadas naturezas, marketing de serviços é a estratégia ideal.

Em resumo, o conceito é: um conjunto de políticas e ações de marketing que ajudam a explicar o valor do serviço, bem como atrair, engajar e, claro, fidelizar o cliente.

Na década de 60, o estudioso Neil Borden desenvolveu a teoria dos 4 Ps, em Mix de Marketing, são eles: preço, produto, praça e promoção. A prática determinava o conjunto de ferramentas de marketing com o intuito de garantir o sucesso da empresa, dentro do seu mercado. 

Mais tarde ela foi aprimorada por Jerome McCarthy e, posteriormente, consagrada pelo tão conhecido Philip Kotler, tornando os 4 Ps um dos principais manuais do marketing. 

No vídeo abaixo, o canal Viver de Blog explicou melhor esses 4 pilares do marketing de serviços. Veja só:

Kotler percebeu, com o tempo, que essa teoria havia se tornado ineficiente. Afinal, muita coisa mudou entre a década de 60 e os anos 2.000, principalmente em relação ao atendimento ao cliente, prospecção, relacionamento, etc.

Foi aí que surgiu a teoria dos 7 Ps e, atualmente, a dos 8 Ps do Mix de Marketing. Veja abaixo quais são eles:

  1. Preço: precifique de forma atraente e competitiva;
  2. Praça: tenha uma boa localização ou leve o serviço até o cliente;
  3. Produto: todo serviço é um produto, pois é produzido. Faça-o com qualidade;
  4. Promoção: divulgue seu serviço, faça “barulho” no mercado;
  5. Pessoas: conte com gente talentosa e capaz de realizar ótimos trabalhos;
  6. Processos: adote processos funcionais e bem desenhados;
  7. Provas físicas: adote elementos que digam que seu serviço é realmente bom;
  8. Produtividade e qualidade: cumpra os prazos acordados, sendo produtivo e eficaz em todas as ações. 

Esses 8 Ps oferecem uma visão mais generalista sobre o serviço. É preciso, no entanto, pensar nas pessoas e processos que dão vida a ele, bem como nas provas físicas de qualidade e na adequada promoção, entre outros aspectos. Assim, todo o estabelecimento é beneficiado com o marketing para empresas de serviço e, também, de produtos, claro.

6 vantagens do marketing de serviços

O marketing de serviços é extremamente interessante para aumentar o desempenho da sua empresa, melhorar a comunicação com os clientes e gerar valor aos serviços disponibilizados. Conhece aquela expressão: não basta ser, é preciso parecer? 

Ela se aplica perfeitamente quando falamos de algumas das principais vantagens do marketing para empresas de serviços. Vamos entender melhor quais são elas?

1. Maior credibilidade

Diferentemente de um bem tangível, que pode ser tocado e analisado antes da compra, o serviço é intangível e só pode ser avaliado no momento da sua execução. Portanto, o comprador deve confiar na empresa prestadora, do contrário, não vai pagar por ele, não é mesmo?

Em vista disso, uma das principais vantagens desse marketing é a soma de credibilidade. A empresa passa a ter mais crédito com o seu público-alvo, isto é, torna-se mais credível, confiável. Por consequência, terá mais facilidade em vender o que deseja.

2. Maiores margens financeiras

Não basta vender, é preciso vender bem.

Algumas vendas de serviço contam com margens financeiras ínfimas, que chegam até a dar prejuízo para a empresa. Um bom marketing de serviços, no entanto, soma valor à marca e ajuda a melhorar as margens financeiras.

Empresas prestadoras de serviço com boas campanhas de marketing conseguem ter uma imagem diferenciada no mercado e ser mais respeitadas. Por consequência, os clientes tornam-se dispostos a pagar um pouco mais, o que resulta em maiores ganhos.

Baixe agora o e-book Xeque Mate: para vender mais, o atendimento pode ser sua grande jogada.

3. É um custo estratégico

O marketing de serviços é considerado como custo estratégico, ou seja, um custo capaz de gerar novos negócios e estimular o crescimento da empresa. 

É o oposto ao custo não estratégico, necessário à manutenção do negócio — como impostos ou energia elétrica.

Ao realizar esse investimento, o empresário não está apenas gastando dinheiro, está investindo na empresa. Essa é uma diferença importante.

Se investido com eficiência, esse valor será revertido em novos clientes, novas vendas e parcerias comerciais.

4. Diferencia a empresa no mercado

Toda empresa inserida em um mercado competitivo tem muitas rivais, como, por exemplo, outras empresas que prestam o mesmo tipo de serviço ou complementares. Em vista disso, a competição torna-se natural, mas para vencê-la é preciso se diferenciar.

Nesse cenário, o marketing para empresas de serviços contribui para que o seu negócio torne-se único no mercado.

Afinal, com pesquisas, análises e estratégias, você pode encontrar diferenciais e, inclusive, comunica isso ao público-alvo de maneira bem-sucedida. Logo, também há um processo de diferenciação.

5. Facilita a retenção dos clientes

Muitas empresas estão tão focadas em fazer novos clientes que até esquecem de fidelizar os atuais. E, como já falamos por aqui, o custo para adquirir novos consumidores é muito maior do que manter e fidelizar aqueles que já foram conquistados.

Afinal, a jornada de compra do cliente torna-se menor, você não precisa apresentar a sua empresa, serviços e, tampouco, convencê-lo da solidez do seu negócio. Minimizando, assim, os custos com cada etapa, tempo dos colaboradores e outros investimentos de conversão.

O marketing de serviço pode potencializar essa estratégia, fidelizando e retendo o seu público.

Para te ajudar ainda mais nessa maratona que é fidelizar clientes, montamos um e-book incrível de performance e fidelização. Com ele, você vai aprender qual a melhor forma de se comunicar e atender o cliente em cada fase da jornada de compra. Para acessá-lo é só preencher o formulário abaixo!

[E-book] Performance e fidelização: a comunicação e o atendimento ideal

Performance e fidelização: a comunicação e o atendimento ideal

Mas, como o marketing para empresas de serviços consegue aumentar a fidelização?

Para compreender essa ligação, é necessário salientarmos que um dos maiores critérios para a fidelização, especialmente na área de serviços, é a experiência de compra.

Os clientes precisam se sentir acolhidos pela empresa, desejados e respeitados. O marketing de serviços ajuda, então, a construir uma experiência única e agradável. 

E em relação à sua equipe? Será que o marketing de serviços também consegue impactá-la de forma positiva? Já adiantamos que sim! Veja só:

6. Melhora o alinhamento de todo o time

As estratégias do marketing de serviços não são apenas uma questão de divulgação, mas também de alinhamento, padronização e integração da equipe. Todos os colaboradores precisam falar a mesma “língua”, devem estar alinhados para a execução de um ótimo trabalho.

Dois itens garantem esse melhor alinhamento: primeiro, a preocupação com os colaboradores, afinal, são eles que produzem o serviço desejado. Depois, a preocupação com os processos diários, ou seja, o conjunto de ações capazes de levar até o resultado desejado.

Como implantar o marketing de serviços?

Um dos métodos mais interessantes para colocar o marketing de serviços em prática é utilizar o método AIDA: tornar seu serviço mais Atraente e instigar o Interesse do seu público-alvo, para despertar o Desejo e, então, a Ação de compra.

Dessa forma, é preciso ser criativo. E uma alternativa é contar com empresas especializadas no assunto. Algumas agências de marketing focam especificamente nesse campo e sabem o que deve ser feito para somar valor aos seus serviços.

Como você pôde observar, o marketing de serviços é um conjunto de políticas e ações de marketing que ajuda a explicar o valor do serviço, bem como atrair, engajar e fidelizar os clientes. Seus benefícios são vários, como o aumento da credibilidade, da rentabilidade e retenção dos clientes.

Logo, toda a empresa, nos vários níveis, pode ser beneficiada. Que tal vermos o marketing de serviços em exemplos de empresas reais para compreendermos exatamente a prática dessas estratégias?

Marketing de serviços: exemplos de empresas

iFood

Se pensarmos por um minuto sobre marketing de serviços com exemplos de empresas, uma das marcas mais relevantes é o iFood, certo? O crescimento dessa empresa foi estrondoso nos últimos anos e muito disso foi devido ao marketing de serviços. Algumas das estratégias mais marcantes são:

  • Cupons de descontos diários;
  • Gatilhos mentais como escassez, urgência, etc;
  • Disparos de mensagens no momento correto, como almoços, lanches, e jantares.

Spotify

O Spotify é um dos maiores streamings de música e ganhou um público cativo e fiel com a personalização de conteúdo, disponibilidade de versão gratuita e muito investimento estratégico. Por isso, não é à toa que ele está aqui na nossa lista de marketing de serviços, com exemplos de empresas de sucesso. 

Veja no vídeo abaixo (em espanhol) as 5 principais estratégias de marketing do Spotify:

E então, gostou do artigo e está pronto para investir nesse tipo de estratégia? Quer uma dica de ouro para potencializar o marketing de serviços oferecendo um atendimento ao cliente excepcional? 

Então, você precisa conhecer o Movidesk!

Movidesk

Somos o melhor sistema de atendimento do mercado. Afinal, temos tudo o que você precisa para ganhar o jogo e levar o seu atendimento para outro nível. Como? Veja nossas principais funcionalidades:

  • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
  • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
  • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
  • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

Essas são algumas funcionalidades, entre muitas outras, que trarão qualidade para as suas interações com os clientes. Ficou curioso e quer ver o Movidesk funcionando na prática? É só acessar o banner abaixo e fazer um teste gratuito do sistema!

Teste o Movidesk!

Deixe seu comentário