Confira 5 dicas para melhorar a integração de equipe do seu negócio

Você sabe a importância de integrar as equipes de sua empresa? Sem esse engajamento conjunto, os processos internos não são produtivos, otimizados ou qualificados. Entenda, nesse artigo, como fazer essa integração!

integração da equipe

Uma empresa que consegue promover engajamento, eficiência e integração de equipe nos seus processos internos tem tudo para aumentar a produtividade e os resultados, sobretudo no setor de atendimento.

Independentemente do tamanho do negócio ou da complexidade do segmento em que atua, a criação de um clima organizacional favorável entre os colaboradores é fundamental para o seu sucesso.

Sem uma colaboração contínua e sistêmica dos setores, muitas informações ficam perdidas, prazos atrasados e a produção como um todo acaba por ser prejudicada.

Hoje, considerando a acirrada concorrência no mercado, esse tipo de gargalo não pode mais acontecer. Apesar disso, é muito comum que organizações ainda pequem nesse quesito e tenham problemas internos de ruídos e informações desencontradas.

Sua empresa está com essa dificuldade? Os departamentos não se entendem e, por isso, os serviços estão lentos e não apresentam qualidade desejada? Confira, abaixo, as dicas que preparamos para você e saiba como melhorar a integração de equipe em seu negócio!

Converse com nossos especialistas

O que significa integração de equipe?

Antes de entrarmos nas dicas, é necessário entendermos o que envolve esse procedimento estratégico de gestão, certo?

Definição de integração de equipe

Segundo o Dicionário Aurélio, o termo “integração” significa:

  • “Tonar inteiro ou cabal”;
  • “Adaptação, incorporação de um indivíduo ou grupo externo numa comunidade, num meio”;
  • “Tornar(-se) parte de um conjunto ou de um grupo”.

Diante de tais definições, no âmbito corporativo, pode-se dizer que a integração de equipe, em princípio, é um processo que ocorre no interior das empresas com duas finalidades distintas:

  • inserir o novo colaborador na rotina e no ambiente de trabalho;
  • engajar os profissionais antigos a melhorarem os serviços e aumentarem os resultados.

Objetivos

Dito isso, percebemos que a integração é uma prática indispensável para promover interação entre os colaboradores e manter todos motivados em busca de evolução.

É na integração que os profissionais contratados conhecem a história, filosofia, cultura, missão, valores, objetivos e toda estrutura organizacional da empresa.

Nessa fase, aliás, eles entram em contato com a realidade do negócio e são preparados para iniciar suas atividades. As organizações que não oferecem essa qualificação, tendem a perder exponencialmente em qualidade e otimização de processos.

Da mesma forma, a integração serve para unir os diferentes setores e criar um ambiente saudável para trabalhar.

Ela desenvolve um padrão, uma uniformidade no discurso e uma organização que melhora seus serviços, na medida em que os colaboradores estão sempre engajados.

Como essa prática contribui para o sucesso da empresa?

Além disso, a integração de equipe contribui para que a empresa alcance resultados importantes.

Melhora o clima organizacional

Ela melhora o clima organizacional, que é fator “chave” para manter os colaboradores engajados e em alto nível de produtividade.

Pode acreditar, quanto melhor for o ambiente e as condições de trabalho, mais elevada e qualificada será a produção.

Afinal, quem não gosta de trabalhar em um clima saudável, agradável e repleto de boas relações interpessoais, não é mesmo?

Motiva os colaboradores

A integração de equipe está, também, relacionada à motivação dos colaboradores. Empresas que contam com setores integrados têm um processo comunicativo eficaz, com canais de diálogo e interação.

Elas conseguem envolver os colaboradores em seus projetos e promover uma participação efetiva de cada um deles, de modo que todos se sintam importantes e motivados.

Aumenta a produtividade

Com as equipes integradas, os profissionais terão a percepção de que pertencem ao time e que seus serviços são relevantes para empresa.

É aquela velha lógica de valorizar o colaborador e fazer com que os departamentos trabalhem em harmonia, visando o mesmo objetivo.

[eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?

Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

O que fazer a integração de equipe?

Chegamos à pergunta principal deste artigo, cujas respostas devem ser o maior motivo de você estar aqui, não é verdade?

Pois bem, separamos algumas boas práticas de gestão para integrar equipes, departamentos e setores distintos, com a proposta de melhorar os resultados da empresa.

1. Alinhe a cultura organizacional

O primeiro passo é estabelecer, informar e alinhar com transparência a cultura organizacional da empresa junto aos colaboradores. Trata-se da missão e valores do negócio.

Esses elementos servem como diretrizes para tomadas de decisão e para padronizar as atividades. Constituem a essência da empresa, a forma de se posicionar perante o mercado e os clientes, além de integrar suas atividades.

2. Crie um ambiente saudável de trabalho

Como já dissemos, o clima favorável contribui para o sucesso da empresa, já que mantém os profissionais felizes, satisfeitos e motivados a buscar seus objetivos com afinco.

Além disso, em um bom ambiente, as relações interpessoais serão melhores, o que interfere positivamente em como as equipes se ajudam e desempenham seus papéis conjuntamente.

3. Desenvolva uma política de comunicação interna

“Quem não se comunica, se trumbica”, já dizia Chacrinha, uma das maiores personalidades da TV brasileira.

Ele estava coberto de razão. A comunicação interna é um dos pontos cruciais para integrar os times da empresa por meio de dados, troca de informações, resolução de problemas e busca por soluções.

É com comunicação eficaz que os fluxos de trabalho se tornam mais ágeis, otimizados e seguros. São as práticas comunicativas que oferecem uma visão amplificada de todos os setores e mantêm os departamentos alinhados.

Portanto, invista em sistemas e ferramentas eficazes de comunicação para promover a integração de equipes.

4. Estruture a área de TI

Para ter uma comunicação eficiente na sua empresa, é fundamental que o setor de tecnologia da informação (TI) esteja bem estruturado e alinhado aos objetivos do empreendimento.

Essa é a área responsável por garantir que os sistemas que os colaboradores usam para se comunicar funcionem perfeitamente e otimizem os processos internos.

Caso seu negócio não tenha um departamento desse, é crucial contratar uma empresa especializada em tecnologia para dar suporte e tomar conta do serviço.

5. Realize treinamentos

Por fim, realize treinamentos como forma de qualificar e capacitar seus colaboradores, para que eles entendam a importância da integração dos times.

A maior parte das empresas, equivocadamente, só realiza capacitação no momento da integração inicial ou quando o profissional muda de cargo.

Conhecimentos devem ser constantemente atualizados, principalmente os que dizem respeito aos processos que envolvem o negócio, como a cultura organizacional e as novas tecnologias implementadas.

Enfim, quanto mais qualificados e integrados forem os departamentos, maior será a produtividade. Invista em capital humano, melhore o clima organizacional da corporação e a integração de equipe.

Que tal começar essa ação lendo nosso outro artigo, que fala sobre como um software de atendimento ajuda a mensurar a produtividade da equipe? Aproveite!

Melhore sua integração de equipe com o Movidesk