Movidesk A Zenvia Company
As melhores dicas para um bom relacionamento com o cliente neste Valentine’s Day

As melhores dicas para um bom relacionamento com o cliente neste Valentine’s Day

O mês de fevereiro, além destas chuvas intermináveis, traz com ele todo o romantismo do Valentine’s Day, o dia dos namorados nos EUA. E, se tem um crush em quem a gente sempre está de olho, é o nosso consumidor. É por isso que vamos bancar o cupido e apresentar para você as melhores dicas para um bom relacionamento com o cliente.

Esqueça a reserva para jantar à luz de velas naquele restaurante lotado, ou as duas dúzias de rosas vermelhas com suas pétalas meticulosamente espalhadas pela cama. Para conquistar o superlike do seu cliente você não precisa de nada disso. O que ele espera, de verdade, é carinho, atenção e fidelidade. Como em qualquer relacionamento, o segredo está nos pequenos gestos.

Deixe o amor invadir o seu coração e confira estas dicas para um bom relacionamento com o cliente e ter certeza que vocês vão dar match!

6 (+) Dicas para um bom relacionamento com o cliente

1. Seja um bom ouvinte

Não poderíamos começar nossas dicas de relacionamento com o cliente de forma diferente. Afinal, assim como na vida a dois, o mínimo que o seu cliente espera é ter a sua atenção. Por isso, ouça o que ele tem a falar.

Não adianta fingir que está escutando, enquanto tudo o que faz é se preparar para oferecer seus produtos ou serviços assim que tiver uma oportunidade. Estamos falando aqui de ouvir atentamente e analiticamente, de forma a poder identificar suas dores e buscar de forma ágil uma solução para seus problemas.

Por isso, ao conversar com o consumidor, dê a ele toda a sua atenção.

Nada de ficar insistindo no multitarefa e deixar ele esperando por uma resposta! Para um bom relacionamento com o cliente é preciso ser cordial, ágil e empático. Faça com que ele se sinta à vontade para falar, inclusive se o assunto for uma reclamação.

Você tem que estar ao seu lado na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, lembra? É justamente nas críticas que podemos evoluir e consertar nossas falhas. Portanto, dê ouvidos e mostre-se interessado!

2. Faça-o se sentir bem-vindo

Para começar bem o Valentine’s Day, a primeira impressão é a que fica. Receber o amado com um grande gesto de carinho faz toda a diferença no restante do dia. Podem ser flores, chocolates ou simplesmente um sorriso sincero.

E o mesmo vale para o momento em que você tem o primeiro contato com seu cliente. Claro que não estamos falando para recebê-lo com um beijo ou uma caixa de bombons, mas com gentileza e alegria.

Você sabia que, mesmo via chat, o sorriso no rosto do agente pode ser sentido pelo consumidor?

São estas pequenas coisas que fazem a diferença e a conversa fica mais leve e agradável. Além disso, a resolução do problema já neste primeiro contato é muito relevante para que o cliente fique satisfeito em sua relação com a marca.

O FCR (First Call Resolution), por exemplo, é uma métrica marcante para ser acompanhada no dia a dia da empresa. E, como você já deve imaginar, quanto menor o FCR, maiores a chances de começarmos um bom relacionamento com o cliente.

3. Não esqueça de ligar no dia seguinte

Nada pior do que curtir uma noite divertidíssima com o crush, passar o dia inteiro relembrando cada momento na sua cabeça e… nada. Nem uma ligação, uma mensagem, ou ao menos um emoji de coração ?. É de acabar com qualquer paixão, não é mesmo? ?

É aqui que entra o pós-vendas.

O bom relacionamento com o cliente não acaba no momento da compra, muito pelo contrário. É justamente neste ponto que um romance duradouro pode desabrochar.

Utilize todas as suas técnicas de marketing de retenção, invista na satisfação do consumidor e garanta bons resultados no longo prazo, que é casamento na certa!

Lembre-se, até uma mensagem via Whatsapp pode manter acesa a chama da paixão do seu cliente e para isso também existem os sistemas de atendimento via Whatsapp!

Quer usar o WhatsApp para impulsionar o atendimento do seu negócio, mas não sabe como? Confira o guia completo que preparamos para você!

4. Lembre das datas importantes

Esqueceu de comprar uma lembrancinha no Valentine’s Day? Ou, pior, deixou passar o aniversário de namoro ou casamento?

Sinto lhe informar, mas é difícil não ficar decepcionado quando sua cara-metade ignora uma data importante como essa. O melhor a fazer é deixar estas celebrações anotadas na agenda para que nenhuma fique sem a comemoração que merece.

Da mesma forma, é muito decepcionante para o seu cliente quando você promete algo e não cumpre dentro do prazo estabelecido. Se nenhuma data ou período foi combinado, pior ainda: ele nunca saberá quando vai receber a sua resposta.

Por isso, é muito importante, para um bom relacionamento com o cliente, ter um SLA bem definido e claro para os seus consumidores. Assim, eles saberão quando esperar por suas soluções, e ninguém fica na mão.

5. Foi bom pra você?

No relacionamento a dois, não vale ficar preocupado apenas com a própria performance e deixar o parceiro na mão. É preciso garantir que a satisfação dele também seja completa!

Mas como saber se a sua cara metade está curtindo tanto quanto você?

Quando o assunto é um bom relacionamento com o cliente, um sistema de atendimento pode ajudar. Com a utilização de uma pesquisa de satisfação a cada chamado finalizado, você sabe exatamente se a sua empresa está entregando aquilo que o cliente espera. Através dos questionários aplicados, você descobre onde melhorar para que o amor não vire cilada.

6. Saiba utilizar os aplicativos de relacionamento a seu favor

Hoje em dia, os aplicativos de namoro são parte quase imprescindível da arte da paquera. Mas quando o assunto é o bom relacionamento com o cliente, não é de Tinder ou Happn que estamos falando, e sim de um sistema de atendimento. O papel deste software é centralizar toda a comunicação com os consumidores da marca, facilitando, organizando e dando agilidade.

A diferença é que, ao invés de servir para arrastar pro lado na foto do crush, trocar contatos e depois ser descartado, o sistema de atendimento acompanha a sua comunicação durante todo o relacionamento. Ele vai ajudar não apenas a conquistar o amor do cliente, mas a garantir que esta relação seja longa, duradoura e muito feliz.

Baixe o e-book e aprenda as melhores técnicas para superar expectativas e fidelizar clientes!

Dicas de relacionamento com o cliente –  Bônus: como gerenciar os contatinhos

As dicas de relacionamento com o cliente são para o Valentin’s Day, mas sabemos que sempre existe aquele leitor mais conectado, que passa essa data fazendo malabarismo de tantos contatinhos que precisa administrar ao mesmo tempo. Para ele também temos uma dica de relacionamento com o cliente!

A solução é ser omnichannel!

Com um atendimento unificado e com múltiplos canais, você garante que ninguém fica desamparado. Todo mundo tem seus chamados respondidos e a chama da paixão continua acesa.

Já que falamos de aplicativo de relacionamento preferido dos encantadores de cliente… Que tal ver o que ele pode fazer por você e seu maior crush – ou crushs ??

Sistema Movidesk: Investe em mim! 

Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

Aposta tudo em mim! Se você não conhece a música não deve ter entendido. Mas vamos contar porque vale a pena investir em um sistema de atendimento para criar e manter um bom relacionamento com o cliente.

Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar todo o processo de atendimento ao cliente, capturando todas as informações que você precisa para conquistar de vez esse crush.

Tem receio de trocar de sistema, ou investir em uma nova ferramenta? Então, você tem algo em comum com a gigante empresa alemã, Hamburg Süd. Veja abaixo um pouco mais sobre essa história.

Como a Hamburg Süd resolve 80% dos atendimentos no primeiro contato com o cliente usando o nosso sistema

A transportadora marítima de mercadorias Hamburg Süd percebeu a necessidade de um melhor controle do fluxo de atendimento ao cliente durante seu processo de digitalização e automação de processos. De acordo com o gerente regional de processos, Leandro Menezes, era preciso investir em uma ferramenta que garantisse um atendimento diferenciado e de excelência para cada um de seus clientes (o personal touch).

Depois de muito analisar, a empresa chegou à conclusão de que o sistema Movidesk oferecia o melhor custo-benefício e seria a ferramenta ideal para desenvolver um bom relacionamento com o cliente. E, cá entre nós, estava certa!

O resultado foi uma melhora nos indicadores, principalmente na resolução no primeiro contato. Hoje a empresa consegue que, em média, 80% dos atendimentos sejam resolvidos já no primeiro contato com o cliente, e isso acontece dentro do SLA, ou seja, este primeiro contato é realizado em menos de 8 horas a partir da abertura do chamado

Tá aí uma empresa que conseguiu f021db” class=”textannotation”>idelizar os contatinhos! A verdade é que o objetivo pode ser casamento ou curtição, mas nada acontece sem um primeiro encontro, para ver se o namoro vai pra frente, não é mesmo? 

Por isso, antes de se comprometer, faça o teste grátis do Movidesk por 7 dias e sinta na pele como ele vai melhorar o seu relacionamento com o cliente.

Teste o Movidesk!
Arquivado em
mm
Escrito por

Jornalista e Content Writer. Apaixonada por boas histórias, textos envolventes e bons documentários. Entrou na Movidesk para integrar o time de Inbound Marketing, escrevendo sobre o universo de atendimento ao cliente.