Conheça a importância do pós venda na construção de um bom relacionamento com o cliente!

Um pós venda bem feito promove uma melhor experiência ao cliente, permite identificar padrões a serem ajustados e, ainda, aumenta as chances de vendas de modo recorrente. Entenda melhor!

importância do pós venda

O relacionamento com o cliente não acaba com a emissão da nota fiscal. Pelo contrário, é aí que se inicia. Então, é preciso arquitetar um suporte capaz de tirar as dúvidas dos clientes e solucionar eventuais gargalos depois das compras, ou seja, é preciso de pós-venda.

Para ficar mais claro, pense no pós-venda como todo o suporte oferecido ao cliente após a efetivação de uma compra, garantindo que ele continue sendo amparado pela organização e que tenha uma experiência. A questão-chave, então, é: qual a importância disso?

O assunto é essencial e pode promover muitas vantagens à empresa, tornando-a mais bem posicionada no mercado e apta para atender demandas. Entenda a importância, adiante.

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Promove uma melhor experiência ao cliente

    Hoje, muito se fala em experiência do cliente. Há um forte consenso de que as empresas não comercializam apenas bens ou serviços, mas experiências — que são capazes de fidelizar e transformar clientes em promotores. Pois bem, o pós-venda é crucial na experiência.

    Imagine o seguinte exemplo: você precisa comprar um produto e é muito bem atendido. O vendedor é gentil e ágil. Perfeito. O problema é que, depois da compra, você percebe que há algo de errado e aciona o pós-venda. O atendimento é demorado, ríspido e burocrático. E então, qual a sensação? Parece que você está sendo enganado, não é mesmo?

    Sem um pós-venda, você definitivamente não vai construir um relacionamento saudável com o cliente. Além disso, pode fazer com que a experiência seja tão desastrosa que ele atue como um detrator da marca, criticando-a para seus principais amigos ou familiares.

    Permite identificar padrões a serem ajustados

    Para que você potencialize o relacionamento com seus clientes, precisa identificar e corrigir pontos fracos, além de otimizar as qualidades que já são entregues. Muitas vezes, contudo, o processo de diagnóstico não é simples. O gestor não conta com insights suficientes.

    Felizmente, o pós-venda oferece uma visão clara do que está acontecendo, do que pode ser mudado ou radicalmente mudado. Por vezes, depois da venda, o cliente envia um feedback negativo — além de solucioná-lo, você deve utilizá-lo como um degrau para crescimento.

    Um ótimo exercício é buscar por padrões nos feedbacks. Se um cliente reclama da embalagem do produto, tudo bem. Se dezenas de clientes reclamam da embalagem do seu produto, é um sinal de alerta. Identifique os padrões para corrigir e evoluir mais rápido.

    Soma uma nova chance de conquista

    Por vezes, a venda não sai exatamente como se espera. O consumidor demora para ser atendido, tem problemas no pagamento do produto ou mesmo acaba tendo que passar por algum tipo de experiência negativa. Imediatamente, isso prejudica o relacionamento.

    O pós-venda é, portanto, uma chance de se redimir e “acertar as pontas”. Você pode fazer com que o cliente mude radicalmente de opinião, perceba que tudo foi um mal entendido e que ele pode confiar na empresa. Sendo assim, você tem uma segunda chance para acertar.

    Se a experiência de consumo não foi boa, vá até o cliente, pergunte quais pontos precisam de ajuste e o porquê. Disponha-se, ainda, para solucionar problemas remanescentes, trocar produtos defeituosos ou acelerar processos morosos. É preciso ser leal ao seu cliente.

      [E-book] Performance e fidelização: a comunicação e o atendimento ideal
      Performance e fidelização: a comunicação e o atendimento ideal

      Aumenta as chances de vendas de modo recorrente

      Algo essencial (mas, algumas vezes, pouco explorado) é a venda recorrente. Pense nisso como vender mais de uma vez para o mesmo cliente, de modo que ele se torne assíduo em sua empresa. Assim, é possível potencializar as vendas e o relacionamento, juntos.

      Novamente, o pós-venda é uma ferramenta importante. É preciso se manter próximo do cliente, seja ao enviar novas ofertas seja ao parabenizar o cliente em datas comemorativas. O mais importante é o seguinte: se manter sempre à vista, mesmo depois da compra.

      Desse modo, na hora de efetivar novas compras, o cliente vai lembrar da sua empresa. Também notará que você, diferente de outros comerciantes, manteve-se disposto a ajudá-lo e suprir eventuais necessidades. Em outros termos, terá mais chances para vender mais.

      Aumenta o ticket médio das vendas

      Curiosamente, o pós-venda tem o poder de aumentar o ticket médio das suas vendas, ou seja, fazer com que o valor médio do que é comercializado seja superior. Isso está associado à recorrência nas compras e ao aumento da assiduidade dos seus consumidores.

      Veja bem, se o cliente volta na sua empresa, é sinal de que ele confia em você e no seu produto. Essa confiança é essencial para a venda. Aliás, faz até mesmo com o que o cliente disponha-se a gastar um pouco mais ou até pagar um pouco a mais pelos seus produtos.

      Por outro lado, se o cliente está desconfiado, ele avalia cada oferta minuciosamente. Além disso, acredita que há alguém querendo enganá-lo e que o resultado da compra não será tão satisfatório assim. Logo, ainda que exista venda, o ticket médio tende a cair.

      Promove mais negociações do tipo ganha-ganha

      Após uma compra, o cliente pode buscar a empresa pode uma enorme quantidade de fatores. Por exemplo, para tirar dúvidas, trocar um produto ou renegociar dívidas. Várias das demandas evolvem negociações delicadas e que precisam ser muito bem conduzidas.

      Todavia, caso seu pós-venda não funcione bem, as negociações dificilmente vão levar a resultados do tipo ganha/ganha, nos quais você e seu cliente sentem-se beneficiados. Em geral, há resoluções do tipo perde/ganha, onde apenas um parte parece sair “vitoriosa”.

      Isso ocorre porque um pós-venda organizado melhora a comunicação empresarial, aumenta a transparência e reduz o número de atritos. Assim, o processo de negociação e resolução de desafios é mais simples, rápido e animador aos clientes finais da empresa.

      Dica para potencializar o pós-venda

      A dica de ouro para melhorar o pós-venda é ter um sistema de atendimento. Afinal, com este investimento podemos realizar o gerenciamento de histórico de contato, a integração com outros setores importantes para o pós-venda e permite que a sua empresa faça contatos mais assertivos. 

      Você ainda não tem um sistema de atendimento assim? Então, conheça um pouco mais sobre o sistema Movidesk e prepare a sua empresa para encantar ainda mais!

      Sistema de atendimento ao cliente da Movidesk

      Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

      sistema de atendimento ao cliente da Movidesk pode ajudar você com:

      • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
      • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
      • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
      • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

      Se você pensou: Meu deus, tantas funcionalidades assim vão exigir muito treinamento e tempo para que minha equipe seja capacitada a usar o sistema Movidesk!

      Calma, na verdade, o nosso objetivo é exatamente o contrário: oferecer funções simples e intuitivas para a sua equipe. Essa era, inclusive, uma das maiores preocupações da PG Mais, veja só:

      PG Mais: Como a empresa conseguiu atender uma demanda de 4 mil chamados por mês com um sistema intuitivo e simples?

      A PG Mais integra e desenvolve soluções em canais de relacionamento e gestão de conhecimento há mais de 10 anos. Liderada por Paulo Gastão, profissional com mais de 30 anos de experiência no mercado de cobrança e crédito, a empresa conta com 170 colaboradores e mais de 300 clientes, e tem como principal meta a satisfação de seus consumidores.

      Em 2016, Gastão sentiu a necessidade de contratar um novo sistema de atendimento, algo que trouxesse mais organização para os processos e o ajudasse a ganhar tempo na área de suporte. A grande questão era que a empresa precisaria substituir um sistema próprio, mas sem tempo hábil para capacitar seus colaboradores para lidar com uma ferramenta muito complexa.

      Foi então que a PG Mais encontrou o sistema Movidesk. Conseguimos, juntos, organizar os processos de atendimento e centralizar o armazenamento de dados, e isso facilitou a distribuição das informações com toda a equipe.

      Resultado? 3,5 bilhões de atendimentos e a empresa conseguiu aumentar em 30% a satisfação geral de seus clientes. Incrível, não?

      E você, gostaria de alcançar estes resultados? Então não perca tempo! Clique no banner abaixo e agende uma demonstração do Movidesk.

      Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!