O que é competitividade empresarial e como me destacar dos concorrentes?

Competitividade empresarial é uma competição entre empresas que vendem produtos e serviços semelhantes. Para se destacar neste meio, você precisa conhecer bem o seu cliente, marcar presença nas redes sociais e ter uma boa identidade visual. Entenda tudo neste post!

competitividade empresarial

Você já parou para pensar que entender o que está acontecendo fora da empresa é uma parte importante do planejamento estratégico? Nesse cenário, a competitividade empresarial impulsiona a sobrevivência e o crescimento dos negócios. 

Sim, apesar de estar rodeado de concorrentes parecer uma má ideia, a realidade não é bem assim. Afinal, com a disputa, cada marca procura dar o melhor no atendimento ao consumidor. Com isso, tanto a empresa que se diferencia como o consumidor ganham.

Continue a leitura para saber mais sobre competitividade empresarial, a importância disso para o seu negócio e como se destacar de outras empresas.  

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Entenda o significado de competitividade empresarial 

    Competitividade empresarial é a competição entre empresas que vendem produtos e serviços semelhantes cujo objetivo é aumentar a receita, a participação nos lucros e mercado. 

    A disputa motiva as organizações a aumentarem o volume de vendas, utilizando os quatro componentes do mix de marketing: produto, promoção, preço e praça. 

    Quanto mais consumidores, maior a participação de mercado; quanto mais vendas, maiores as chances de obter lucro. É, portanto, de grande relevância estar à frente de seus concorrentes.

    Conheça a importância

    Algumas empresas acham que é melhor seguir com os próprios planos e ignorar a competitividade empresarial, talvez porque pensem que têm uma proposta única ou acreditem que são muito pequenas para desperdiçar recursos preciosos em análise quando há tantas demandas.

    Outras ficam obcecadas em rastrear as ações dos concorrentes e copiam as mesmas estratégias na tentativa de superá-los. Acontece que é preciso encontrar um ponto de equilíbrio, pois ignorar ou valorizar demais o concorrente são atitudes extremas que devem ser evitadas. 

    Afinal de contas, a competitividade empresarial torna as pessoas criativas, o que é essencial para a inovação. Isso ajuda a trazer e testar novas ideias com eficácia em um período de tempo relativamente curto. 

    Isso porque reduz o tempo em que as ideias são geradas e colocadas em uso. Principalmente por conta da necessidade urgente de ficar à frente dos outros, o que, por sua vez, obriga os gestores a agirem rapidamente.

    A competitividade também resulta na utilização adequada dos recursos disponíveis. Para conseguir uma gestão financeira confiável, é importante traçar uma estratégia que garanta economia e produtividade.

    Essa ação cobre uma área ampla, por exemplo: modificar a estrutura de trabalho da força de trabalho, reciclar materiais residuais, serviços de engenharia para torná-los repetíveis, etc. 

    Isso traz uma aprendizagem ao longo da vida para analisar as demandas do mercado e se ajustar a elas. Aprender a se manter à frente dos concorrentes o ajudará a desenvolver as asas que o farão voar com menos esforço.

    Saiba como se destacar na competitividade empresarial

    Agora que você conhece a importância da competitividade empresarial, confira estas dicas para a sua empresa ganhar vantagem.

    Conheça bem o cliente

    A estabilidade das vendas a longo prazo não se trata apenas de ter um ótimo produto. Trata-se de atender às necessidades dos consumidores, entender o que os motiva e falar com eles de maneira que os fazem querer se engajar. 

    Para fazer isso, é preciso recorrer a pesquisas, relatórios e outras ferramentas para conhecer o comportamento do consumidor. Essa é a regra geral para qualquer campanha de marketing. 

      Baixe o e-book e aprenda as melhores técnicas para superar expectativas e fidelizar clientes!
      Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

      Marque presença nas redes sociais

      Para se destacar dos concorrentes, é fundamental estar presente. As redes sociais aumentam a visibilidade da marca entre os clientes em potencial, permitindo que você alcance um público mais amplo.

      É aqui que o conteúdo original se cruza com o design de qualidade. Entre GIFs, memes, Facebook Live e muito mais, uma estratégia de conteúdo deve ser cuidadosamente pensada e executada. 

      Que mensagem seus clientes desejam ver, como eles se identificarão com a marca e o que os levará a clicar no post ou começar uma conversa? Defina seus objetivos para desenvolver uma estratégia de mídia social para o reconhecimento da marca. 

      Use a identidade visual para se diferenciar 

      O cérebro humano capta impressões visuais o tempo todo, tanto consciente quanto subconscientemente. O aspecto visual geralmente cria impressões mais profundas e duradouras que as próprias palavras. 

      Portanto, se destaque por meio da identidade visual, como: logotipo, paleta de cores, fontes e outros elementos criativos de design. Dessa forma, as pessoas se lembrarão mais facilmente da sua marca. 

      Responda aos clientes 

      Um número cada vez maior de clientes está alcançando marcas que amam nas redes sociais, contando com postagens e mensagens privadas. Muitas empresas ignoram isso ou demoram a responder — é um erro vital.

      Se você se envolver com os seguidores nas redes sociais, terá a oportunidade de construir uma comunidade, estabelecer relacionamentos com fãs e mostrar a eles que você realmente se importa. O tempo de resposta rápido faz as pessoas se sentirem ouvidas, respeitadas e apreciadas. Assim, é possível fortalecer a marca enquanto resolve as demandas do público.

        Precisa de uma ajudinha na hora de conversar com o cliente? Confira 30 frases de atendimento para utilizar em diferentes situações do suporte!
        30 frases de atendimento

        Forneça o melhor atendimento ao cliente

        Oferecer um bom atendimento não é relevante apenas para a satisfação, retenção e vendas adicionais, mas também para atrair novos compradores. É o cerne de um negócio que visa fornecer um serviço excepcional que faz com que o cliente se sinta valorizado e respeitado.

        Para isso, é fundamental se cercar das soluções tecnológicas certas. Embora fornecer um serviço excelente possa envolver recursos, tempo e dinheiro, quando você alcançar as metas, isso permitirá que a sua marca se destaque da concorrência, mantenha uma reputação positiva e incentive compras repetidas.

        Se você tem dificuldade para promover um atendimento de qualidade, conheça o sistema Movidesk.

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma simples e intuitiva que centraliza todas as solicitações dos clientes em um único lugar. Independentemente do canal que eles escolhem para entrar em contato, pois o sistema funciona integrado com vários aplicativos.

        Assim, é possível configurar rotinas automatizadas para trabalhos rotineiros entediantes, comunicar-se com eficácia com a equipe e usar tecnologias como Help Desk e Service Desk, além de uma variedade de recursos úteis reunidos em uma solução baseada em nuvem.

        E aí? Está pronto para melhorar a performance da sua equipe de atendimento ao cliente com o sistema Movidesk? Clique no banner abaixo e agende uma demonstração.

        Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!