O que fazer com a concorrência: 6 segredos de como superar a concorrência e vender mais

Superar a concorrência é um desafio para qualquer negócio. Para fazer isso, é necessário conhecer o seu público-alvo, focar em um atendimento de qualidade, usar a tecnologia da forma correta, gerar valor ao seu produto, investir na melhoria dos feedbacks e estar sempre aberto para a inovação.

como superar a concorrência nos negócios

Saber como superar a concorrência é um dos principais desafios de qualquer negócio, não é mesmo? Principalmente porque não existe receita mágica para isso: é essencial desenvolver estratégias que façam a sua marca se destacar. Uma delas é monitorar a concorrência. É preciso saber o que os concorrentes estão fazendo, onde estão acertando e, principalmente, errando.

E mais, para ganhar a preferência do cliente, é preciso estar atento e ouvi-lo. Não tem como prospectar e encantar consumidores sem conhecê-los. Por isso, as empresas que atuam de forma analítica, acompanham os movimentos do mercado, desenvolvem estratégias e adotam ferramentas para otimizar os seus processos descobrem o segredo de como sair na frente da concorrência.

Continue a leitura e descubra dicas essenciais para superar a concorrência, vender mais e ganhar a preferência do cliente!

    Baixe o e-book e aprenda as melhores técnicas para superar expectativas e fidelizar clientes!
    Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

    6 segredos de como superar a concorrência e vender mais

    1. Conheça bem o seu público-alvo

    O primeiro passo de como superar a concorrência, vender mais e conseguir cativar mais clientes é conhecer bem o seu público-alvo. Para tanto, promova pesquisas, busque informações no mercado e desenvolva análises internas em relação aos seus consumidores. 

    Com a transformação digital, hoje há diversas ferramentas que facilitam o apanhado e a compilação de dados do seu negócio.

    Você pode coletar informações por meio do seu site, ferramentas de atendimento e pelas tradicionais pesquisas de satisfação. Além disso, é essencial ter um time que esteja apto a criar as melhores personas do seu negócio. Essa estratégia de como enfrentar a concorrência é muito efetiva para direcionar outras, uma vez que elas são desenvolvidas focadas em um perfil específico de cliente, sendo, assim, mais personalizadas.

    2. Foque em atendimento de qualidade

    O atendimento pode ser o motivo do sucesso ou do fim do seu negócio. Por isso, invista em capacitação do seu time responsável por fazer o atendimento aos clientes. É preciso ter simpatia e superar as expectativas dos consumidores, ou seja, entregar mais do que a solução que o negócio já oferece.

    Um exemplo de como enfrentar a concorrência é se inspirar no atendimento ao cliente da fintech Nubank. A empresa é referência quando o assunto é o encantamento de consumidores. 

    Sabe qual é o segredo da marca? 

    A empatia

    Os seus agentes são capacitados para agirem conforme o perfil do cliente: eles adaptam o seu tom de voz e o tipo de diálogo conforme a liberdade que o cliente dá.

    Além disso, sempre surpreendem o cliente ao entender a sua real dor e “mimá-lo” com soluções não previstas no catálogo de produtos da marca. Um exemplo disso é a história do usuário Nubank que teve um problema ao comprar um sanduíche. A empresa resolveu a dor do cliente e ainda enviou uma sanduicheira para ele. Isso que é realmente se colocar no lugar do consumidor e estar à frente da concorrência, não é mesmo?

    Veja só a proposta de valor da Nubank:

    3. Use a tecnologia de forma correta

    Investir em tecnologia é quase que uma obrigação, atualmente, para qualquer empresa que queira saber como se diferenciar da concorrência. É impossível falar em atendimento de qualidade e melhoria de processos se não puder contar com dispositivos que automatizem as rotinas produtivas e facilitem a vida dos colaboradores e dos usuários.

    Sabemos que o investimento em inovação pode ser algo oneroso para o seu negócio. No entanto, é extremamente rentável desde que seja aplicado da forma correta. Por isso, mapeie os gaps nos seus processos, entenda suas origens e mensure os ganhos obtidos com a sua resolução. Feito isso, busque no mercado referências para desenvolver as soluções que a sua empresa precisa.

    As ferramentas tecnológicas são ótimas aliadas para potencializar a percepção positiva do cliente quando em contato com a sua marca. Por isso, é essencial buscar sempre soluções que automatizem os processos e deixem o seu time mais concentrado em encantar os seus consumidores, como sistemas de atendimento e Help Desk.

      Nós te ajudamos a escolher o Help Desk ideal para o seu negócio! É só você baixar o nosso e-book
      Help Desk Ideal

      4. Busque agregar valor ao seu produto

      Hoje, os clientes não compram um produto somente por comprar. Para decidir sobre uma marca, eles passam por uma longa jornada. Por isso, o seu negócio precisa saber como se diferenciar da concorrência para transformar a sua marca em objeto de desejo para os consumidores. O atendimento de qualidade, por exemplo, é uma das ações que mais agrega valor a qualquer empresa.

      Muitos clientes estão propensos a pagar mais por uma experiência diferenciada do que pelo produto em si. Em resumo, não adianta oferecer o melhor produto se o serviço não estiver à altura. Por isso, busque sempre agregar valor à sua marca com estratégias de encantamento do cliente.

      Há outras ações que agregam valor à marca, como o desenvolvimento de produtos e de soluções ecologicamente corretas. Além disso, muitos consumidores buscam por empresas que procuram minimizar ou impedir qualquer tipo de impacto negativo à sociedade, sempre atuando com o viés da responsabilidade civil social.

      5. Invista na melhoria dos feedbacks

      Quando falamos em feedback, sempre temos a tendência de percebê-lo como algo negativo, não é mesmo? Mas, na verdade, o feedback é uma ferramenta poderosa para otimizar qualquer processo da sua empresa. É por meio dele que o seu negócio entende a realidade, como as coisas acontecem na prática e consegue, assim, otimizar a experiência do cliente.

      Mas, quase todas as empresas colhem feedbacks, certo? Então, o que fazer com concorrentes que também atuam assim?

      Vá além!

      Sim! Essa é a palavra de ordem no nosso guia de como superar a concorrência!

      Para melhorar o feedback, a empresa precisa realmente ouvir os seus clientes. Por isso, pesquisas como o NPS (Net Promoter Score, ou Índice Líquido do Promotor) são essenciais para que a imagem positiva da sua marca seja fortalecida. É necessário ouvir e atuar na causa do problema.

        [eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?
        O ABC da Pesquisa de Satisfação

        6. Esteja sempre aberto para a inovação

        Inovar é um dos segredos de empresas de sucesso, como é o caso da Netflix. Você sabia que ela está há vinte anos no mercado e começou com a locação de filmes em DVD? Em vez de se perder no meio da transformação digital, a empresa se antecipou e resolveu fazer parte disso. Assim, ela inovou ao ajustar a sua linha de produtos para uma nova realidade.

        Muitas vezes, as pessoas acreditam que a inovação está relacionada ao uso de tecnologias. No entanto, inovar significa “sair fora da caixa”, “sair da zona de conforto”, e é uma das dicas essenciais de como superar a concorrência. A inovação pode ser feita em qualquer processo do seu negócio e sempre trará impactos positivos para a sua marca, por mais pequena que a mudança possa parecer.

        Tudo anotado? Preparado para estar à frente da concorrência?

        Com as nossas dicas, agora você já sabe como superar a concorrência e está pronto para encantar mais clientes, não é mesmo? Use este artigo como um guia para desenvolver estratégias com o seu time, fortaleça a experiência do seu cliente e fique sempre à frente da concorrência.

        Ah! Antes de ir, te convido a fazer um diagnóstico gratuito do seu atendimento. Nossos especialistas poderão apontar a peça que falta para que o suporte da sua empresa seja destaque em relação ao do concorrente.

        Ficou curioso para saber mais sobre o sistema Movidesk? Então, deixa com a gente! Veja abaixo um pouco mais de como podemos te ajudar com inovação, tecnologia e uma ferramenta hiper personalizável!

        Sistema de atendimento ao cliente da Movidesk

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk pode ajudar você com:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, possibilitando, assim, que você tenha uma ótima estrutura para estar à frente da concorrência!

        Sabe quem apostou no sistema Movidesk e revolucionou o atendimento ao cliente? A gigante empresa alemã, Hamburg Süd. Veja abaixo um pouco mais sobre essa história!

        Case: como a Hamburg Süd resolve 80% dos atendimentos no primeiro contato com o cliente usando o nosso sistema

        A transportadora marítima de mercadorias, Hamburg Süd, percebeu a necessidade de um melhor controle do fluxo de atendimento ao cliente durante seu processo de digitalização e automação de processos. De acordo com o gerente regional de processos, Leandro Menezes, era preciso investir em uma ferramenta que garantisse um atendimento diferenciado e de excelência para cada um de seus clientes (o personal touch).

        Depois de muito analisar, a empresa chegou à conclusão de que o sistema Movidesk oferecia o melhor custo-benefício. E, cá entre nós, ela estava certa!

        O resultado foi uma melhora nos indicadores, principalmente na resolução no primeiro contato. Hoje, a empresa consegue que, em média, 80% dos atendimentos sejam resolvidos já no primeiro contato com o cliente. E isso acontece dentro do SLA, ou seja, este primeiro contato é realizado em menos de 8 horas a partir da abertura do chamado. 

        Isso gerou impactos extremamente positivos na experiência do cliente e na produtividade da equipe da Hamburg Süd. 

        E você, gostaria de ter acesso a mais informações e saber tudo o que podemos fazer para revolucionar a sua forma de atendimento? Então, é só clicar no banner abaixo!

        Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!