Conversão de clientes: saiba como ter sucesso em vendas e marketing

Conversão de clientes abrange o quanto das suas abordagens são eficientes a ponto de transformar um cliente em potencial em um consumidor da sua empresa. Para ter sucesso com esse indicador você deve conhecer o seu público profundamente, além de automatizar seus processos de atendimento. Veja mais no artigo!

Conversão de clientes

Como anda a sua conversão de clientes? Não sabe dizer? Bom, isso pode ser um dos fatores que têm impactado negativamente no seu potencial de vendas. Compreender a sua taxa de conversão e quais as principais questões que impactam nela é fundamental para determinar melhores estratégias e abordagens.

E, mesmo que você conheça profundamente o perfil do seu consumidor, o que já é uma tarefa extremamente difícil, os costumes de consumo variam constantemente. Até pouquíssimo tempo, por exemplo, um vendedor não precisaria de 3 contatos para efetuar uma venda.

Hoje, é extremamente complexo converter um cliente com esse número de tentativas. Afinal, com o mundo cada vez mais digital, os consumidores encontraram outras formas de se conectar, conhecer e dialogar com as marcas. E, muitas vezes, não estão dispostos a atender uma ligação, ou se incomodam com este tipo de contato.

Aquelas empresas que se prenderam aos velhos hábitos dos consumidores pré 4ª Revolução Industrial, viram a sua taxa de conversão de clientes cair consideravelmente. Então, se você ainda tem receio em relação à abordagem correta e as melhores táticas para converter um cliente em potencial em um consumidor fiel este texto é para você!

A partir de agora, vamos definir exatamente o que é taxa de conversão, como calculá-la e, claro, algumas dicas infalíveis para conquistar seu cliente em potencial.

O que é taxa de conversão de clientes?

Bom, o nome é autoexplicativo, não é mesmo? Taxa de conversão de clientes é quanto das suas abordagens são eficientes a ponto de transformar um cliente em potencial em um lead, ou consumidor.

Como você deve imaginar ela funciona como um termômetro para definir se a sua empresa está caminhando para lado correto, tanto em vendas, como em marketing, atendimento ao cliente, etc.

Importância de analisar a conversão de clientes

Como você deve ter notado, a avaliação do cenário de conversão de clientes é extremamente relevante para todas as empresas, incluindo as já consolidadas no mercado. Quando um novo gestor é contratado, por exemplo, é através dos números de sucesso que ele será avaliado, correto?

Se o faturamento aumentou em determinado período, mas a conversão de clientes estagnou, com certeza ele será questionado sobre as suas estratégias. Afinal, apesar de a fidelização ser mais barata e extremamente importante, o crescimento da cartela de clientes ainda é um fator que determina o seu sucesso.

Podemos concluir que a análise da conversão de clientes é indispensável, afinal, com ela a empresa consegue:

  • Determinar gargalos nas estratégias de vendas e marketing;
  • Verificar crescimentos negativos ou estagnados;
  • Analisar a produtividade da equipe responsável pela conversão;
  • Mensurar o crescimento da empresa;
  • Visualizar o sucesso de novas estratégias.

Certo! Mas, você deve estar se perguntando: como eu posso calcular a conversão de clientes da forma correta?

Como mensurar a conversão de clientes

Você deve ter notado que em alguns momentos tratamos a conversão de clientes como uma taxa, correto? Fazemos isso para facilitar a análise, afinal, toda taxa é um comparativo entre uma parte e o total, certo?

Por exemplo, taxa de fidelização é o número de clientes que compram com frequência dividido pelo total de compradores. O mesmo ocorre com a conversão de clientes. Entretanto, a forma de calcular depende do seu objetivo.

Se a sua ideia é mensurar quantos visitantes do seu site fizeram uma ação esperada, como cadastrar o e-mail, por exemplo, o cálculo seria:

Taxa de conversão = Número de cadastros / Total de visitantes x 100

Já, se a análise for relacionada a conversão de clientes no seu e-commerce a conta seria a mesma, porém substituindo o número de cadastros pelo número de vendas.

Como você deve ter notado a conversão de clientes é mais simples de ser calculada em estratégias de Marketing Digital, afinal os dados são mais claros e fáceis de visualizar com as ferramentas de atendimento ao cliente e outros dashboards específicos.

Mas, na rotina de uma empresa é preciso estabelecer o método de avaliação, que pode ser:

  • Taxa de conversão de clientes por cada estratégia;
  • Conversão por abordagens.

Independentemente de qual seja a sua estratégia, a ideia do cálculo é sempre a mesma: o número de conversão pelo total real ou esperado.

👉 Você também vai gostar de ler: Conheça 7 estratégias para recuperar clientes perdidos.

Dicas para otimizar a conversão de clientes

Segmente seu público-alvo
Ter foco em clientes com maior possibilidade de conversão é fundamental para evitar desperdícios com estratégias excessivamente abrangentes. Desta forma você consegue falar com as pessoas certas, nos momentos corretos, sem desperdiçar investimento, tempo e capital humano em contatos ineficientes.

Conheça o perfil do seu consumidor profundamente
Já falamos por aqui que não basta ter os melhores produtos e soluções, eles devem atender as necessidades e expectativas do seu cliente em potencial. Se você esta oferecendo coisas erradas, não adianta a abordagem correta, dia, estratégias de marketing, etc.

Trabalhe com gatilhos mentais
Grande parte das nossas decisões de compras acontecem por impulsos emocionais, conscientes ou não. O uso de gatilhos mentais, portanto, pode melhorar a sua taxa de conversão. Veja no vídeo abaixo os 7 gatilhos mentais mais utilizados em vendas e marketing:

Automatize seu atendimento ao cliente
Organizar informações, armazenar dados e integrar seu sistema de atendimento ao cliente é indispensável na conversão de clientes. Afinal, essas ações facilitam a construção da sua persona, de forma a desenvolver um atendimento personalizado para conquistar e encantar seu público-alvo.

Você tem utilizado as ferramentas corretas de atendimento ao cliente? E mais, tem gerenciado corretamente seus dados para não realizar abordagens e contatos no momento errado e assim diminuir a chance de conversão desse cliente em potencial?

Acha que falta um sistema de atendimento mais eficiente e completo? Quer conhecer um pouco mais da Movidesk para entender por que esta é a melhor ferramenta do mercado? 👇😊

Movidesk

  • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente.
  • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho.
  • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser.
  • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

Essas são algumas funcionalidades entre muitas outras que trarão qualidade para o tratamento dos dados sobre as interações com os clientes. E, portanto, permitirão criar estratégias para aumentar a conversão de clientes e, claro, potencializar o desenvolvimento de um atendimento de excelência para seus consumidores.

Gostaria de conversar com a nossa equipe para saber como podemos te ajudar a transformar o seu relacionamento com o cliente? Preencha o formulário abaixo e receba um diagnóstico gratuito do seu negócio.

[Ferramenta] Diagnóstico de gestão de atendimento

Faça um diagnóstico gratuito do seu negócio e descubra pontos de melhorias para oferecer uma experiência incrível ao seu cliente!

Diagnóstico de gestão de atendimento

Deixe seu comentário