Você já ouviu falar sobre o omnichannel 2.0? Saiba mais aqui!

Chamamos de omnichannel o atendimento realizado por meio de múltiplos canais. O método é tão eficiente que a sua versão 2.0 vem sendo desenvolvida para aprofundar ainda mais o sistema. Neste post, você encontra tudo sobre esta novidade!

omnichannel 2.0

Já ouviu falar em omnichannel 2.0?

Desde que os canais de comunicação digital se tornaram uma parte do dia a dia das pessoas, empresas e consumidores também passaram a usá-los como parte de seu consumo. Sites de vendas, atendimento via chat, redes sociais, entre outros, já são preferência para alguns públicos. E para manter todos esses canais devidamente amarrados, o conceito de omnichannel também se tornou algo indispensável em qualquer negócio.

Porém, esses métodos ainda não foram suficientes para garantir o desempenho desejado e, mesmo que uma empresa utilize diversos canais em conjunto, isso não significa que eles serão aproveitados ao máximo. Diante disso, vem sendo desenvolvido o omnichannel 2.0, o próximo passo na evolução dessa metodologia.

Se você já utiliza uma estratégia omnichannel ou pretende implementar uma, então é importante começar a se informar e implementar essas mudanças. Isso levará tempo, então você deve dar os primeiros passos o quanto antes.

Para ajudar com isso, vamos falar um pouco mais sobre o novo omnichannel e quais vantagens ele oferece para as empresas. Acompanhe!

    Quer dominar a arte do bate-papo? Veja como implantar o chat em sua empresa e aproveite todo o potencial dessa ferramenta!
    Chat em tempo real

    O que é o omnichannel 2.0?

    Para aqueles que ainda não sabem, o conceito de omnichannel diz respeito à integração de diferentes canais de atendimento, incluindo digitais, analógicos e presenciais. A intenção disso é fazer com que um atendimento iniciado em um canal possa ser mais facilmente levado para outro, como o atendimento presencial que pode ser continuado online e vice-versa.

    Porém, a forma como isso era aplicado ainda apresentava falhas, pois, em vez de ter um trabalho realizado a partir da base, eram usadas ferramentas de integração que faziam a ponte entre esses canais. Isso levava ao uso de metodologias menos eficientes, o que prejudicava o desempenho geral dessa estratégia.

    Por isso, surgiu o omnichannel 2.0, que consiste em uma implementação mais aprofundada desses sistemas. Dessa forma, é possível integrar desde os fornecedores até os canais de atendimento ao cliente, com o mínimo de inconsistências de informação ao longo do caminho.

    7 vantagens do omnichannel 2.0

    Mesmo para quem já faz uso do omnichannel tradicional, o 2.0 já se apresenta como uma atualização importante e até necessária. Confira agora algumas das principais vantagens de adotá-la em sua empresa:

    1. Ampliar o suporte a múltiplos canais

    Como já mencionamos, o principal fundamento do omnichannel é garantir que todos os seus canais de atendimento e vendas atuem em sintonia. Dessa forma, é possível manter contato com o público com mais eficiência. E o foco do 2.0 é tornar esse um fator ainda mais relevante.

    Ao trabalhar a interação desses canais de maneira mais fundamentada, em vez de apenas interligar ferramentas antigas que não foram feitas para funcionar juntas, a tendência é trazer resultados bem mais consistentes e notáveis. A longo prazo, isso também facilita uma série de outras ações.

    2. Cruzamento e análise de dados em larga escala

    Uma das vantagens que o omnichannel 2.0 se propõe a ampliar é a mensuração e análise de indicadores de desempenho. Um dos benefícios de ter todos os seus canais interligados é que os dados gerados podem ser trocados rapidamente entre eles, permitindo análises aprofundadas dos seus negócios.

    Como já mencionamos, ainda há alguns problemas de eficiência na transmissão de informações entre um canal e outro. Porém, com os sistemas sendo trabalhados desde o começo para transmitirem dados entre si, não haverá tanta dificuldade para que atendentes em diferentes canais tomem decisões mais seguras.

    3. Geração automática de relatórios detalhados

    Essa é uma funcionalidade comum em muitos sistemas de gestão, mas que também exige acesso a informações completas, com o mínimo possível de ambiguidade. E, para isso, é necessário ter um sistema capaz de reunir dados de múltiplas fontes de maneira mais eficiente.

    Com a implantação do omnichannel original, já era possível avaliar múltiplos canais sob a mesma lente. Porém, com a nova atualização, espera-se que essa tarefa seja aprofundada, com a geração de relatórios e análises mais profundas em menos tempo.

    4. Flexibilidade de atendimento

    O problema que o omnichannel sempre se propôs a resolver foi a dificuldade em manter um atendimento consistente em múltiplos canais. Com ele, a intenção é aproximar esses canais, permitindo, por exemplo, que um atendimento iniciado por telefone possa ser continuado facilmente por e-mail.

    A ideia do omnichannel 2.0 é aprofundar essa solução, permitindo não só o compartilhamento de dados, mas uma integração mais profunda entre os canais. Dessa forma, a utilização de múltiplas vias de contato seria menos um diferencial e mais uma parte integrante do processo de vendas.

      Descubra o passo a passo para implementar a estratégia omnichannel na sua empresa e surpreenda os seus clientes. Baixe agora o checklist!
      Operação omnichannel

      5. Melhor gestão de riscos

      Ter mais informação à sua disposição é indispensável se você pretende evitar riscos em sua gestão. Nesse contexto, entender claramente o desempenho do próprio negócio, avaliar a situação do mercado e as demandas dos clientes são passos importantes para garantir resultados mais consistentes para sua empresa e diminuir perdas.

      O que o omnichannel faz, tanto o original quanto o 2.0, é apresentar toda essa informação de forma clara e concisa. E, em sua nova versão, ele pode transmitir e organizar esses dados com mais agilidade e eficiência, o que também contribui com suas posteriores análises.

      6. Aprimorar a escalabilidade dos sistemas

      Um dos fatores que mais dificultava a implementação do omnichannel em muitas empresas era a tecnologia. Mesmo com a presença de algumas plataformas de gestão integrada, ainda havia bastante dificuldade para aplicar a mesma estratégia a novas ferramentas e canais à medida que eram adotados. Porém, com o omnichannel 2.0, os sistemas são pensados já com a intenção de integração, o que facilita a agregação de novas ferramentas.

      7. Novas possibilidades para a experiência do cliente

      Por fim, mas não menos importante, a chegada do novo omnichannel abre novas possibilidades para os processos de atendimento e otimização da experiência do cliente. Já que todos os canais podem ser pensados em conjunto, você terá mais opções para estruturar os atendimentos e criar experiências únicas.

      Considerando os pontos que já citamos, é fácil entender por que você deve começar a implementar o omnichannel 2.0 em seu negócio. Pode levar um tempo até que ele esteja funcionando plenamente, mas os benefícios que ele traz no longo prazo certamente compensam a sua atualização.

      Se estiver em busca de auxílio para dar os primeiros passos nesse investimento, entre em contato com a Movidesk agora mesmo e descubra como podemos ajudar o seu negócio!

      Quer ter um atendimento omnichannel 2.0? Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!