Skip links

6 segredos dos profissionais de desenvolvimento da Movidesk

6 segredos dos profissionais de desenvolvimento da Movidesk

6 segredos dos profissionais de desenvolvimento da Movidesk

Os profissionais de desenvolvimento da Movidesk são movidos pela paixão. Talvez esse seja o nosso segredo mais importante. Somos apaixonados pela empresa, pelo produto, pela equipe, pela tecnologia e, claro, pela satisfação do cliente.

Estamos crescendo cada vez mais e, em um curto espaço de tempo, já nos consideramos uma equipe madura, que além da paixão, é movida por outros ideais.

Antes de descobrir nossos segredos, vem saber mais sobre o dia a dia e a organização dessa área incrível!

Rotina e organização do desenvolvimento

Nosso caderno de notas possui a frase “inove a cada segundo” e nós levamos isso muito a sério. Já testamos Scrum, Kanban e hoje usamos metodologias lean baseadas no squad framework do Spotify.

desenvolvimento

A equipe de desenvolvimento da Movidesk está dividida em cinco squads: Firefighters, Black Panther, Ghost Riders, Krakens e Shinobi. Cada squad é responsável por alguns módulos do nosso produto, que também está fragmentado.

Como somos divididos em squads autogerenciáveis, o dia a dia de cada um é um pouco diferente. Em comum, todas as equipes fazem uma daily standup meeting (reunião diária em pé), algumas pela manhã, outras no início da tarde.

Semanalmente, os líderes de cada squad fazem um alinhamento de toda a equipe e acompanham, usando o Burndown (gráfico de acompanhamento de horas de desenvolvimento) o andamento da sprint (ciclo curto de desenvolvimento).

No final da sprint, nós fazemos três reuniões. A primeira é a Sprint Review, uma demonstração das atividades feitas na sprint para garantir a qualidade do trabalho. Na segunda, a Sprint Retrospective, nós avaliamos como melhorar o processo e as atividades. Já na terceira e última reunião, o Sprint Planning, nós discutimos as tarefas inovadoras que serão feitas na próxima sprint.

Legal, né? Agora que você já conheceu um pouquinho do nosso mundo, a gente te conta os nossos segredos. Espia só 😉

desenvolvimento

1. Comprometimento

Somos comprometidos com as nossas entregas. Assim que estabelecemos uma meta, damos o nosso melhor para alcançá-la e vivemos o dia a dia com a sensação de dever cumprido, pois honramos nossos compromissos.

2. Qualidade

Ao nos comprometermos com as entregas, sempre buscamos aliar o prazo à qualidade. Nosso processo de desenvolvimento leva em conta a usabilidade do produto, qualidade do código fonte e a entrega final para nossos clientes.

3. Eficiência

Nosso time de desenvolvimento sempre busca a eficiência em tudo o que faz. Para isso, nós focamos em resultado, medimos constantemente indicadores de entrega como o Burndown, checamos o Job to be done pelo menos três vezes ao dia e realizamos reuniões diárias. Na Movidesk, comunicação e perícia são a chave para uma alta eficiência.

4. Flexibilidade

Utilizamos a metodologia ágil no desenvolvimento do produto, ou seja, nós aprendemos mais rápido porque fazemos entregas menores e mais constantes. Assim, se é necessário alterar o escopo de alguma coisa, não há problema.

5. União

Nossa equipe de desenvolvimento é muito unida, sabe a hora de silenciar e de dar risadas. Estamos sempre dispostos a ajudar um ao outro, pois não consideramos que a entrega de um projeto seja de alguém específico, mas sim de todo o time.

Nossa união é construída pelo nosso objetivo em comum: a satisfação dos nossos clientes.

6. Motivação

Somos altamente motivados. Parte da motivação vem do ótimo ambiente de trabalho e do interesse da empresa na qualidade de vida dos funcionários. A outra parte vem de trabalhar com o que gostamos e com um ótimo software de atendimento.

desenvolvimento
Temos nossa própria arquibancada!

Claro, automotivação é essencial também! Aqui, a opinião de todos é importante e sentimos que fazemos parte do crescimento da empresa.

Quer conhecer outros segredos dos profissionais de desenvolvimento da Movidesk? Deixe sua pergunta nos comentários! Até a próxima 😉

desenvolvimento

Escreva um comentário