Sistemas de chamados open source valem a pena? Confira as vantagens e desvantagens

O que pesa mais? O lado bom, com personalização e gratuidade, ou o lado ruim, com problemas com instabilidade e suporte? Confira as vantagens e desvantagens dos sistemas de chamados open source e escolha o melhor para a sua empresa.

sistema de chamados open source

A gratuidade dos sistemas de chamados open source é o principal fator que chama atenção de muitas empresas, além de muitas outras vantagens, como a flexibilidade de adaptação. Mas, será que eles valem a pena para o contexto da sua organização?

Muitas empresas lidam com orçamentos apertados, que não permitem grandes investimentos em tecnologia, apesar de necessário. A saída encontrada, na maioria das vezes, é utilizar os recursos gratuitos disponíveis, como os sistemas de chamados open source, mas que nem sempre vão atender as necessidades do negócio.

Você tem uma empresa, precisa investir em softwares, mas suas finanças não permitem grandes gastos nessa área? Continue aqui e entenda se os sistemas gratuitos são a opção ideal para você!

O que são sistemas de chamados open source?

Antes de mais nada, você sabe o que significa a palavra open source? “Open source” é um movimento que surgiu no final da década de 1990, com o objetivo de permitir o acesso de empresas menores à computação. Hoje o movimento continua, motivado pelas melhorias contínuas desenvolvidas dos softwares abertos criados em comunidade.

Sistemas de chamados open source são aquelas de código aberto, também conhecidos como códigos livres. São criados por uma equipe de desenvolvimento que não cobra pela sua utilização e que trabalha na criação e otimização da plataforma, de forma colaborativa e voluntária.

A gratuidade desses sistemas é o principal fator que chama atenção de muitas empresas e apresenta também muitas outras vantagens, como a flexibilidade de adaptação e personalização, ou seja, qualquer pessoa pode melhorar o software para ficar de acordo com a sua necessidade.

No entanto, aquelas que optam pela sua utilização devem se atentar a alguns pontos importantes e, por isso, é importante avaliar se realmente estes sistemas são adequados para sua empresa.

É sobre isso que vamos falar a seguir. Acompanhe abaixo e veja se os sistemas de chamados open source valem a pena para o contexto do seu dia a dia. Confira!

Sistemas de chamados open source: vantagens e desvantagens

Custos

Apesar de ser sim, gratuito, há que considerar custo com servidores, infraestrutura de TI e a contratação, ou até mesmo a terceirização, de uma equipe técnica para desenvolvimento, pois a personalização destes sistemas requer pessoas que tenham experiência em programação.

Flexibilidade de personalização

Um sistema de código aberto oferece a possibilidade de realizar modificações e personalizações de acordo com a demanda da empresa, permitindo assim, incluir funcionalidades imprescindíveis para seu negócio. Mas é necessária uma equipe própria, pois é o usuário quem faz a personalização.

Se você puder contar com um time para produzir estas modificações, fazer testes e ter tempo para pesquisar e participar de fóruns sempre que necessário, pode valer a pena. No entanto, não é garantia de que a função que sua empresa necessita é realmente possível de ser realizada.

Suporte e estabilidade

Quando um problema é detectado, sistemas de código aberto contam com listas de discussão ativas e movimentadas.

É possível postar sobre o seu problema nestes fóruns para que outras pessoas possam contribuir com o seu questionamento, dar ideias de resolução e evoluir juntos com o sistema.

No entanto, é muito importante considerar que nem sempre a resposta vai ser rápida e eficaz. Ou seja, você pode se deparar com a falta de solução diante de algum bug ou pane no sistema.

Além disso, podem ocorrer instabilidades que não estão sob seu controle. E, nestes casos, contar com um sistema de chamado pago pode evitar grandes prejuízos por problemas na plataforma, pois o suporte contará com um time de especialistas disponível especialmente para sua empresa e para resolver a questão, minimizando os prejuízos junto ao seu cliente.

Antes de optar por um sistema de chamado open source, verifique a qualidade da comunidade e profissionais que estão por trás da ferramenta. E entenda que, em caso de falhas, ninguém se responsabilizará por isso. Ao contrário do sistema pago, em que seu parceiro buscará a solução de forma efetiva e ágil.

Em resumo:

Vantagens dos sistemas de chamados open source

  • É gratuito porque faz parte do movimento Open Source. É criado e mantido por desenvolvedores e programadores que trabalham voluntária e colaborativamente;
  • Grande capacidade de personalização porque o código é aberto;
  • Para solucionar bugs e dúvidas, você pode contar com fóruns de discussão ativos e movimentados.

Desvantagens dos sistemas de chamados open source

  • É preciso considerar custo com servidores, infraestrutura de TI e a contratação, ou até mesmo a terceirização, de uma equipe técnica para desenvolvimento, pois a personalização requer pessoas que tenham experiência em programação;
  • O suporte pode não ser rápido e eficiente, pois é feito pela comunidade de desenvolvedores e programadores que trabalha de forma colaborativa e voluntária;
  • Não há garantia que sua personalização pode dar certo;
  • Podem ocorrer instabilidades que não estão sob seu controle e não há quem se responsabilize por essas falhas. Você é quem deve se responsabilizar pelas otimizações do sistema e pelos resultados por ele gerados.

Conclusão

Um atendimento de excelência começa com um bom sistema de chamados. Se a realidade da sua empresa possibilita investir em um sistema com todos os recursos necessários para você reter clientes e melhorar seus processos, escolha este caminho.

Se ainda não é possível o investimento, recorra a um sistema de chamado open source que vá ajudar sua empresa a crescer e melhorar o atendimento até o momento em que você puder adquirir este produto.

Hoje em dia, as grandes empresas estão apostando em um atendimento com alto padrão de qualidade, visando melhoria contínua em todo o processo: desde a pré-venda, pós-venda e ações de encantamento. Para isso, um bom sistema de chamados é fundamental.

Avalie o custo-benefício para sua empresa e não deixe de conhecer melhor o sistema de chamados da Movidesk, que oferece suporte fantástico, recursos exclusivos e um sistema intuitivo. O nosso sistema de chamados é utilizado e aprovado por mais de 1000 empresas em todo o Brasil, como Mormaii, Tirolez e Hambürg Sud.

Fale conosco, agende uma demonstração ou comece testando por 7 dias gratuitos agora mesmo.


Deixe seu comentário