Strategic Foresight: o que é e quais são os benefícios para a empresa?

Strategic foresight é uma prática organizacional, social e pessoal que permite criar visões funcionais e operacionais de futuros e possibilidades alternativas. Descubra como fazer da previsão uma atividade contínua.

strategic foresight

Você ainda não sabe o que é strategic foresight?

Imagine que a sua empresa esteja se preparando para tomar uma decisão com implicações estratégicas de longo alcance. O novo projeto afetará o escopo futuro das operações, o alcance geográfico da organização e os fundos de investimentos. 

Certamente, parte desse esforço será antecipar e analisar os riscos globais que podem representar uma ameaça ao sucesso do negócio. Nesse caso, a alternativa mais coerente é focar a strategic foresight.

Neste post, vamos conceituar strategic foresight, falar por que é importante, listar uma série de benefícios e refletir sobre como fazer da previsão uma atividade contínua. Continue a leitura!

Baixe agora o fluxograma: aprenda a delegar tarefas

O que é strategic foresight?

É uma prática organizacional, social e pessoal que permite criar visões funcionais e operacionais de futuros e possibilidades alternativas.

Por meio desse processo, é possível ficarmos mais preparados para ameaças em potencial e capitalizar oportunidades ocultas. 

Embora ninguém possa prever o que vai acontecer daqui a uns anos, a strategic foresight ajuda a explorar o ambiente externo em busca de tendências e problemas.

Os insights gerados são usados para criar mapas da paisagem emergente que são úteis para testar a estratégia atual, desenvolver inovações revolucionárias e criar mudanças transformadoras. 

Por que é importante usar strategic foresight?

Os avanços exponenciais em tecnologia estão atrapalhando empresas, indústrias e mercados em um ritmo acelerado e nenhuma indústria ou setor está imune. Os modelos de negócios estão se transformando em uma taxa muito mais rápida do que no passado. 

Primeiro porque as tecnologias estão avançando exponencialmente e, segundo, porque a adoção de novas ferramentas está mais rápida do que nunca.

Para entender o ritmo exponencial da tecnologia e as interrupções nos modelos de negócios, as organizações precisam de uma mudança de mentalidade e de uma metodologia robusta que rompa barreiras comuns ao pensamento prospectivo, incluindo: pensamento de grupo, medo do desconhecido, conformidade institucional, curto prazo e resistência à mudança.

Estamos vivendo uma era volátil, incerta, complexa e ambígua.

A previsão estratégica fornece uma metodologia estruturada e rigorosa que ajuda as organizações a administrar em tempos de incertezas, fornecendo os recursos necessários para entender melhor os futuros possíveis e fortalecer a capacidade de ser resiliente em um mundo em constante mudança.

[eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?

O ABC da Pesquisa de Satisfação

Quais são os benefícios da strategic foresight?

Olhar para o futuro de maneira estratégica oferece muitos benefícios tangíveis e intangíveis aos esforços de inovação de longo prazo. Aqui estão alguns dos principais.

Gerencia o pipeline de inovação

A criação de pontos de vista sobre as necessidades antecipadas do cliente desenvolve ideias criativas em uma gama de futuros e diferenciam a empresa dos concorrentes. 

Os indicadores externos, por sua vez, podem orientar o desenvolvimento contínuo de plataformas de inovação para atender ao mercado, à medida que evoluem no momento adequado, com o produto certo.

Identifica mercados que ainda não existem

A previsão estratégica também resolve alguns dos requisitos mais intangíveis da inovação a longo prazo. Inicialmente, identifica mercados que ainda não existem. A ação cria alinhamento em toda a empresa para fabricar, distribuir e vender produtos quando as inovações e as partes interessadas estão prontas. 

Aumenta as chances de sucesso em longo prazo

Muitos projetos levam de três a cinco anos para serem desenvolvidos e, durante esse período, as mudanças de liderança na direção estratégica costumam causar paradas.

A previsão melhora as chances de que esses programas sobrevivam e prosperem por meio das transições organizacionais.

Inova mesmo diante do risco e da incerteza

É natural que a inovação de longo alcance tenha maior risco e, como resultado, muitas empresas não investem o suficiente, deixando suas marcas crescerem a uma taxa de mercado por meio de movimentos incrementais menos arriscados, porém menos satisfatórios. 

A strategic foresight fornece uma maneira contínua para as empresas agirem com incertezas e gerenciarem os riscos para melhorar as chances de que seus investimentos em inovação cheguem ao mercado e sejam bem-sucedidos. 

Mostra lacunas de conhecimento para pesquisa de mercado

Ao mostrarem para onde olhar em seguida e identificar as lacunas de conhecimento mais importantes, pesquisas de mercado adicionais para um tópico específico costumam ser um resultado fora da previsão.

Isso significa ter uma compreensão adicional do que realmente está acontecendo com um tópico específico para obter uma visão geral mais detalhada de toda a empresa e a possível dinâmica.

Revela com quem criar parcerias estratégicas agora e no futuro

Hoje em dia, todo mundo fala sobre ecossistemas, como gerenciá-los, como fazer parte deles, como criá-los, como identificá-los e assim por diante. Nesse sentido, a previsão mostra de qual tipo de ecossistemas uma organização deve fazer parte e quem devem ser seus principais parceiros estratégicos, pois eles desempenharão um papel crucial no futuro.

Apresenta opções para criar experimentos estratégicos

Um resultado importante alcançado por meio da previsão é a criação de experimentos estratégicos, ou seja, testar hipóteses em áreas e modelos de negócios totalmente novos. 

Isso pode ser feito, por exemplo, criando novas equipes ou unidades dentro da empresa que testam novas maneiras de fazer negócios ou por meio da formação de parcerias com outros agentes. 

Muitas vezes, isso requer a reorganização de alguns recursos internos para capturar novas oportunidades de forma mais eficaz e pode levar à criação de uma nova área estratégica ou um acréscimo às já existentes.

Dá resultados prospectivos para a criação de uma nova empresa

Especialmente em organizações maiores, a previsão pode mostrar em que parte do setor é benéfico ter uma empresa ou afiliada totalmente nova.

Para grandes grupos globais, essa costuma ser a maneira mais eficaz de fazer outra coisa que não seja os negócios atuais, pois a organização recente opera por conta própria, com sua própria lógica e estratégia de negócios, sem ter que aderir às normas da antiga estrutura corporativa.

Identifica quando e para onde se mover para fusões e aquisições

É possível saber em que tipos de posições os diferentes atores estão apostando e quais estão surgindo. Assim, também dá para identificar o local provável da aquisição de determinada empresa que complementa as capacidades da organização atual de se adequar ao futuro. 

A obtenção de negócios oferece a possibilidade de obter rapidamente novos conhecimentos, cultura e know-how de mercado. No entanto, isso não é fácil de alcançar, pois é necessário dar atenção específica à mistura de culturas das empresas para que o ganho máximo seja obtido.

Como fazer da previsão uma atividade contínua?

Nada é tão constante quanto a mudança.

Para estar preparado para a ela, é importante praticar a previsão continuamente. Uma maneira de fazer isso é oferecer insights para fortalecer os recursos da empresa: criação de estratégia, gerenciamento de inovação, vendas, operações, desenvolvimento de pessoas e assim por diante.

A previsão pode ter funções, processos, ferramentas e métodos dedicados. Portanto, é essencial discutir e debater o futuro em fóruns onde as ações são planejadas e decididas.

Gostou de saber mais sobre strategic foresight? Como você viu, essa técnica oferece muitas vantagens. Que tal aplicar no seu negócio para melhorar os processos de atendimento? Entre em contato conosco agora mesmo e entenda como podemos ajudar!

Teste o Movidesk para melhorar a comunicação interna nas organizações

Deixe seu comentário