Movidesk A Zenvia Company
Aha moment: o que é o momento ahá e como encantar o cliente com ele

Aha moment: o que é o momento ahá e como encantar o cliente com ele

Fechar novas vendas é um desafio maior do que muitos imaginam. Mesmo que você tenha um bom conhecimento sobre o produto e sua utilidade, ainda é difícil fazer com que o público compreenda isso e se sinta encantado por ele. Porém, também há casos do que chamamos de “aha moment”, ou “momento ahá”, algo que, recentemente, tem ganhado cada vez mais importância.

À primeira vista, pode até parecer que esse é um conceito abrangente demais, mas estamos falando de algo que tem uma definição bem clara e grande importância na hora de encantar o cliente e fazer com que ele compre o produto ou o serviço. E, se você se preparar adequadamente, pode promover esses momentos de maneira mais consistente.

Quer entender como fazer isso e usar o momento ahá para encantar o cliente e melhorar suas vendas? Então, acompanhe!

Baixe agora o e-book Xeque Mate: para vender mais, o atendimento pode ser sua grande jogada.

O que seria o aha moment?

De forma intuitiva, você pode entender o que essa expressão significa, mas ainda é importante saber exatamente o que ela representa dentro do contexto de um negócio.

Em primeiro lugar, o momento ahá acontece quando o seu cliente tem aquela pequena revelação, percebendo qual é a real importância do seu produto e entendendo perfeitamente como ele pode ser útil. Não se trata de um simples aprendizado, mas sim de uma mudança de perspectiva na forma como ele pensa a respeito da sua empresa.

É algo semelhante a descobrir a resposta para um enigma bem difícil por conta própria. No começo, ele não parece fazer muito sentido, mas, assim que você muda seu ponto de vista, consegue encontrar uma resposta.

Por que é tão importante encantar o cliente logo de cara?

Mesmo para pessoas mais racionais, várias decisões de compra não são tomadas com base em análise de dados nem nada do tipo. Certos produtos são comprados com base em um impulso, um sentimento de necessidade ou uma ideia de exclusividade.

O momento de euforia, de entender o valor que um produto ou serviço tem para você, especificamente, pode ser o suficiente para seu onboarding. E quando este não é o caso, a reação ainda é um incentivo para considerar a proposta mais a fundo. Para muitos negócios, isso faz toda a diferença na performance das suas vendas.

Como o momento ahá ajuda a encantar o cliente?

O famoso aha moment, mais do que nunca, é um elemento determinante para encantar o seu público, especialmente quando ele está próximo de tomar uma decisão de compra. Algumas de suas principais contribuições estão a seguir.

Gera um envolvimento emocional

Como já mencionamos, quando o momento ahá acontece, ele também gera sentimentos de euforia e satisfação, os quais são associados diretamente ao produto e ao seu negócio. E essa conexão emocional é indispensável para facilitar o processo de venda de qualquer produto.

Mesmo que a intenção seja fazer com que o cliente faça um pedido bem pensado, levando em conta todas as vantagens e desvantagens reais do seu serviço, ter sentimentos positivos ligados à sua empresa já é uma garantia maior do sucesso da venda.

Permite um entendimento mais profundo do produto

Outro ponto importante é que o aha moment não é o tipo de coisa que pode ser produzida artificialmente. Se alguém lhe diz que um produto é útil pelos motivos X, Y e Z, você não terá um entendimento tão profundo dessas conclusões. E isso é diferente de quando elas são tiradas por conta própria.

É como a diferença entre memorizar o conteúdo de um livro didático e ter uma reflexão sobre a informação absorvida. Os dois métodos permitem que a informação seja apreendida, mas o segundo envolve mais reflexão e um entendimento mais claro.

Como fazer o cliente entender o meu produto?

Facilita a conversa entre vendedor e cliente

Por fim, mas não menos importante, quando o cliente fica encantado com o produto logo de cara, é bem mais fácil para o profissional de vendas conduzir o resto da conversa, mostrando outras vantagens, aplicações e benefícios. Em outras palavras, é mais fácil fazer a conversão em venda.

Como criar um aha moment em seu negócio?

Esse momento costuma ser algo completamente espontâneo da parte do cliente, mas há algumas coisas que você pode fazer para aumentar as chances de que ele ocorra. Veja agora alguns passos para torná-lo mais comum!

Conheça bem o seu público

Entender seu cliente é o ponto de partida para quase todas as ações que promovem vendas em sua empresa. Conhecer seus gostos, sua linguagem e, acima de tudo, suas demandas, faz uma grande diferença na hora de promover um bom relacionamento com o público.

Da mesma forma, é mais fácil criar aquele momento ahá quando você sabe como seu cliente pensa e o que ele busca. No mínimo, será possível apontar as características mais importantes logo no começo, sem se prender a detalhes menos relevantes.

Guie o conhecimento em vez de dar as respostas

Como já dissemos algumas vezes, você não pode forçar alguém a ter um aha moment. Essa pessoa precisa refletir sobre o produto e suas implicações para depois entender como ele será relevante para ela. O melhor que o vendedor pode fazer é guiá-la. Então, ofereça informações pertinentes aos poucos, focando no que for mais relevante a cada momento. Com o tempo, isso levará o cliente a tirar as próprias conclusões.

Saiba a hora de fazer sua proposta

Em qualquer venda, o momento de fazer uma oferta de venda é sempre decisivo. Se for muito cedo, há altas chances de recusa. Muito tarde e você pode perder uma oportunidade. O mesmo vale para o momento ahá. Se você fizer sua proposta de valor logo depois de notar a reação do cliente, terá altíssimas chances de fechar negócio.

Esteja disponível para tirar dúvidas

Nem todo cliente terá seu momento imediatamente. Pode levar mais algum tempo para que ele realmente se encante e sinta que o produto vale a pena. E, nesses casos, estar disponível para tirar dúvidas é fundamental para fazer negócio no futuro.

Com essas dicas, você já pode começar a encantar seus clientes em cada contato. Com o tempo e prática, estes métodos vão se refinar ainda mais e garantir uma boa taxa de conversão, com base no aha moment.

E se você quiser uma ajudinha para melhorar a experiência de atendimento dos seus clientes e, consequentemente, encantá-los, precisa conhecer o Movidesk (Zenvia Sevice). Clique no banner abaixo e faça uma demonstração rápida e gratuita da plataforma – prometemos um aha moment, viu?

Faça uma demonstração gratuita do Movidesk e proporcione um aha moment aos seus clientes!
Arquivado em
mm
Escrito por

Formada em Jornalismo e apaixonada pela escrita em todas as suas formas. Escritora de crônicas dramáticas nas horas vagas e idealista durante as 24 horas do dia. Aqui no blog da Movidesk, escrevo sobre todos os assuntos relacionados ao incrível mundo do atendimento ao cliente.