Descubra já como usar dados de clientes para melhorar o atendimento

Desenvolver soluções personalizadas e surpreender positivamente os seus consumidores é possível por meio da coleta de dados de clientes. Leia o post para entender mais formas de evoluir seu atendimento com essa prática!

Dados de clientes - Movidesk

Existem técnicas que são utilizadas pelo time de vendas e de atendimento que visam o encantamento do consumidor. Com o avanço da tecnologia, é possível potencializar essas ações com a ajuda de dados de clientes.

Por meio da análise desses dados, é possível desenvolver soluções personalizadas, na hora certa para seus clientes. Um dos grandes diferenciais de negócios que conquistam a fidelidade dos consumidores é a capacidade de fazer mais do que o esperado, ou seja, de surpreender.

Adotar a coleta e análise de dados de clientes é essencial para potencializar o faturamento do seu negócio ao reduzir a taxa de churn e aumentar o upsell do seu negócio!

Se você quer melhorar o seu atendimento usando os dados de clientes, continue a leitura!

Determine quais são os objetivos no uso dos dados de clientes

O primeiro passo para conquistar a otimização do seu processo de atendimento e ser referência em alta performance, é identificar quais são os gaps (oportunidades de melhoria) na sua operação.

Com essa informação em mãos, você consegue definir objetivos que fazem sentido para o negócio. Ou seja, concentra energia em algo que é de suma importância para melhorar o desempenho de sua marca.

Para que seja possível identificar as oportunidades de melhorias, é essencial que o seu negócio saiba ouvir os clientes. Afinal, eles são um dos seus mais importantes ativos e a sua marca depende deles para existir.

Por isso, tenha uma pesquisa de satisfação ou uma de NPS (Net Promoter Score, ou Índice Líquido do Promotor) para mapear quais são os gargalos no atendimento. E se quiser saber tudo sobre essas avaliações, leia o e-book completo no formulário abaixo!

Veja todos os benefícios da pesquisa de satisfação e aprenda a coletar e analisar dados essenciais para o seu negócio

O ABC da Pesquisa de Satisfação

Colete apenas dados de clientes relevantes para o seu negócio

Uma das grandes dificuldades das empresas está em tratar uma base de dados de clientes e definir quais serão os indicadores do negócio. Lembra da nossa primeira dica? Então, estabelecer os objetivos é essencial para conseguir determinar quais serão os indicadores para o seu processo de atendimento.

Com a internet, a quantidade de informações geradas é infinita, e isso é possível graças à tecnologia do machine learning (aprendizado da máquina) e à inteligência artificial, que facilitam a coleta de dados no ambiente virtual. Por isso, conheça bem quem é o seu público-alvo, as personas do seu negócio, e, assim, saiba com quais informações trabalhar.

Invista na capacitação da sua equipe

Para potencializar as chances de upsell, o investimento em capacitação da equipe é obrigatório. Não adianta nada investir em tecnologia e adotar uma cultura data driven (direcionada a dados)no seu atendimento se os profissionais não estão preparados para a interface com o cliente. Muitas vezes, uma equipe destreinada é responsável por aumentar as taxas de churn.

Dessa forma, não deixe de investir na capacitação de sua equipe. Quando o assunto é a experiência do cliente, deve-se ter um time protagonista, ou seja, que tenha clareza e conhecimento dos processos internos, além do famoso sorriso na voz. O seu time de atendimento precisa transmitir ao cliente os valores do seu negócio.

Exercite sempre a visão de cliente

É impossível falar no sucesso de uma marca sem mencionar (e colocar em prática) a visão do cliente. Essa expressão tem se tornado cada vez mais comum, mas você sabe o que ela realmente significa? Ter visão de cliente é um exercício diário de empatia: é se colocar no lugar dele para, assim, desenvolver soluções eficazes.

Uma forma de praticar a visão de cliente, além de realizar pesquisas de satisfação, é desenvolver um onboarding (boas-vindas). Essa técnica faz parte de uma estratégica voltada ao Customer Success (Sucesso do Cliente), ou seja, tem como objetivo acompanhar a jornada dele com o seu negócio como se fosse um guia.

Aproveite esse momento para coletar mais dados sobre os seus clientes e desenvolver ações cada vez mais precisas e eficazes para o problema do seu cliente e para o seu negócio.

Reúna os dados de clientes em um só lugar

Para facilitar as rotinas produtivas diárias e auxiliar na consolidação da base de dados, é preciso que a raiz das informações seja a mesma. Dessa forma, garante-se agilidade no momento de gerar relatórios, além de facilitar a vida dos atendentes. Isso significa que, para que os dados sejam reunidos em um só lugar, é possível contar com um software que permita a integração com diversos canais de atendimento do seu negócio, um serviço omnichannel.

Se o seu segmento é voltado para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), você pode contar com um Help Desk no atendimento. Assim, é possível acompanhar toda a abertura de tickets, fazer o controle do SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço) e verificar o histórico de atendimento de cada cliente.

A centralização dessas informações ajuda muito no acompanhamento da jornada do cliente com a sua marca. E essa é apenas uma das vantagens do Help Desk. Para descobrir todas as outras e aprender a escolher o sistema ideal para sua empresa, acesse o banner abaixo e confira o e-book!

[E-book] Como escolher o Help Desk ideal para o seu negócio

Crie relacionamentos de longo prazo com os clientes

Com o uso de dados dos seus clientes, você pode realizar uma gama de melhorias no seu atendimento. Uma delas é o fortalecimento do seu relacionamento com eles. Isso é possível quando a análise permite identificar tendências no comportamento dos consumidores, além de oferecer insumo para que o atendimento seja feito de forma personalizada.

Quando o cliente já comprou alguma vez com você, e, principalmente, confia nos seus produtos e serviços, as chances de ele comprar outro produto, inclusive mais caro, são bem maiores. Por isso, é essencial usar os dados de clientes para conhecê-los mais e poder colocar em prática ações de encantamento que façam com que eles se fidelizem.

Adotando esses direcionamentos com a coleta e tratamento de dados de clientes, é possível potencializar a sua taxa de upsell ao ponto que ela gere um churn negativo. Isso quer dizer que, mesmo com a perda de clientes, aqueles que são fidelizados geram um ticket médio maior, suprindo a quebra das perdas.

Automatize os seus processos com dados

A tecnologia veio para ajudar o nosso dia a dia. Isso não é diferente quando estamos falando de processos organizacionais. Pense que o seu time de atendimento deve estar focado no cliente e não em realizar controles ou como o foco no operacional. Logo, o direcionamento desse segmento deve ser o da automatização de processos. Assim, a sua equipe consegue pôr em prática o consumidor como cerne do seu negócio.

Com um software de atendimento, o processo é automatizado, gerando mais precisão no atendimento, otimizando o seu tempo, além de ser uma poderosa ferramenta que impacta positivamente a experiência do cliente com a sua marca. O fluxo de trabalho automatizado agrega valor ao seu negócio.

Por isso, é crucial adotar ferramentas que permitam a coleta automatizada e prática dos dados de clientes, como é o caso do Movidesk. Teste a nossa ferramenta gratuitamente, no banner abaixo, e experimente a automação do atendimento no seu negócio!

Teste grátis - Movidesk, um sistema perfeito para você organizar os dados de clientes

Deixe seu comentário