Gestão estratégica de TI: o que é e por que usar na sua empresa

A gestão estratégica de TI é um conjunto de práticas para gerir os recursos e ferramentas da área. Seus objetivos são de otimizar tanto os processos quanto os resultados da empresa. Confira como isso pode ajudar a produtividade da sua equipe.

Gestão Estratégica de TI

Qual é a primeira coisa que você pensa quando ouve falar em TI? Um setor burocrático ou uma área proativa que trabalha de forma estratégica para o crescimento do negócio? Aquela ideia de ficção de uma área de Tecnologia da Informação escondida no porão da empresa, trabalhando apenas para resolver problemas da sua equipe com softwares e e-mail é bem atrasada. A gestão estratégica de TI vem para mudar aquele conceito de que o setor trabalha sem planejamento e apenas resolve problemas conforme eles surgem.

Se você ainda vê a Tecnologia da Informação como uma área que não precisa de um plano, está na hora de se atualizar. Com o desenvolvimento tecnológico avançando cada vez mais rápido, a importância da área de TI só vai crescer. E você não quer ficar para trás, né?

Agora, se você não sabe o que é uma gestão estratégica de TI ou como ela pode ajudar a sua empresa, não se preocupe. Acompanhe o nosso texto que vamos te explicar tudo o que você precisa saber para melhorar o desempenho da sua área de tecnologia!

O que é uma gestão estratégica de TI?

A gestão estratégica de TI existe dentro da Governança de TI, que é um conjunto de práticas para gerir os recursos e ferramentas da área. Por isso, seus objetivos são de otimizar tanto os processos quanto os resultados da empresa.

Com um TI estratégico, o setor passa a trabalhar em prol de coisas como o aumento da produtividade dos demais setores, da economia de recursos e aumento das vendas. Assim, o time começa a focar seus esforços em otimizar o desempenho das outras equipes e, por consequência, da empresa no geral.

Com profissionais bem capacitados e engajados, a Tecnologia da Informação deixa de ser apenas o time que entrega ferramentas e recursos para a execução dos planos da empresa, para se tornar uma parte ativa desses projetos.

Também é bom lembrar que, atualmente, a informação é um patrimônio da empresa. Por isso, precisa ser gerida por profissionais competentes e bem treinados. Afinal, más escolhas nessa área podem acarretar em gastos desnecessários e perda de desempenho e competitividade. Neste cenário, investir em uma gestão estratégica pode te poupar uma dor de cabeça enorme.

Ainda não está convencido? Então, continue lendo esse post e conheça todas as vantagens que um TI estratégico pode trazer para a sua empresa!

Os benefícios da gestão estratégica de TI

Pensa comigo: qual é a melhor forma de tomar decisões? Apressadamente, na impulsividade? Ou baseado em fatos, de forma bem pensada, para maximizar as chances de sucesso? Se você respondeu a segunda maneira, então já deveria estar de olho na gestão estratégica de TI.

Ter estratégias de atuação faz com que o setor se torne mais ativo e deixe de ser chamado apenas para resolver eventuais dificuldades com tecnologia. A proatividade permite que o time detecte problemas que a administração não sabe como resolver ou nem sequer notou que existem, e encontre soluções para eles. Além disso, um TI estratégico também traz mais dinamismo para as equipes e otimiza a produtividade do dia a dia de todas as áreas.

Dá uma olhada em outros benefícios que listamos abaixo para você incluir a gestão estratégica de TI no seu planejamento agora mesmo!

Gestão Estratégica de TI

Acompanhamento do desempenho das equipes de suporte

Quando temos uma gaveta completamente bagunçada, levamos muito mais tempo em busca do item que queremos, não é? Com a sua empresa não é diferente. A organização é essencial para entender as informações que chegam até você e saber como aplicá-las de forma efetiva.

Um TI estratégico abre espaço para a implementação de ferramentas melhores e mais atuais. Assim você possa avaliar o desempenho dos seus times. Com isso, sua empresa terá acesso à métricas e indicadores e conseguirá tomar decisões de forma mais assertiva.

Por exemplo, ao incluir um software de atendimento na sua área de suporte, você poderá acompanhar o tempo médio de resposta dos seus agentes, o tempo de primeira resposta e a quantidade de tickets resolvidos todo mês. Com essa visão sistemática do seu negócio, você encontra um caminho pelo qual seguir para tomar decisões, resolver problemas e avaliar riscos.

Redução de custos na área de TI

Quando o seu time de Tecnologia da Informação está desorganizado, desmotivado e sem uma função clara na empresa, é bem mais complicado entender as demandas internas e quais soluções podem ser usadas no dia a dia da empresa.

Mas com uma gestão estratégica de TI, o setor fica alinhado com a empresa. Dessa maneira, acontecem reduções nos custos da área de suporte. Já que a compra de softwares e licenças é melhor planejada, evitando a aquisição de diversas ferramentas que, no fim, não são a solução que você procura. Além disso, as estratégias ajudam seu time a identificar as prioridades de demanda e a trabalhar de forma mais eficiente.

Inclusive, se você quiser saber saber mais sobre quais estratégias deve adotar para reduzir custos na área de tecnologia, confira este post.

Aumento da segurança da informação

Quando você passa seus dados para uma empresa, seja o seu nome completo ou o número do cartão de crédito para uma compra, espera que eles sejam capazes de mantê-los seguros, certo? Ter suas informações clonadas ou vazadas após contratar um serviço só gera frustração, problemas, e uma grande desconfiança sobre a empresa.

A segurança dos dados é um dever da área de tecnologia e não se restringe apenas às informações dos seus clientes, mas também às suas. Novos projetos e produtos, por exemplo, precisam estar seguros de ameaças externas. Quando você tem uma gestão estratégica de TI, também terá um planejamento que vai garantir a aquisição e atualização de ferramentas de segurança essenciais, como firewall, antispam e antivírus.

Atendimento mais eficaz

Quando o cliente resolve entrar em contato com o seu suporte, ele procura conveniência e rapidez. Especialmente com o progresso proporcionado pela internet. Afinal, quem tem um problema não quer ficar esperando horas para resolvê-lo.

E o seu time de TI entende isso. Com uma gestão estratégica, ele é capaz de implementar soluções para entender as demandas dos clientes, sempre guiado pelos seus feedbacks.

Tenha em mente que entender as necessidades do seu cliente não é difícil. Por exemplo, através das pesquisas de satisfação sua área de TI pode avaliar as dificuldades dos consumidores. Dessa forma, encontrando soluções eficazes para deixar o atendimento mais ágil, funcional, próximo e dinâmico. E tudo isso contribui para a retenção de clientes.

[Template] Modelo de Pesquisa de Satisfação

Modelo de Pesquisa de Satisfação

Como anda a gestão estratégica de TI da sua empresa?

Agora que já esclarecemos o que é gestão estratégica de TI, chegou a hora de aplicá-la. Então não deixe a sua equipe de tecnologia esquecida no porão da empresa. Aproveite toda a sua capacidade para potencializar os demais times.

Aliás, não deixe a sua área de TI sem as ferramentas necessárias para trabalhar de forma inteligente. Conheça o Movidesk e saiba como nós podemos te ajudar!

Gestão estratégica de TI