Fique por dentro das vantagens da gestão transparente para a empresa

Uma gestão transparente aumenta a confiança das partes interessadas no negócio, evolui a comunicação entre líderes e seus liderados, reduz o nível de burocracia, eleva o engajamento da equipe e melhora a imagem da empresa perante ao mercado.

gestão transparente

No mundo dos negócios, é cada vez mais difícil esconder informações, sobretudo dos funcionários e das equipes de trabalho. Além disso, tal medida pode ser contraproducente, visto que exige tempo e energia da administração. Logo, nesse contexto, a gestão transparente tem ganhado destaque.

Em essência, esse tipo de gestão refere-se ao conjunto de políticas de planejamento, execução e controle mais transparentes às partes interessadas (stakeholders), sobretudo aos talentos que fazem parte do negócio. Assim, todos podem se sentir confiantes e bem orientados.

Nos tópicos seguintes, ganharemos profundidade no assunto, explicando o que é gestão transparente para a empresa, quais seus benefícios e como adotá-la. Boa leitura!

    Organizar as solicitações dos clientes parece uma tarefa impossível? Confira este e-book e tenha o controle total do seu atendimento!

    Controle e organização no atendimento

    Afinal, o que é gestão transparente?

    Pense na gestão como um conjunto de políticas e práticas para planejamento dos recursos, bem como para execução e controle dos resultados. O problema é que, em vários casos, a gestão é opaca, fazendo com que funcionários (e outros stakeholders) sintam-se desorientados.

    Em vista disso, o modelo de gestão transparente tem ganhado destaque: as empresas estão se tornando mais cristalinas, menos sigilosas e capazes de oferecer mais informações estratégicas às partes interessadas — o que é benéfico para todos.

    Um bom exemplo disso é a adoção de modelos de gestão à vista, nos quais os indicadores-chave de desempenho são compartilhados em painéis físicos ou digitais, visíveis ao time. A mensagem é clara: você precisa conhecer os resultados de seu empreendimento.

    Isso promove diversas vantagens à empresa e também proporciona mais tranquilidade às partes interessadas — que podem conhecer mais do negócio e dos seus resultados. Em última análise, tais benefícios geram competitividade, longevidade e perenidade ao negócio.

    Quais as vantagens da gestão transparente para a empresa?

    Melhor posicionamento no mercado, comunicação fluida com os stakeholders e retenção de talentos: esses são apenas alguns dos benefícios, mas existem muitos outros. Exatamente por isso, diversas empresas estão se tornando mais transparentes. Entenda mais!

    Aumento da confiança das partes interessadas no negócio

    Toda empresa conta com stakeholders, sendo fornecedores, parceiros estratégicos, clientes e funcionários alguns dos mais importantes. Na medida em que a empresa é opaca, as partes interessadas podem se sentir menos confiantes na relação.

    Felizmente, a transparência tem efeito exatamente oposto, pois sinaliza que a empresa não tem o que esconder, que é digna de confiança e competente para sustentar uma relação do tipo ganha-ganha ao longo dos anos. Isso gera uma série de benefícios.

    Melhoria na comunicação entre líderes e seus liderados

    Ao longo do expediente de trabalho, a comunicação é um dos elementos mais importantes. Se falta diálogo, o número de erros, conflitos e desperdícios tende a ser muito maior, afinal, as pessoas não estão alinhadas. A transparência fortalece a comunicação interna.

    Isso ocorre porque a transparência é, em si, resultado do esforço por um melhor diálogo com funcionários e outros stakeholders. A adoção de políticas de “portas abertas” ou novos canais de comunicação são bons exemplos disso, mas existem muitos outros.

    Redução do nível de burocracia ao longo do expediente

    Em algumas situações, algum nível de burocracia é bastante útil. O problema é que, em excesso, ela pode travar os processos, além de onerar mais a equipe e prejudicar a experiência de consumo dos clientes. Então, é preciso ter cuidado!

    Novamente, a transparência da gestão é uma boa solução. Ela faz com que haja menos pressão por sigilo e mais entusiasmo em compartilhar resultados, além de compromisso em manter as partes interessadas bem informadas. Assim, a burocracia é menor.

    Maior engajamento dos profissionais e das equipes de trabalho

    O engajamento dos profissionais é um fator crucial. Se eles não compram os produtos, as estratégias e os objetivos da empresa, dificilmente o negócio terá resultados significativos e sustentáveis. Em vista disso, é importante que todos estejam engajados.

    Nesse caso, a transparência é de grande ajuda. Se os profissionais compreendem que a empresa está sendo honesta e cristalina, certamente se sentirão mais entusiasmados em abraçar novos projetos e “vestir a camisa” do negócio, dedicando-se mais ao trabalho.

      Descobrimos a fórmula da felicidade, capaz de motivar o seu time de suporte. Ficou curioso? É só baixar o nosso e-book!

      Motivar seu time do suporte

      Melhora da imagem do empreendimento no mercado

      Por fim, é importante destacar a importância da gestão transparente para a imagem que a empresa transmite para o mercado. Empresas com imagem ruim inibem clientes, afastam talentos e potenciais investidores. Ou seja, tornam-se solitárias e frágeis.

      Felizmente, a transparência ajuda na construção da imagem de empresa responsável, que zela pelo bem-estar dos seus stakeholders e preza pela qualidade de vida dos funcionários. Isso mostra que, além de tudo, a gestão da transparência é uma ótima estratégia de branding.

      Como adotar uma gestão transparente na empresa?

      Não há uma fórmula. É preciso avaliar o que seu negócio já faz e o que não faz, depois definir um roteiro que aumente a transparência do empreendimento e comunique isso aos stakeholders, especialmente aos funcionários e clientes. Veja, agora, algumas dicas:

      1. Adote quadros de gestão à vista (sejam eles físicos ou digitais);
      2. Emita relatórios e comunicados abertos ao mercado;
      3. Não meça esforços ao prestar esclarecimentos aos seus clientes;
      4. Invista muito mais em comunicação empresarial;
      5. Crie uma política de “portas abertas” aos funcionários;
      6. Elimine o problema do falar-fazer (isto é, falar uma coisa e fazer outra);
      7. Diga à equipe que é crucial se comunicar bem com os clientes;
      8. Adote softwares que potencializem sua comunicação;
      9. Corrija suas falhas, peça desculpas e não cometa os mesmos erros.

      Na medida em que essas práticas são adotadas, a empresa pode desenvolver um modelo gerencial transparente e digno de admiração. É importante frisar, todavia, que essa gestão é um esforço contínuo — e não algo pontual. Ou seja, é preciso se esforçar para manter a transparência e adotar melhores práticas. Somente assim, poderá eliminar a tal opacidade do seu negócio.

      Veja, agora você está por dentro do assunto, entende o que é a gestão transparente e como utilizá-la na sua empresa. Lembre-se de que isso pode conduzir seu negócio até uma série de resultados positivos, tornando-o mais rentável e competitivo.

      Gostou do artigo? Que tal aprender mais conosco? Aproveite para entender o que significa gestão da qualidade e por qual razão isso é importante para o seu negócio. Vamos lá!

      Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

      Deixe seu comentário