Learn by doing: como aplicar com os seus liderados?

Estímulos, desafios e treinamentos práticos são algumas formas de aplicar o método learn by doing com a sua equipe. Confira mais dicas no artigo!

Leran by doing: conheça o método e aplique na sua equipe

Desenvolver pessoas é um desafio para qualquer tipo de negócio. Antigamente, era natural que as empresas acreditassem na ideia de que todo e qualquer profissional já deveria vir “pronto” para exercer suas funções. Mas hoje, o learn by doing tem mudado esse cenário.

Mesmo tendo formação técnica e habilidades interpessoais, é essencial sempre buscar aprimorar os conhecimentos. Inclusive, nenhum profissional sabe exatamente como funcionam as particularidades de todas as empresas, não é verdade?

Dessa forma, as organizações estão investindo cada vez mais no desenvolvimento dos seus colaboradores como parte da sua gestão estratégica de pessoas. Mas como fazer isso? Continue a leitura e descubra como a metodologia learn by doing pode ajudar o seu negócio!

O que é learn by doing?

Você deve estar se perguntando o que significa learn by doing, não é mesmo? Esse termo em inglês, na tradução literal, se refere à aprendizagem pela prática, ou aprender fazendo.

O conceito foi criado pelo norte-americano John Dewey, professor e filósofo, e é muito utilizado em escolas, tendo a experimentação como base. O learn by doing defende que o ser humano tem o seu processo de aprendizado potencializado à medida em que ele pratica.

Isso significa que, por mais que o ensinamento teórico seja valioso, é necessário que ele esteja aliado à execução. A importância da prática pode ser observada com os processos seletivos, por exemplo. Os analistas de recrutamento avaliam não somente o currículo acadêmico dos candidatos, mas a experiência deles no mercado de trabalho.

Como aplicar a metodologia nas empresas?

A aplicação dessa metodologia nas organizações pode e deve ser feita em qualquer tipo de interação com os liderados. Ela pode ser adotada para otimizar a gestão de pessoas com treinamentos mais direcionados, que estimulem mais o engajamento dos colaboradores, por exemplo.

É importante que você se lembre de que o learn by doing é uma poderosa ferramenta para que as metas da sua equipe sejam atingidas, uma vez que as empresas contratam pessoas para realizarem processos. Assim, a aprendizagem prática é essencial para que os processos ocorram de acordo com o que está mapeado no fluxograma.

learn by

Para ajudar você a começar a usar o learn by doing, separamos algumas dicas de como implantá-lo no seu gerenciamento. Abaixo, confira quais são elas!

Faça treinamentos práticos

Os profissionais que trabalham com educação corporativa ou são referências de treinamento no seu departamento com certeza já experimentaram várias técnicas e meios de comunicação para capacitar os colaboradores.

Parece simples, mas para que o treinamento seja certeiro, gerando aprendizado e engajamento, é essencial conhecer o perfil e a rotina da equipe, além de usar os melhores recursos.

Em treinamentos, é comum as empresas com filiais usarem slides ou o Skype. Mas, na prática, essas ferramentas sozinhas não conseguem transmitir de fato o conhecimento — elas precisam ser aliadas a outras.

Por isso, é essencial aplicar treinamentos práticos, seja com o acompanhamento um para um, seja com dinâmicas. Aplicar testes por meio de aplicações como o Microsoft Forms é outra forma.

Responda com perguntas

No relacionamento com os seus liderados, você precisa adotar a postura de indagador. Em vez de dar as respostas para o seu time, é melhor estimulá-los a pensar.

Essa é uma boa prática na gestão de pessoas que, além de proporcionar a aprendizagem por meio da prática, traz o senso de protagonismo para a equipe. Ou seja, os liderados se tornam mais autônomos e seguros para realizar tarefas e atuarem em situações atípicas.

Proponha desafios

Na mesma linha da postura questionadora, propor desafios para o seu time é uma ótima boa prática para exercer o learn by doing. Para deixar a sua equipe engajada, o que acha de premiar aqueles que conseguirem resolver o desafio?

Lembre-se de que o propósito não é gerar competição entre a equipe, mas promover a integração entre eles por meio do aprendizado. Por isso, estabeleça desafios individuais ou em grupos que dependam de negociações entre os setores.

Estimule o desenvolvimento de projetos

É muito difícil encontrar empresas que não executem projetos. Alguns podem achar que esse conceito se restringe somente a ações de alto impacto, mas não é bem assim.

Projetos são todos os tipos de atividade que tenham início, meio e fim. Muitas vezes, após a conclusão, eles se tornam rotinas operacionais, sendo incorporados como um processo do negócio.

Eles são uma ótima forma de aprender com a prática e o trabalho em equipe. Afinal, projetos estimulam o desenvolvimento de soluções, já que para encontrá-las é preciso fazer testes práticos e validar as variáveis — geralmente, conta-se com um ambiente de homologação.

👉 Você também vai se interessar por: 8 ferramentas de gestão de projetos para simplificar o seu dia a dia

Prepare o ambiente corporativo

Para poder aplicar mais estratégias de aprendizagem pela prática, é fundamental ter um ambiente dinâmico, onde seja possível diversificar as técnicas. Por isso, invista em ferramentas de educação corporativa. Além disso, é importante que a estrutura física seja compatível com o bom aprendizado, porque a ergonomia impacta a produtividade dos colaboradores.

Conte com o apoio da tecnologia

Com a transformação digital e as nossas vidas cada vez mais conectadas, é impossível não falar de tecnologia, concorda? Por isso, investir em recursos tecnológicos é primordial para aplicar o learn by doing no seu negócio, e um exemplo é a prática da gamificação.

Com a chegada da geração Z no mercado de trabalho, é essencial ter ferramentas que conversem com a mesma linguagem desse novo público.

Quais são os benefícios para o negócio?

O learn by doing é a melhor forma de transmitir as práticas da empresa, alinhar os colaboradores com a cultura corporativa e garantir que a forma certa de executar os processos será mesmo compreendida.

A aprendizagem pela prática gera muitas vantagens para o seu negócio além das que já citamos. Elas também incluem:

  • Agilidade nos processos;
  • Diminuição de falhas operacionais;
  • Potencialização do engajamento;
  • Redução de custos.

A promoção do desenvolvimento dos colaboradores é essencial para os negócios que visam a alta performance. Além do mais, é um diferencial competitivo na hora de recrutar talentos, uma vez que as novas gerações estão buscando empresas não somente pelo salário, mas pelo modo como elas tratam os colaboradores. Assim, o learn by doing é excelente para empresas inovadoras como a sua.

Falando em alta performance e protagonismo, você não pode deixar de conferir o nosso artigo especial sobre a metodologia squad. Acesse e descubra como ela pode ser vantajosa para o seu negócio!

Dica bônus

Você já conhece o Movidesk? Nosso software de atendimento ao cliente reúne os melhores recursos de um Help Desk e de um Service Desk em uma única plataforma para simplificar o trabalho da sua equipe que presta suporte.

E como acabamos de ver, oferecer ferramentas tecnológicas que facilitem a rotina dos seus colaboradores é um ótimo jeito de viabilizar a sua estratégia de aprendizado.

Faça um teste grátis do Movidesk agora mesmo, no botão abaixo:

cta teste gratis 10