Entenda de que forma o retrabalho pode impactar a rotina da sua equipe

O retrabalho é um ponto que merece a atenção das organizações que desejam suas metas, especialmente porque traz um impacto negativo para toda a equipe. Ele pode impactar na produtividade, perda de clientes, insatisfação profissional e diminuir a lucratividade. Confira dicas para evitar o retrabalho em sua equipe.

retrabalho

Para que uma empresa possa alcançar seus objetivos, é preciso estabelecer boas estratégias de marketing, elaborar ações internas que promovam a satisfação dos colaboradores, além de constantemente aperfeiçoar o atendimento. O retrabalho, por exemplo, é um ponto que merece a atenção das organizações que desejam alcançar suas metas, especialmente porque traz um impacto negativo para toda a equipe.

O retrabalho ocorre quando os colaboradores precisam refazer uma tarefa em partes ou por completo.

Isso acontece quando o objetivo daquela tarefa não é atingido, seja por conta do não entendimento de alguma das partes do processo, seja até mesmo por falta de ferramentas específicas.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para você saber de que maneira isso pode impactar a rotina de sua equipe, além de ver dicas de como evitar essa questão. Boa leitura!

Baixe agora o fluxograma: aprenda a delegar tarefas

Quais são os principais impactos do retrabalho?

A seguir, selecionamos os principais impactos que o retrabalho gera em uma equipe.

Desperdício de tempo

Com o objetivo de melhorar a competitividade, cada vez mais as empresas buscam tornar seus profissionais mais independentes, a fim de tomarem decisões mais estratégicas e proporem soluções que tragam melhorias para a organização.

Quando é preciso refazer alguma de suas tarefas, o colaborador vai destinar parte de seu tempo que poderia trazer ganhos para o negócio em uma atividade que já deveria estar pronta, concorda?

Logo, isso é um desperdício de tempo para a sua equipe, contribuindo para o não cumprimento de prazos e a queda da produtividade. Isso prejudica toda a dinâmica do grupo, o que inclusive afeta outros setores.

Perda de clientes

Determinados motivos são considerados os principais para a insatisfação dos clientes.

O atendimento, por exemplo, é um fator-chave, especialmente no primeiro contato. Afinal, o cliente precisa sentir que o seu negócio oferece o suporte necessário, que atende às suas necessidades e que ainda tem a capacidade de superar as expectativas.

Outra questão que traz desconforto está relacionada ao produto, que precisa oferecer as soluções necessárias que resolvam o problema do cliente.

Além disso, o prazo prometido para a entrega de determinado produto ou serviço afeta o relacionamento, uma vez que é preciso transmitir confiança na parceria.

Caso a sua equipe esteja lidando com o retrabalho continuamente, esse envolvimento será afetado, especialmente porque o tempo gasto ao refazer as tarefas poderia ser usado para que soluções eficientes fossem aplicadas, a fim de aprimorar o atendimento e melhorar o cumprimento dos prazos.

Insatisfação dos profissionais

A satisfação dos colaboradores é um fator essencial para que as vendas alcancem melhores resultados, além de criar uma vantagem competitiva.

Implementar estratégias que contribuam para a motivação deles tende a melhorar o clima da organização, aumenta a autoestima dos profissionais e também proporciona maior colaboração entre a equipe.

Tão importante quanto as ações que contribuem para a satisfação dos clientes é a necessidade de destinar uma atenção ao público interno. Afinal, pessoas engajadas dentro de uma organização tendem a buscar soluções que resultam no crescimento da empresa, melhoram a experiência do consumidor e ainda os tornam mais produtivos.

O retrabalho vai completamente contra essa premissa, uma vez que a fluidez do trabalho acaba sendo prejudicada e a cadeia de atividades é afetada.

Imagine só ter que fazer a mesma coisa duas ou três vezes continuamente! Naturalmente, os colaboradores ficarão insatisfeitos e sem expectativas quanto às suas funções dentro da empresa.

Menos ganhos para a empresa

O aumento de gastos de um negócio com o retrabalho está relacionado com duas questões.

A primeira diz respeito ao trabalho dos colaboradores, uma vez que esse gargalo vai atrasar a produção e exigir que eles façam horas extras, utilizem por um tempo maior o espaço físico da empresa e ainda usem tudo aquilo que gera custos dentro da organização, como equipamentos, energia, entre outros.

O segundo ponto está relacionado aos próprios clientes. O retrabalho pode causar situações inconvenientes, como o fato de uma pessoa que entra em contato com a equipe de atendimento não conseguir obter um retorno relacionado às suas dúvidas sobre determinado produto ou serviço, ou nem sequer avançar na jornada de compra para fechar negócio.

O cliente também pode pedir algum tipo de informação e obter uma resposta equivocada, com dados imprecisos e que prejudicarão a experiência. Tudo isso contribui para que o seu negócio deixe de ganhar, diminuindo o faturamento e prejudicando o alcance das metas anuais.

[eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?

Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

Como evitar o retrabalho em sua equipe?

O primeiro passo para evitar o retrabalho em uma equipe é fazer com que a comunicação esteja alinhada em todos os processos do negócio.

Existe a necessidade de que as áreas da empresa se mantenham interligadas, atuando na mesma página e transmitindo as mesmas informações a qualquer pessoa, seja ela interna ou externa.

Além disso, os fluxos de trabalho precisam estar bem definidos, de modo que cada colaborador entenda qual é sua função dentro do processo e saiba como proceder em casos de imprevistos.

A equipe de atendimento precisa, ainda, ter uma organização mais precisa quanto às solicitações de clientes, uma vez que cada demanda gera um tipo de trabalho para uma equipe diferente.

Realize também treinamentos com a sua equipe, ressaltando qual é a importância de suas funções para o crescimento da empresa e apresentando os possíveis gargalos que podem surgir no dia a dia.

Por fim, adotar ferramentas que automatizem o trabalho e ainda centralizem todas as solicitações de atendimento em um único espaço vai contribuir para que essas dificuldades sejam evitadas.

Neste conteúdo, você pôde conhecer mais informações sobre o retrabalho, como isso impacta em um negócio e quais são as melhores práticas para evitá-lo.

Aqui, o ideal é contar com um bom planejamento, manter a equipe envolvida em todas as etapas dos processos e também adotar soluções que otimizem o trabalho. Afinal, ferramentas são essenciais para um atendimento diferenciado e melhores oportunidades para os seus colaboradores.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre essas soluções? Entre em contato com a Movidesk e converse com alguém do nosso time!

Fale agora com um especialista em atendimento online

Deixe seu comentário