Movidesk A Zenvia Company
Já ouviu falar no NPS transacional? Veja como ele se diferencia do relacional

Já ouviu falar no NPS transacional? Veja como ele se diferencia do relacional

Além de pensar na qualidade do produto, as empresas também precisam se concentrar em melhorar a experiência e sucesso do cliente. Se não houver bom atendimento, e/ou as demandas não forem atingidas, suas chances de retornar ou de recomendar a empresa são bem pequenas. Porém, muitos empreendedores têm dificuldades em mensurar esse índice. Uma métrica que ajuda a entendê-lo é o Net Promoter Score. Mais especificamente, o NPS transacional.

Se for bem utilizado, esse indicador contribui bastante para a avaliação do seu desempenho e do índice de satisfação do cliente.

Para ajudar você a entender melhor, vamos explicar o que é o NPS transacional, como ele se diferencia do relacional, como medir, onde aplicar e quais são suas principais vantagens. Vamos lá?

O que é o Net Promoter Score?

Como mencionamos, conhecer a opinião do público em relação à sua empresa e seus serviços é fundamental. E o NPS é um dos indicadores mais utilizados para fazer esse julgamento.

O seu Net Promoter Score é, basicamente, uma métrica que indica o nível de lealdade do seu público, refletindo o número de pessoas que recomendariam a sua empresa, marca ou produto. Em geral, o NPS também ajuda a refletir a qualidade do atendimento ao público.

Baixe o manual da satisfação do cliente e saiba mais sobre NPS transacional!

Qual é a diferença entre o NPS transacional e o relacional?

Existem dois tipos de NPS que você pode acompanhar em sua empresa: o transacional e o relacional. E cada um deles tem um foco diferente.

O relacional é o mais comum, oferecendo uma visão ampla do nível de lealdade e satisfação do cliente com a própria experiência de compra. Em geral, ele consiste em uma simples pergunta: “de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa para amigos e familiares?”. A partir da pontuação, você pode determinar se o cliente tem ou não boas chances de retorno.

O transacional, por sua vez, segue a mesma estrutura, mas tem um foco mais específico. Em vez de avaliar a lealdade à marca como um todo, ele avalia a experiência do cliente com relação a um produto ou serviço específico.

A ideia é que, com maior especificidade, é possível avaliar melhor a qualidade de cada ponto de contato entre o cliente e o público.

Como mensurar e interpretar os resultados do NPS transacional?

Já mencionamos um pouco sobre como o Net Promoter Score de uma empresa é mensurado, mas ainda podemos aprofundar um pouco mais esse tema. Afinal, quanto mais entendimento você tem sobre as métricas de desempenho da sua empresa, mais fácil é utilizar esses dados de forma efetiva.

Baixe agora o eBook “Métricas de atendimento ao cliente”!

Nota de retorno

Como vimos, a mensuração do NPS, tanto transacional quanto relacional, começa com uma nota de 0 a 10, que indica quanto um determinado cliente está disposto a recomendar sua empresa para outras pessoas.

A diferença, como também falamos, é que a questão deve especificar em qual interação essa nota deve ser baseada. Por exemplo: “com base na sua última compra, dê uma nota de 0 a 10 para o quanto você recomendaria o produto/serviço para outras pessoas”.

Com base na pontuação, você pode enquadrá-lo em 3 diferentes categorias:

Índice de detração

O próximo passo é transformar os NPSs individuais em uma ferramenta para analisar uma porção mais ampla do seu negócio. Para isso, você deve, primeiro, calcular a porcentagem de cada tipo e subtrair o percentual de promotores do de detratores. Com base nisso, você obterá uma das seguintes qualificações:

Quando aplicar o NPS transacional?

Para obter esses dados, é necessário enviar um formulário, o qual pode ser transmitido por e-mail ou fazer parte da sua plataforma, logo após o fechamento da compra. Também é ideal que o envio seja o mais rápido possível.

Porém, é importante atentar à frequência desses formulários. Se o mesmo cliente faz 2 ou 3 compras por semana, pedir o feedback dele todas as vezes pode ser incômodo. Estabeleça um intervalo mínimo de 15 dias entre um envio e outro e você já evita esse problema.

Leia também: indicadores de atendimento ao cliente e de gestão: 18 metodologias para aplicar na sua empresa agora!

Por que usar o NPS transacional?

Você já entende o funcionamento do NPS, mas por que aplicá-lo? Veja aqui algumas vantagens que ele oferece para seu negócio!

Aplicação fácil e rápida

Ao escolher suas métricas de desempenho, é importante pensar também no custo de coletá-las. Felizmente, o NPS consiste em uma única pergunta e seus dados podem ser reunidos com facilidade.

Avaliação da gestão

O resultado do NPS transacional dá a você um bom parâmetro para o desempenho da sua gestão. Ele revela não só a satisfação do público, mas também sua experiência com uma interação específica.

Insights para novas oportunidades

Por fim, esse indicador também dá a você uma perspectiva mais clara em relação aos pontos que precisam ser aprimorados. Como cada pontuação é associada diretamente a um produto ou serviço, é mais fácil apontar o que não está dando certo e corrigir.

Agora que você tem essas informações, pode acompanhar o seu NPS transacional e usá-lo para tomar melhores decisões e maximizar a satisfação dos seus clientes.

Quer ajudar mais pessoas a mensurar a qualidade da experiência do cliente? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre a todos a importância desse indicador!

cta 3 teste gratis
Arquivado em
mm
Escrito por

Formada em Jornalismo e apaixonada pela escrita em todas as suas formas. Escritora de crônicas dramáticas nas horas vagas e idealista durante as 24 horas do dia. Aqui no blog da Movidesk, escrevo sobre todos os assuntos relacionados ao incrível mundo do atendimento ao cliente.