Descubra o que faz um gerente de relacionamento e aumente o LTV da sua empresa!

O gerente de relacionamento é responsável pela parte psicológica e estratégica do CRM. por mais que a empresa desenvolva o CRM e tenha boas ferramentas de gestão empresarial é indispensável um gerente de relacionamento para humanizar este contato.

o que faz um gerente de relacionamento

Se você está no mercado, então precisa saber o que faz um gerente de relacionamento.

É completamente inviável sobreviver no mercado com autoridade e solidez sem se preocupar em construir uma estrutura de relacionamento com o cliente. Afinal, ele se tornou a peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Marcas inovadoras colocaram o produto, custo, valor e lucro em uma circunferência de prioridade apoiada no cliente. Ou seja, nossas metas, valores e objetivos passaram a responder às dores e desejos do consumidor.

Há pouco tempo, a ideia de criar demanda era relacionada a produzir itens para necessidades inexistentes e investir alto no setor de marketing para ratificar essa ilusão. Empresas como a Google, a Apple, Netflix e muitas outras vieram na contramão deste posicionamento.

Elas perceberam que era fundamental compreender o público-alvo e que o melhor marketing é o compartilhamento de experiências excepcionais. Não é à toa que são algumas das marcas com maior número de consumidores fiéis. 

Estabelecer uma relação com o consumidor, no entanto, não é algo simples e, muito menos, rápido. É fundamental implantar estratégias, sistemas, ferramentas e excelentes profissionais. Tal qual um gestor, por exemplo.

Mas você sabe o que faz um gerente de relacionamento?

Não? Então este texto foi feito para você! Vamos falar as principais funções deste profissional, importância e habilidades esperadas. 

Clique aqui e faça um diagnóstico grátis da sua gestão de atendimento.

Área de relacionamento com o cliente

Como mencionamos, a área de relacionamento com o cliente passou a desempenhar um papel fundamental dentro das empresas. Afinal, o consumidor deixou de ser apenas um código anexado no sistema para ter forma, nome e preferências.

Chamadas, inclusive, de CRM, Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Resumidamente, CRM é o conjunto de estratégias para melhorar e facilitar a integração da empresa com seus clientes.

Saiba mais: CRM, ERP e sistema de atendimento: qual a diferença?

O que inclui, portanto, as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento. E, naturalmente, essa preocupação é uma das funções básicas de o que faz um gerente de relacionamento. 

Quer saber um pouco mais sobre a importância de construir um bom relacionamento com seus clientes? Então veja esse incrível vídeo do Mark Morin, autor, instrutor, palestrante profissional e especialista na área de relacionamento e marketing cognitivo:

O que faz um gerente de relacionamento?

Talvez você esteja se perguntando: se há um sistema e um conjunto de técnicas, o que faz um gerente de relacionamento?

Bom, sabemos que técnicas e ferramentas precisam ser alimentadas e monitoradas, correto?

É exatamente isso o que faz um gerente de relacionamento. Resumidamente ele é responsável pela parte psicológica e estratégica do CRM. 

Como estamos falando de relacionamento com o cliente, não faz sentido esquematizar de forma robótica essa área. Ou seja, por mais que a empresa desenvolva o CRM e tenha boas ferramentas de gestão empresarial é indispensável um gerente de relacionamento para humanizar este contato.

As funções rotineiras incluem:

  • Auxiliar em eventos promocionais para atrair leads;
  • Desenvolver técnicas de marketing para gerar novos clientes;
  • Analisar métricas de marketing;
  • Maximizar as estratégias de Lifetime Value;
  • Sugerir novos métodos para atender às necessidades dos clientes;

Se pudéssemos resumir o que faz um gerente de relacionamento em poucas palavras seria: responsável por aumentar o Lifetime Value (saiba o que é LTV) da empresa. Ou seja, garantir que o tempo de vida do consumidor junta a empresa seja o maior possível. 

Para isso ele deve cumprir as funções acima e moldar um cenário favorável para recompra e formação de novos propagadores da marca.

    Quer controlar as reclamações dos seus clientes?
    Baixe a planilha e organize o seu atendimento!
    Quer controlar as reclamações dos seus clientes?

    Importância do gerente de relacionamento

    Há tempos que falamos sobre o quão interessante financeiramente é investir em maneiras de fidelizar clientes ao invés de sempre buscar novos consumidores. Dentre todas as atividades que faz um gerente de relacionamento a estratégia de fidelização é, sem sombra de dúvidas, a mais importante.

    Afinal, conquistar clientes é só o início de um processo extremamente complexo. É na construção do relacionamento, portanto, que as marcas conseguem inserir mais valor agregado aos seus serviços e produtos. 

    Desta forma conseguimos transformar a compra de algo necessário para algo desejado. Se te perguntássemos, por exemplo, qual a probabilidade de você pagar R$ 9,00 em um café?

    Com certeza a resposta seria: NENHUMA! 

    Bom, e um café no Starbucks?

    Aí as coisas mudam de figura, certo? O mesmo acontece com a Harley Davidson, Apple, Disney. São marcas que investem na experiência e no relacionamento com o cliente. O foco é criar um vínculo emocional com o consumidor e fazer da compra uma rotina. É exatamente isso o que faz um gerente de relacionamento.

    Quer aproveitar insights das empresas mais inovadoras do mercado para melhorar seu relacionamento com clientes?

    Então chegou o seu momento! Desenvolvemos um infográfico com percepções de como o atendimento era feito antes, e como ele pode ser aprimorado hoje com a adaptação dos novos conceitos de relacionamento. Basta clicar no banner abaixo e conferir este conteúdo!

    Baixe o infográfico e descubra como os conceitos de tecnologia evoluíram nos últimos anos.

    Habilidades indispensáveis para um gerente de relacionamento

    Agora que você já sabe o que faz um gerente de relacionamento deve estar se perguntando quais habilidades ele precisa ter para desempenhar estas funções com eficiência, certo? Listamos as 5 características indispensáveis para o cargo. Veja só:

    1. Comunicação assertiva;
    2. Gestão de crises;
    3. Empatia;
    4. Liderança;
    5. Conhecimento.

    Saiba mais: 6 práticas de gestão de relacionamento com o cliente para adotar.

    Com bons profissionais, uma cultura de valorização da experiência do cliente e ferramentas poderosas, com certeza, você não dará brecha alguma para os concorrentes. E, principalmente, vai cativar, aumentar o número de promotores e clientes fiéis.

    Mas é preciso avaliar um ponto fundamental: 

    Você conhece a melhor ferramenta de atendimento ao cliente?

    Não?

    Então vamos resolver isso imediatamente! Você precisa conhecer o Movidesk, quer saber porquê?

      [Ferramenta] Comparação de preços
      Compare o Movidesk com outras ferramentas e descubra por que somos a plataforma mais completa do mercado!
      Jogada de craque

      Conheça um pouco mais das nossas funcionalidades:

      • Centralize e publique documentos técnicos, tutoriais do seu produto, respostas para as dúvidas mais frequentes e melhore a experiência de autoatendimento do cliente;
      • Permita que os seus clientes consultem facilmente o andamento de todos os tickets, criem novas solicitações de atendimento e acessem a base de conhecimento sempre que quiserem. Tudo isso online;
      • Disponibilize formulários de contato em inúmeros lugares, como em seu site, base de conhecimento ou portal de atendimento;
      • Facilite o entendimento dos agentes através de solicitações personalizadas e diminua o seu tempo de resposta.

      Gostou de saber o que faz um gerente de relacionamento? Então, compartilhe com os seus amigos e divida esse conhecimento.
      Ah! Quer conhecer mais sobre a Movidesk? Então, agende uma demonstração agora mesmo. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber as novidades do mercado.

      Teste o Movidesk grátis por 7 dias.