Saiba qual a importância da posição de atendimento no call center

Você sabe qual é a importância da posição de atendimento no call center?

O trabalho de atendimento ao cliente é indispensável para garantir o sucesso da sua empresa, não apenas no momento da venda, mas principalmente para a resolução de dúvidas. E essa é uma das funções do call center de uma empresa: garantir melhores resultados de médio e longo prazos; por isso, é importante investir bastante nessa área.

Nesse contexto, um fator a ser considerado é a posição de atendimento. Apesar de ser um conceito muito importante, também é algo que muitas empresas não implementam corretamente. Na realidade, pode ser que você nem saiba do que se trata!

Para te ajudar a entender melhor esse assunto, neste post, explicaremos o que é a posição de atendimento, sua importância e como ela pode ser implementada corretamente. Acompanhe.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!

O que é a posição de atendimento?

De forma simples, a posição é o conjunto de tudo que é necessário para que o atendente consiga exercer sua função. Isso inclui o espaço em si, o telefone, o computador, a cadeira, uma mesa com espaço delimitado, outros profissionais de apoio, treinamentos, entre outros elementos.

Na prática, essas posições também dizem respeito à divisão entre os espaços que cada profissional utiliza. Isso é diferente de alguns negócios, em que muitos desses recursos são compartilhados e não há uma delimitação clara entre esses lugares.

Por que a posição de atendimento é importante?

Apesar de ser algo simples, investir na melhor posição de atendimento no call center faz uma grande diferença na qualidade do contato com o público. Algumas de suas principais vantagens estão a seguir.

Aumento da produtividade

Ter um espaço adequado para atender os clientes faz uma grande diferença na qualidade do trabalho realizado no dia a dia.

Quando as informações do seu público estão sempre à sua disposição e o aparelho de telefone usado está em boas condições, é bem mais fácil para todos os colaboradores da sua empresa prestarem um bom serviço, tirando dúvidas e oferecendo soluções com mais rapidez.

Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento? Confira este e-book e tenha o controle total do seu atendimento!

Espaço mais bem segmentado

Otimizar a distribuição de pessoas e o uso do espaço disponível são duas coisas que impactam bastante a rentabilidade de um call center.

Ao fazer uma segmentação mais clara, delimitando mais especificamente quais são os equipamentos e as responsabilidades de cada colaborador, você terá mais controle sobre os atendimentos, além de conseguir um benefício maior em relação aos recursos disponíveis no momento.

Melhor relação custo-benefício

Falando em otimização, uma boa posição de atendimento também faz toda a diferença no que diz respeito à relação entre custo e benefício do setor de call center. A redução de despesas, naturalmente, ajuda a manter o setor mais enxuto e econômico, limitando potenciais perdas.

Da mesma forma, conseguir melhorar a qualidade e a agilidade do atendimento promove um número maior de contatos, o que garante um retorno maior a longo prazo.

Facilitar o contato com o cliente

A forma como o call center é organizado também afeta cada ligação que o cliente faz. Locais sem uma delimitação clara tendem a ser mais barulhentos, o que gera mais ruído no microfone e dificulta o atendimento.

De forma geral, isso também aumenta as chances de que o cliente tenha uma experiência ruim, o que o afasta da sua empresa. Por isso, é essencial tomar todas as medidas que aumentem a satisfação da clientela.

Como melhorar a posição de atendimento no seu call center?

Considerando os pontos já mencionados, fica claro que a melhor posição também deve estar entre as prioridades do setor de atendimento. E, para alcançar isso, é necessário fazer bons investimentos de tempo e recursos. Caso não saiba por onde começar, tente seguir estas dicas.

Atenção às normas

Existem várias normas que determinam a forma como o espaço dentro de um call center pode ou deve ser organizado, tanto para garantir a maior qualidade do serviço como a qualidade de vida dos atendentes. E muitas delas, além de obrigatórias, também trazem vários benefícios para a empresa.

As normas, em si, podem mudar de tempos em tempos, mas o fundamental costuma ser mantido. Qualidade das cadeiras, mesas e equipamentos de atendimento, espaço suficiente para se movimentar, condições de temperatura e umidade saudáveis, entre outros, são coisas básicas que devem ser mantidas em dia.

Equipamentos de boa qualidade

Os equipamentos também têm um papel indispensável para garantir o melhor resultado possível na posição de atendimento. A ligação costuma ser a parte mais fácil de notar, pois os atendentes precisam escutar o cliente e poder responder com clareza.

Além disso, um computador em boas condições também é muito útil, facilitando o acesso às informações do cliente, a realização de cadastros, entre outras tarefas. E, de certa forma, cadeiras e mesas também se encaixam neste quesito.

Capacitação da equipe

Um time mais bem preparado sempre terá melhor desempenho, isso é um fato. E a base de qualquer preparo é a introdução de programas de capacitação para atendimento.

É nesses espaços que sua equipe poderá praticar as melhores técnicas para atender e manter contato com o público, além de saber como usar as ferramentas oferecidas. Para complementar isso, também é uma boa ideia oferecer materiais de apoio, os quais podem ser consultados em caso de dúvida.

Reunimos as melhores práticas sobre capacitação de equipes de suporte em um único e-book. Baixe agora!

Incentivar a organização e a boa postura

Algo que pode ser incluído nos treinamentos, mas que deve ser reforçado no dia a dia, é a adoção de uma boa postura de trabalho e da organização da própria mesa.

Considerando que profissionais de call center passam de 6 a 8 horas por dia sentados e falando ao telefone, ter essas boas práticas pode fazer uma boa diferença.

Investir em um sistema de Help Desk

Por fim, mas não menos importante, o software usado para gerir a equipe de atendimento também é um componente importante do serviço prestado. Uma boa plataforma de Help Desk permite uma distribuição melhor e mais eficiente de chamados, além de centralizar as informações do público.

Conheça o sistema Movidesk

Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma simples e intuitiva que centraliza todas as solicitações dos clientes em um único lugar. Independentemente do canal que eles escolhem para entrar em contato, pois o sistema funciona integrado com vários aplicativos.

Assim, é possível configurar rotinas automatizadas para trabalhos rotineiros entediantes, comunicar-se com eficácia com a equipe e usar tecnologias como Help Desk e Service Desk, além de uma variedade de recursos úteis reunidos em uma solução baseada em nuvem.

E aí? Está pronto para melhorar a performance da sua equipe de atendimento ao cliente com o sistema Movidesk? Clique no banner abaixo e agende uma demonstração.

Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *