7 dicas infalíveis para motivar a equipe de atendimento da empresa

Para motivar a sua equipe de atendimento, você deve reconhecer o esforço adicional, ser claro quanto às metas, investir em ações de endomarketing, oferecer recompensas adicionais ao trabalho bem feito, adotar um modelo de liderança baseado no exemplo, investir na transformação digital, entre outras coisas.

motivar equipe

Saber como motivar a equipe de trabalho é algo crucial. E a razão é a seguinte: equipes cheias de energia trabalham mais e melhor, também são mais assíduas e comprometidas. Mas o que deve ser feito para garantir essa motivação? Quais boas práticas podem ser adotadas na empresa?

O primeiro passo é garantir que a sua equipe de atendimento mantenha-se satisfeita com o trabalho. Para tanto, é preciso investir em saúde, equilíbrio e bem-estar. Só depois é possível falar em motivação e engajamento dos colaboradores.

Nos tópicos seguintes, ganharemos profundidade no assunto. Explicaremos exatamente como motivar a equipe de atendimento da sua empresa. Então, continue atentamente sua leitura!

    Descobrimos a fórmula da felicidade, capaz de motivar o seu time de suporte. Ficou curioso? É só baixar o nosso e-book!

    Motivar seu time do suporte

    1. Reconheça o trabalho e o esforço adicional

    O reconhecimento é algo simples e que não custa nada ao gestor, mas que faz uma grande diferença para motivar a equipe de atendimento. Reconhecer o esforço mostra que o time está sendo acompanhado e que as boas práticas, de alguma forma, são apreciadas.

    Nesse caso, comece com elogios básicos: parabenize um profissional ou a equipe pelo trabalho bem feito ou pelos resultados surpreendentes. Se quiser avançar ainda mais, envie um e-mail de agradecimento (nada muito formal, mas com clareza e empolgação).

    A ausência de reconhecimento pode ter um efeito muito negativo. Entre outras coisas, diz que o esforço de trabalho não está sendo observado e que ninguém deve esperar um elogio. Isso gera menos motivação e empolgação ao time, resultando em absenteísmo e turnover.

    2. Seja claro quanto às metas da equipe de atendimento

    Para que haja motivação, é preciso que os talentos tenham uma visão clara do que deve ser alcançado e quando isso deve ocorrer. Obviamente, não deve ser algo excessivamente difícil. Se a meta é vista como (quase) impossível, o desânimo aflora, e o resultado é o oposto do desejado.

    Portanto, seja claro: nossa meta é X, até a data Y. Invista preferencialmente na criação de uma meta no formato SMART, isto é, uma meta que seja: específica, mensurável, alcançável, relevante e com prazo bem definido (mensal ou trimestral, de preferência).

    Outro ponto importante é acompanhar o progresso dos funcionários no alcance da meta, oferecendo feedbacks e dando suporte para superar eventuais desafios. Sem isso, os talentos podem ficar desanimados e a meta nunca será atingida, o que prejudica a empresa.

    3. Invista em ações de endomarketing

    Comumente, as empresas fazem marketing pensando nos clientes finais. Hoje também existem estratégias de marketing pensadas para o público interno, mais especificamente os funcionários. Também chamadas de endomarketing, são fontes de lealdade e motivação.

    Uma boa opção é criar uma campanha de valorização dos profissionais mais engajados. Faça um evento de premiação, fale um pouco da história dos talentos e dos resultados que foram entregues. Se possível, também premie suas equipes mais proeminentes.

    Outra possibilidade é compartilhar a história de alguns dos seus talentos no website da empresa, deixando claro como eles têm contribuído para construir um negócio de sucesso. Desse modo, além de injetar ânimo na equipe, pode aperfeiçoar sua marca empregadora.

    4. Ofereça recompensas adicionais ao trabalho bem feito

    No primeiro item, falamos da importância do reconhecimento e mostramos que o elogio é um grande aliado da motivação. Contudo, por vezes, não basta ficar no elogio: também é preciso recompensar o trabalho bem feito e garantir que os profissionais sintam-se efetivamente premiados.

    Felizmente, há uma enorme quantidade de recompensas que podem ser oferecidas. Você pode pensar em dois principais tipos de recompensas: as financeiras (como bonificações ou participação no lucro) e as não financeiras (como viagens, bens tangíveis e almoços).

    Para a melhor recompensa, é importante pensar em três coisas: i) o perfil dos colaboradores e das equipes de trabalho; ii) a cultura que deseja desenvolver no empreendimento; e iii) o budget disponível para a gestão da equipe de trabalho. Assim, é possível fazer uma escolha muito mais precisa.

    5. Adote um modelo de liderança baseado no exemplo

    A liderança é outro fator de grande influência para a motivação. Quando o líder tem pouco compromisso com seu time, o nível de motivação cai vigorosamente. Por outro lado, quando o compromisso é elevado, o time se sente mais motivado e orientado.

    Portanto, elimine o problema do falar-fazer. Evite ao máximo falar uma coisa e fazer outra completamente diferente. Seja o exemplo ao longo do expediente, comprometa-se com os resultados que deseja obter e nunca diga “faça o que eu falo, mas não o que eu faço”.

    Ainda nesse sentido, é muito importante prezar pelo feedback dos liderados. Aproveite para ouvir o que seus subordinados têm a dizer. Quais falhas de liderança eles identificam? São pontos fracos reais? Enfim, é preciso prezar pelo seu aprimoramento contínuo.

      Você está sobrecarregado na gestão da sua equipe? Baixe o nosso fluxograma e aprenda a delegar tarefas agora!

      Chat em tempo real

      6. Crie uma perspectiva de futuro dentro da empresa

      Poucas coisas são tão desanimadoras quanto a falta de perspectiva. Se os profissionais não enxergam chances de crescimento dentro da empresa, se sentem desanimados. O inverso também é verdadeiro, ou seja, a possibilidade de crescimento gera mais energia e entrega.

      Portanto, concentre-se em fornecer aos profissionais e equipes uma perspectiva de futuro. Deixe claro que, se eles trabalham bem e se comprometem com os valores da empresa, seus empregos não estão em risco. E mais: podem até crescer e chegar aos cargos de liderança.

      Nesse segundo caso, crie um plano de cargos e salários que considere o tempo dentro da empresa e as entregas de cada profissional. Mostre que os melhores profissionais poderão ganhar mais e crescer na carreira, na medida em que a própria empresa cresce.

      7. Invista na transformação digital do trabalho

      A transformação digital é uma grande aliada da equipe de atendimento ao cliente. Com boas tecnologias, o fluxo de trabalho torna-se mais rápido, preciso e padronizado. Além de eliminar demandas burocráticas e deixar o time focado no que realmente importa.

      Portanto, invista em um bom sistema de atendimento ao cliente, como um software de Help Desk. Essa tecnologia permite a concentração dos principais canais de comunicação, a automação de algumas tarefas e o monitoramento dos resultados, entre outras coisas.

      Veja, agora você está por dentro do assunto e sabe motivar a equipe de atendimento da sua empresa. Lembre-se sempre de reconhecer seus talentos, definir metas claras, recompensar os bons resultados e adotar tecnologias funcionais. Assim, além de funcionários mais felizes, terá clientes mais bem atendidos e uma empresa realmente sólida e competitiva.

      E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como podemos ajudar você a otimizar a motivação da sua equipe de atendimento. Vamos lá!

      Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

      Deixe seu comentário