Carreira do profissional de TI: o que você pode fazer para se tornar gestor em 2020

Profissional de TI e sua visão para a gestão

Caiu a rede? O servidor está instável? Precisamos de um backup? Pois é, todo profissional de TI já ouviu essas perguntas, provavelmente mais de uma vez por dia. E em meio a tantos problemas que você resolve, quase não sobra tempo para pensar na sua carreira. Por isso, desenvolvemos este conteúdo especialmente para mostrar que você pode e deve se valorizar, tornando-se bem mais do que apenas um “apagador de incêndios”. 

Sim, sabemos que problemas e necessidades de reparos sempre aparecem e precisam de soluções rápidas. Muitas vezes, as demandas mudam sua ordem de importância conforme a urgência de cada caso. E se você não tiver um bom controle do que está fazendo, fica impossível saber o quanto está trabalhando e o seu real valor para o setor e a empresa.

Se você quiser crescer como profissional da TI, a gestão é um ótimo caminho. Para chegar lá, não basta apenas resolver os seus chamados e fazer o básico que é solicitado. Até porque suas lideranças não alcançaram essas posições por acaso. Elas desenvolveram as competências necessárias para isso – e você também pode.

Mas, antes de falarmos sobre liderança em TI, vamos conferir se você já executa bem o seu papel?

Assim, entendemos juntos a real distância para a sua tão sonhada promoção de cargo e evolução salarial (que na média de mercado, chega perto de triplicar no movimento para gestão). Vamos lá?

Checklist básico do profissional de TI

Qualquer profissional que queira evoluir dentro da Tecnologia da Informação deve dominar alguns conhecimentos e atividades diárias. Confira quantas delas você já faz com tranquilidade ou sabe na ponta da língua: 

  • Compreensão da arquitetura e gerenciamento de sistemas operacionais;
  • Noções de virtualização e cloud; 
  • Avaliação de sistemas e arquiteturas de rede;
  • Proficiência em linguagens de programação e scripts;
  • Funcionamento de componentes (roteadores de rede, switches, firewalls, etc).

Outro ponto fundamental é a sua capacidade de atendimento para receber as demandas e solucioná-las. O objetivo é atender de forma qualificada, tanto o seu público interno quanto o externo.

E para você verificar como estão as suas habilidades, temos aqui um teste rápido com algumas situações comuns de atendimento. Veja quais decisões você tomaria e avalie seu desempenho (não vamos contar para ninguém a sua nota, pode sossegar).

Profissional de TI e o quiz do atendimento

Habilidades esperadas de um profissional de TI

Passou pelo checklist básico? Então agora chegou o momento de você aprender habilidades complementares. São elas que vão te levar a um nível superior dentro do seu campo profissional, as chamadas soft skills. Em TI, elas podem ser traduzidas como:

1. Resolução de problemas

Analisar demandas, identificar problemas e ler dados. Para resolver as principais situações dentro da Tecnologia da Informação, é preciso atenção aos detalhes. Isso pelo fato de nem sempre os chamados serem tão complicadas quanto parecem. Ou você nunca passou pelo clássico caso da “internet voltar quando reiniciei o modem ou reconectei o cabo de energia”?. 

Ainda sobre a resolução de problemas, é sempre bom ter um olhar muito mais voltado para projetos de melhoria do que para reparos e consertos. Em ambientes de rápida evolução, uma abordagem orientada para a prevenção funciona muito melhor. Na TI, não basta você pensar em uma solução para o momento, sempre pense no cenário futuro.

2. Comunicação colaborativa

Quanto mais você colaborar com todos, melhor será sua reputação dentro da empresa. Fácil de explicar, mas não tão simples de colocar em prática. Para isso acontecer, é importante que você se comunique da maneira mais tranquila e harmoniosa possível. Muito pelo fato de que você sempre está em contato com outros profissionais, sejam eles de TI ou de outros setores. 

Valores como a escuta ativa, inteligência emocional e empatia são essenciais para você se integrar ao máximo na sua empresa. Uma outra capacidade interessante é a de expressar conceitos complexos em TI, tanto para o público técnico quanto para leigos. Se você consegue se fazer entender com esses dois tipos de pessoas, seu conhecimento e comunicação colaborativa estão alinhados e vão te render frutos. 

3. Adaptabilidade

Uma adaptação rápida vai te ajudar a entender melhor os problemas e elaborar a solução mais indicada. E quando falamos de tecnologia, a velocidade é cada vez maior e você precisa estar na mesma rotação dela.

Na Tecnologia da Informação, as mudanças são constantes. Atualizações de softwares, hardwares e processo são exemplos comuns, mas não únicos. Portanto, sua adaptabilidade vai ser essencial para te manter o mais vivo possível dentro do seu setor, da sua empresa e do mercado em geral.

4. Motivação

A história de “vestir a camisa” pela empresa e trocar sua vida pelo trabalho não é exatamente a melhor motivação. Você deve fazer a sua profissão por você, para a sua carreira. Sendo um profissional acima da média e trazendo resultados para a sua companhia, você se torna melhor e pode almejar novos cargos, melhores salários ou até desenvolver competências para abrir o seu próprio negócio em TI.

Se você não está motivado em trazer valor para a sua organização e não vê mais sentido no seu trabalho, é hora de refletir. A motivação mantém você focado e empolgado no dia do dia e os seus colegas de trabalho vão sentir a sua energia positiva.

5. Evolução constante

O aprendizado contínuo é uma das maiores chaves para o sucesso de um profissional de TI. Com tantos assuntos e inovações para estudar e aprender, a busca pelo conhecimento deve ser frequente.

Uma dica importante é acompanhar as informações mais recentes sobre melhores práticas, métodos, tendências e vulnerabilidades dos sistemas. Além disso, ser um especialista na área em que atua faz de você referência naquele assunto. E quando você engloba esses conhecimentos e habilidades complementares, se torna um profissional cada vez mais completo. 

Atalhos para o sucesso como profissional de TI: opinião do especialista

Matheus Castellain: Profissional de TI experiente e completo
Foto: Alexia Teske/Movidesk

Matheus Castellain

Experiência em TI: 3 anos como analista de TI na área da saúde.

Qual é o principal desafio da área hoje?

“Mostrar que faz mais do que apagar incêndios e resolver problemas isolados. Quando você não enxerga a longo prazo, fica difícil se motivar e buscar sucesso na carreira”.

Como se valorizar em TI?

“Valorização é quando o seu superior vê a sua evolução. A melhor forma de mostrar esse trabalho é com números. E você só terá esses dados se tiver um bom controle dos seus chamados, incluindo informações como categoria de atendimento, tempo de resolução, demandas em aberto e resolvidas, entre outros”.

(Aproveitando o ponto que o especialista Matheus respondeu aqui, você gostaria de aprender mais sobre esses dados tão importantes na Tecnologia da Informação? Separamos esse e-book completo para você saber tudo sobre métricas de atendimento. Clique na imagem abaixo e leia gratuitamente!).

Descubra mais sobre as métricas de atendimento

Quais são as principais recomendações para o sucesso em TI?

“Primeiro de tudo, faça com que os seus atendimentos sejam registrados no canal correto. Experimente os tickets, por exemplo. Optar por outros meios sempre dificulta a vida de quem atua em TI, pois a informação se perde e você não consegue contabilizar seu trabalho. Aí, fica realmente difícil provar o seu valor para a empresa”.

Entenda as métricas de atendimento. Saiba quanto tempo você leva para resolver cada chamado e se o cliente interno ou externo ficou satisfeito com seu trabalho. Assim, você sabe em quais pontos pode melhorar e se desenvolver para crescer cada vez mais na área”.

“O mais importante se você quer evoluir em Tecnologia da Informação: veja o setor como um negócio próprio. Os trabalhadores de TI de hoje são os potenciais gestores de amanhã, pois lidam com múltiplos problemas e soluções, além da pressão que já é tradicional na área. Tenha um olhar inovador, faça seus planos para alcançar o sucesso e conte com ferramentas e sistemas para te ajudar no dia a dia”.

Movidesk: o seu caminho para evoluir como profissional de TI

Se você chegou até aqui é porque com certeza quer se valorizar como profissional de TI. Para contabilizar seus atendimentos, tempo de resolução, categorias de chamados, setores e por aí vai, te indicamos com um sistema completo. 

Teste o Movidesk gratuitamente por uma semana e veja como ele pode te ajudar dentro da área de TI. Clique no banner abaixo e comece a sua evolução profissional agora mesmo!

Teste grátis do Movidesk - Profissional de TI