Tudo sobre: que é gestão de TI, papel nas empresas e desafios

Nas últimas duas décadas, o mundo dos negócios mudou vigorosamente. Hoje é comum falar em análise de grandes volumes de dados e modelos preditivos de comportamento, o que não era natural antes. Nesse processo, a gestão de TI assume enorme relevância.

Em suma, o objetivo do TI é potencializar os resultados por meio da gestão da informação que pertence ou está sujeita à organização. Isso envolve múltiplas questões, como:

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!

[Newsletter] Blog - Padrão

O que é gestão de TI?

O primeiro passo para avançar nesse assunto é entender o que é gestão de TI.

A gestão de TI, ou gestão de Tecnologia da Informação, corresponde ao conjunto de processos de gerenciamento de aparatos tecnológicos como softwares e hardwares, dentro de uma empresa. A gestão de TI realiza a coleta, armazenamento, processamento, seleção e avaliação de dados e informações que contribuem para o avanço tecnológico da empresa e para a tomada de decisão.

A gestão de TI, entretanto, não se limita mais ao setor de TI, ao contrário, ela impacta toda a empresa, buscando e monitorando soluções de tecnologia que podem aprimorar processos e corrigir falhas em vários setores.

Com a transformação digital a tecnologia passou a fazer parte do dia a dia da organização, impactando o modo de trabalho de todas as áreas e contribuindo para o desenvolvimento de todos os setores. 

Desse modo, a gestão de TI, hoje, é responsável por controlar os aparatos digitais e também por planejar a implementação de novas soluções para todos os setores da empresa. 

Os gestores de TI, atualmente, atuam identificando processos que podem ser beneficiados com a tecnologia, criando soluções e monitorando os resultados. 

Em suma, estamos falando de um setor extremamente estratégico para todas as empresas.

Como funciona a gestão de TI?

A gestão de TI, como dissemos acima, realiza a gestão das informações de uma empresa, a partir do uso de tecnologia. 

Dentro do cenário atual, em que a tecnologia é amplamente usada e implementada, os desafios do gestor de TI é extrair, disponibilizar e garantir a segurança dos dados e das informações geradas e acessadas em todos os sistemas usados hoje pela empresa. 

Imagine o setor de marketing e todo o volume de informações que é recebido diariamente pelos canais de captação de leads, redes sociais, email marketing, tendo que gerenciais a pontuação de lendas, identificar leads qualificados a partir de comportamentos e realizar todas as demais atividades do setor, que envolvem informações.

Agora imagine o setor de atendimento, vendas, financeiro, RH, e todos os demais da empresa. O volume de informações armazenadas e acessadas diariamente é incalculável. 

E cabe a gestão de TI identificar as melhores maneiras de controlar, armazenar e disponibilizar tudo isso.

Sim, a gestão de TI sustenta quase todas as atividades de uma empresa, desde a automação até o uso do Big Data. 

Por isso, para aplicá-la dentro de uma empresa é fundamental seguir algumas boas práticas. 

1. Monte uma boa equipe de TI

Sem dúvida os profissionais que estão ao lado da sua empresa precisam ser de qualidade. Investir em treinamentos e na capacitação deles também é uma obrigação. 

Nem toda empresa é capaz de ter um setor de TI interno, por isso, uma alternativa é terceirizar o serviço, com uma consultoria de TI, por exemplo. 

Lembre-se que entre as vantagens de contar com esses profissionais é que eles podem te ajudar a identificar oportunidades em todos os setores da organização, ampliando a produtividade e os resultados das áreas. 

2. Atenção à segurança das informações e dados

Um ponto extremamente importante para quem deseja entender o que faz a gestão de TI é a compreensão sobre a necessidade de segurança das informações e dados da empresa e dos clientes. 

Além de cumprir a lei, ao priorizar a segurança de dados e informações sua empresa garante uma imagem de confiança e uma boa reputação no mercado. Entenda melhor sobre o assunto, no vídeo abaixo. 

3. Conte com ferramentas de gestão de TI que vão te ajudar

Como dissemos, nem todas as empresas conseguem manter um setor de TI dentro da própria estrutura, por isso, uma alternativa para evitar problemas e conseguir aproveitar os benefícios da área, é investir em ferramentas que ajudem na gestão da informação, desde a coleta até a disponibilização para acesso de pessoas autorizadas, passando pela segurança e mais. 

Muitas ferramentas do mercado possibilitam o uso da tecnologia para otimizar diversas áreas da empresa, desde o marketing, finanças, RH, customer success, vendas e mais.

4. Domine algumas das principais metodologias de gestão de TI 

Além das ferramentas de gestão de TI, a área também possui metodologias que vão contribuir para o gerenciamento, entre elas: 

  • Metodologia ITIL: auxilia as empresas a atingirem suas metas, através do uso da TI;
  • Scrum: estrutura de gestão ágil de projetos, para executar projetos de forma mais rápida;
  • Kanban: os itens de trabalho são representados visualmente em um quadro para que os membros da equipe vejam o estado de cada parte do trabalho a qualquer momento.

Raio-X do setor de TI brasileiro: cenário, desafios e erros comuns

A Tecnologia da Informação pode parecer enigmática e complicada para quem não trabalha no setor. Mas, se você chegou até aqui, esse provavelmente não é o seu caso.

Para estruturar processos e organizar as atividades dessa área, gestores de TI gostam de saber o que está sendo feito nas melhores empresas do Brasil. Por isso, nós nos juntamos com a Pulses e a Startup SC para entregar um verdadeiro raio-X do setor de TI brasileiro.

Com este material gratuito você vai conferir:

  • Os maiores benefícios que o setor pode trazer;
  • Principais desafios;
  • Dados inéditos sobre o engajamento dos profissionais da área;
  • Erros comuns para você evitar;
  • Cenário pós-pandemia;
  • Depoimentos de profissionais da área;
  • E muito mais!

Preencha o formulário abaixo e aguarde o material no seu e-mail.

Conheça o cenário, principais desafios e erros comuns do setor de TI brasileiro.

[E-book] Raio-X do setor de TI brasileiro: cenário, desafios e erros comuns

Desafios da gestão de TI

Nesse “novo mundo” a gestão de TI tem múltiplos desafios que precisam ser enfrentados para que toda a empresa cresça, aproveitando as oportunidades que a tecnologia traz para todas as áreas. 

A seguir, listamos os principais desafios da gestão de TI e algumas dicas de como superá-los. Confira!

1. Adquirir profissionais talentosos

Um setor de TI bem estruturado depende, em princípio, de gente competente. 

É muito difícil obter resultados fora do lugar-comum com uma equipe que deixa a desejar. 

Todavia, é exatamente aí que começa o desafio do TI: adquirir profissionais talentosos.

Sabe-se que já é difícil contratar mão de obra qualificada. O problema é que a necessidade por profissionais de TI vai crescer nos próximos anos, mas não há perspectivas de que a oferta de profissionais crescerá no mesmo ritmo. Logo, cria-se uma alta demanda no mercado nacional.

Para contornar esse primeiro desafio gerencial, não há muito segredo: é preciso investir na atração e retenção de profissionais talentosos, com boas práticas como:

  • apostar em estratégias de endomarketing, 
  • oferecer salários competitivos, 
  • apresentar benefícios flexíveis.

Quando o assunto é atração de talentos para uma operação de suporte, saber as características de um profissional de atendimento ideal pode ajudar muito. Para isso, acesse o formulário abaixo e veja o infográfico!

Leia também: por que devo investir na experiência do colaborador da minha empresa?

2. Criar valor a partir dos dados

Muito se fala sobre o uso de grandes volumes de dados. A Harvard Business Review, a mais importante revista de negócios do mundo, trouxe essa temática na capa para falar da sua importância à competitividade da empresa.

Entretanto, não é tão fácil coletar, analisar e usar grandes volumes de dados — e, mais uma vez, esse desafio recai sobre o setor de TI. 

Ele é o que conta com programadores e analistas capazes de minerar grandes volumes de dados para extrair informações estratégicas.

Esse segundo desafio pode (e deve) ser superado com a conscientização. 

É preciso que todos, a partir da alta administração, entendam a importância dos dados e se disponham a investir no assunto. Desse modo, a gestão de TI poderá atuar de forma fluida.

3. Mostrar o verdadeiro propósito da TI

É lógico que a gestão de TI não cuida só de coisas triviais. É possível até mesmo dizer que o setor é a “espinha dorsal” da quarta revolução industrial nas empresas. Sem um TI bem estruturado, a organização pode falir.

Entretanto, muitos gestores ainda contam com uma visão puramente técnica do setor, como se ele fosse responsável apenas por fazer pequenas manutenções nos computadores e atualizar sistemas. Isso é nocivo ao TI, afasta os talentos e prejudica a própria empresa.

Nesse caso, a palavra é: educação. O gestor de TI precisa se reunir com a alta administração e revelar como o setor pode contribuir para maximizar os resultados da empresa. E mais, deve conseguir orçamento para dar início a projetos inovadores.

Mostrar o verdadeiro propósito do TI também passa por motivar a sua equipe de atendimento. Para saber as melhores estratégias e processos motivacionais para o suporte, clique no banner abaixo e baixe o manual da motivação!

Movidesk - E-book - Manual da Motivação para a Gestão de TI

4. Proporcionar mudanças estratégicas na empresa

O setor de TI lida constantemente com a mudança, afinal, seu core business é a tecnologia. Isso é ótimo. O problema é que muitas pessoas não gostam de mudar, elas preferem manter o status quo e continuar fazendo tudo como sempre foi feito.

Tendo isso em vista, é importante que o TI seja eloquente sobre as mudanças que precisam ser feitas na empresa — e esclareça o porquê disso. 

Caso contrário, terá resistência na adoção de novas tecnologias e métodos de trabalho. Também terá resultados inferiores ao desejado.

As mudanças, especialmente as mais profundas, precisam acontecer de forma estruturada. 

É preciso, então, conhecer a arte da gestão da mudança. Tudo começa com um diálogo claro com o time, no qual se explica o que será feito, por qual razão e quais os benefícios.

5. Promover a segurança da informação

Boa parte das transações é feita pela internet. Os funcionários, fornecedores e sócios são pagos por meio de mecanismos digitais. 

Os clientes deixam seus dados financeiros sob a guarda da empresa. E todo o relacionamento com o banco é online.

Como já citamos acima, nesse contexto, a segurança da informação não é só importante, mas crucial

É necessário que, de ponta a ponta, a transição das informações esteja protegida para não cair em mãos erradas. Se isso não for feito, a empresa pode ter seus dados violados e ter sérios apuros.

Mais uma vez, a gestão de TI é protagonista. No entanto, à medida que seu papel é importante, também é desafiador. Os criminosos estão cada vez mais bem treinados e é preciso estar sempre preparado, munindo-se do que há de melhor — ou seja, o foco é melhoria contínua.

6. Oferecer uma ótima experiência ao cliente

Por vezes, a gestão de TI não se sente muito responsável pela experiência do consumidor.

Em linhas gerais, ele efetivamente não é (está mais para a equipe de front office). No entanto, é preciso saber que toda falha do TI afeta o atendimento ao cliente, tornando-o pior.

Exatamente por isso é preciso focar em altos padrões de qualidade. O objetivo é fazer com que o maior número de clientes tenha uma ótima experiência (offline ou não) e queira continuar fazendo parte da empresa. Se isso for feito, a missão está cumprida.

Nesse último caso, o desafio é transformar todo o conhecimento em termos de tecnologia e informação em experiência do cliente

Nesse caso, é interessante que a gestão de TI abrace softwares capazes de oferecer uma melhor experiência no processo de venda e também pós-venda.

Enfim, agora você está por dentro do assunto. Como pôde ver, são muitos os desafios para gestão de TI:

  • Adquirir talentos;
  • Criar valor a partir de dados;
  • Promover mudanças;
  • Melhorar a experiência do cliente.

Em todos esses desafios, a gestão de TI precisa contar com boas tecnologias, envolvimento da alta administração e comprometimento dos demais setores.

Entre as opções de ferramentas que vão contribuir com a sua gestão de TI, você pode contar com sistemas de Help Desk e Service Desk.

Conheça o Movidesk!

Com o sistema de gerenciamento do atendimento da Movidesk você vai conseguir desenvolver uma melhor comunicação em projetos, tanto interna quanto externamente. Sem contar, é claro, que nossas soluções vão facilitar e otimizar o gerenciamento de todos os processos de suporte da sua empresa.

Veja algumas de nossas funcionalidades:

  • Controle avançado de SLA: desenvolva e gerencie múltiplos contratos de SLA e permita que cada colaborador tenha um tempo diferente para prestar a demanda solicitada;
  • Contrato de horas: permita que cada membro da empresa faça a gestão inteligente das operações e controle a quantidade de horas oferecidas para cada demanda;
  • Workflow de execução: permita que as atividades sejam encaminhadas de um colaborador para outro e garanta que cada ação seja realizada de acordo com um conjunto de regras e procedimentos padronizados;
  • Base de conhecimento: forneça uma biblioteca online da sua empresa com informações e respostas relevantes, criando uma experiência de autoatendimento mais rápida e eficaz;
  • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócio e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas;
  • Dashboard e relatórios: tenha à sua disposição mais de 75 tipos de indicadores de desempenho calculados automaticamente. Disponibilize painéis com atualizações e visualize todas as informações em qualquer dispositivo.

Quer se juntar a ESPN, Mercado Livre, Unilever e mais de 2.000 empresas que usam o Movidesk? Então, clique no banner abaixo e teste grátis por 7 dias!

Teste o Movidesk!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *