Neste conteúdo, você vai ver:
Você sabia que a dinâmica de grupo para atendimento ao cliente pode aumentar a produtividade da sua equipe?
A área de atendimento ao cliente lida com emoções e situações que demandam muita inteligência emocional e, claro, jogo de cintura. Afinal, nos relacionamos diretamente com clientes que precisam de ajuda para solucionar dúvidas ou problemas.
Infelizmente, sabemos que o cliente nem sempre está no seu melhor momento, e poucos atendentes possuem conhecimento e estrutura emocional para lidar adequadamente com reclamações e insatisfação.
Esse desgaste na comunicação entre o profissional e o cliente pode apresentar inúmeras consequências, como falhas nos atendimentos seguintes, baixa produtividade, prejuízo da customer experience e muito mais.
Além de treinamento, capacitação e acompanhamento, o que mais a empresa deve fazer para suavizar estes desgastes? Inserir uma dinâmica de grupo para atendimento ao cliente pode ser uma solução muito eficiente, lúdica e produtiva.
Ah! E não estamos falando daquelas reuniões constrangedoras e extensas. A ideia é ser… dinâmico. Como o nome da atividade sugere.
3 exemplos de dinâmica de grupo para atendimento ao cliente
Quando falamos em dinâmica de grupo para atendimento ao cliente, logo vem à mente aqueles abraços grupais em um círculo de constrangimento. E não estamos criticando este tipo de experiência, mas para que a dinâmica tenha efeitos reais ela precisa se aprofundar um pouco mais.
Algumas delas podem ser feitas no intervalo de reuniões e outras, mais complexas, podem ser ótimos pretextos para criar um momento de integração com o seu time.
Confira o nosso manual de etiqueta para agências e construa bons relacionamentos com seus clientes!
1 – Clientes Emotivos
A primeira dinâmica de grupo para atendimento ao cliente que vamos sugerir é encenar clientes com diferentes reações. Você pode separar a equipe em duas partes: clientes e atendentes.
O líder da dinâmica deve sugerir uma personalidade para cada cliente. Algumas sugestões:
- Impaciente;
- Explosivo;
- Inseguro;
- Insatisfeito;
- Incrédulo.
O grupo dos clientes deve agir conforme essa característica determinada e a outra equipe deve reagir de forma a contornar a situação. Se você dispuser de vários líderes pode fazer mais de um duelo. Senão, faça de dois em dois e deixe que os outros participantes assistam à cena.
No final, abra espaço para que todos sugiram maneiras melhores de lidar com as situações propostas. Essa troca é um ótimo momento para identificar colaboradores pró-ativos. E, claro, melhorar o atendimento da empresa.
2 – Icebreakers
A dinâmica de grupo para atendimento ao cliente do tipo icebreaker tem como objetivo integrar a equipe. Ou, como o próprio nome sugere, quebrar o gelo. Elas costumam ser mais lúdicas e de maior interação.
Um dos exemplos comuns é colocar seus colaboradores, separados por duplas, frente a frente e pedir que um descreva o outro. Deixe os livre para dizer características físicas, psicológicas ou profissionais. Esta é uma ótima dinâmica para os membros da sua equipe entenderem como são vistos pelos demais.
Outra forma de fazer a mesma dinâmica de grupo é pedir que os membros escrevam uma característica marcante de cada um e coloquem em um envelope sem identificação. O líder deve ler a característica e os demais indicam sobre qual membro ela se refere.
Este tipo de dinâmica de grupo para atendimento ao cliente estreita os laços entre a sua equipe e abre um canal de comunicação interna muito interessante.
3 – Improvisação
O último exemplo de dinâmica de grupo para atendimento ao cliente é ligado à improvisação. Afinal, trabalhar com atendimento ao público não pode ser baseado em estratégias engessadas. As respostas e reações dos consumidores costumam seguir uma certa lógica, mas nem sempre são as esperadas pelo atendente.
Isso quer dizer que a habilidade de improvisar e demonstrar jogo de cintura são indispensáveis nesta área. Um exemplo de dinâmica de grupo para atendimento ao cliente neste quesito é a Não Negue.
A ideia é reunir um grupo e pedir que alguém dê start em uma história, pode ser pessoal ou fictícia. A pessoa seguinte deve continuar com a história, começando com: Sim, e… Isso se repete até o último integrante do grupo.
Desta forma a equipe trabalha com pontos essenciais do atendimento ao cliente como:
- Escuta ativa – Afinal, é fundamental ouvir o que os outros participantes falaram para a história fluir;
- Flexibilidade – Mesmo que o membro seguinte não concorde com o que foi dito, ele deve procurar uma forma de mudar o rumo sem negar o trecho anterior da história;
- Mudança de foco – Quando realizamos um atendimento, a preocupação principal é se fazer ouvir, cumprir o protocolo e finalizar o ticket. Com esta dinâmica de grupo nos forçamos a acompanhar o desenrolar da história e trabalhar de forma complementar.
Essas características não são unanimidade na sua equipe? Já se perguntou quais são as habilidades que uma pessoa que trabalha com atendimento ao cliente deve ter?
A gente te conta tudinho sobre elas no nosso infográfico! Confira no banner abaixo:
Benefícios da dinâmica de grupo para atendimento ao cliente
Kurt Lewin, psicólogo social, é considerado um dos precursores da estratégia de dinâmica de grupo. Para ele era nítido que características ganhavam evidência durante práticas em grupo. E isso afetava diretamente no comportamento dos demais.
Estudos recentes ratificaram a teoria de Lewin e indicaram que dinâmicas positivas aumentam a confiança entre os membros da equipe e a criatividade no trabalho. Além de trazer outros benefícios, como:
- Facilita a implantação de melhorias, processos e inovações;
- Melhora a comunicação interna nas organizações;
- Otimiza a integração entre a equipe;
- Aumenta a produtividade do time;
- Minimiza as chances de reações negativas às reclamações de clientes;
- Melhora consideravelmente o ambiente de trabalho;
- Identificação das habilidades, características e perfis dos colaboradores.
Não deixe de ler: Não sabe o que é Customer Emotion Value? Venha descobrir!
Dicas e alertas
O ideal na dinâmica de grupo para atendimento ao cliente é ter um líder responsável e capacitado. Apesar de ser uma atividade muitas vezes lúdica, esperamos por bons resultados, certo?
A responsabilidade de aplicar estas dinâmicas, portanto, cabe ao setor de RH ou gestores de equipe. Outra dica muito importante é deixar claro o objetivo da dinâmica e deixar os colaboradores à vontade para participarem e interagirem.
Veja também: Como a instrução eficiente da equipe pode aperfeiçoar suas habilidades?
Lembre-se que quanto colaboradores se sentem incluídos nas atividades diárias e decisivas da empresa costumam vestir a camisa com maior empenho. Desta forma, cooperam muito mais para atingir as metas e objetivos propostos.
Com bons profissionais, uma cultura de valorização da experiência do cliente e ferramentas poderosas, com certeza, você não dará brecha alguma para os concorrentes.
Mas é preciso avaliar um ponto fundamental:
Você conhece a melhor ferramenta de atendimento ao cliente?
Não?
Então vamos resolver isso imediatamente! Você precisa conhecer o Movidesk (Zenvia Service), quer saber por quê?
Conheça um pouco mais das nossas funcionalidades:
- Centralize e publique documentos técnicos, tutoriais do seu produto, respostas para as dúvidas mais frequentes e melhore a experiência de autoatendimento do cliente;
- Permita que os seus clientes consultem facilmente o andamento de todos os tickets, criem novas solicitações de atendimento e acessem a base de conhecimento sempre que quiserem. Tudo isso online;
- Disponibilize formulários de contato em inúmeros lugares, como em seu site, base de conhecimento ou portal de atendimento;
- Facilite o entendimento dos agentes através de solicitações personalizadas e diminua o seu tempo de resposta.
Gostou de saber o que faz um gerente de relacionamento? Então, compartilhe com os seus amigos e divida esse conhecimento
Ah! Quer conhecer mais sobre a Movidesk (Zenvia Service)? Então, agende uma demonstração agora mesmo. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber as novidades do mercado.