Alinhamento interno: a chave para o trabalho em equipe

O alinhamento interno previne uma série de problemas, além de levar o empreendimento (e suas equipes de trabalho) a um desempenho superior. Logo, gera diversos benefícios. Entenda mais sobre este conceito!

alinhamento interno

Alinhamento interno não é apenas importante, é essencial. A falta de alinhamento promove uma série de problemas e prejuízos, implica em mau atendimento ao cliente e em erros operacionais recorrentes. Mesmo assim, algumas vezes, o assunto parece esquecido.

Na empresa, é preciso que todo o time fale a mesma “língua” e siga na mesma direção. Há muitas técnicas que possibilitam isso, por exemplo, metas bem construídas e ótimos canais de comunicação interna. Além disso, é preciso de comprometimento da liderança.

Hoje, vamos explicar como o alinhamento interno é a chave para o trabalho em equipe e quais as melhores práticas para obter grandes resultados na empresa. Continue lendo!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Qual a importância do alinhamento interno?

    O alinhamento interno previne uma série de problemas, também leva o empreendimento (e suas equipes de trabalho) a um desempenho superior. Logo, gera diversos benefícios.

    Para ilustrar melhor, imagine um bando de patos. Se todos voam de forma descoordenada, provavelmente haverão colisões e alguns patos serão machucados. Por outro lado, se o bando adota a clássica formação em “V”, o voo será preciso e os acidentes, praticamente nulos.

    Dentro da empresa, não é diferente. Se a equipe está desordenada e cada profissional faz o que considera certo, sem alinhamento, os erros surgem. Entretanto, se todos compreendem o que deve ser feito e seguem nessa direção, existirão diversos benefícios. Veja alguns:

    • Aumento da performance no local de trabalho;
    • Crescimento da taxa de acerto e redução do número de retrabalho;
    • Redução do número de conflitos internos;
    • Melhoria do clima organizacional;
    • Aperfeiçoamento do atendimento ao cliente final;
    • Melhoria da imagem do empreendimento no mercado;
    • Aumento da inteligência emocional do time.

    Em outras palavras, há tantos benefícios quanto é possível imaginar. Tais benefícios, em última análise, ampliam a competitividade do empreendimento, tornando-o mais veloz e preciso que seus concorrentes. Além disso, geram mais satisfação aos próprios talentos.

    Como manter um alto nível de alinhamento interno?

    O alinhamento interno depende, sobretudo, de boas práticas de recursos humanos. Todos, a partir do CEO, devem estar engajados em cascatear as informações certas para as equipes de trabalho, além de deixar claro o que é (ou não é) prioritário. Veja, agora, algumas dicas!

    Construa um forte senso de missão

    Você já assistiu algum filme do 007? Em resumo: James Bond, personagem principal, recebe uma missão e faz de tudo para cumpri-la com êxito. Sua equipe entende a missão da sua empresa? Se não, como espera alinhamento na hora de realiza-la?

    Portanto, atue no sentido de esclarecer qual é a missão da sua empresa. Aqui na Movidesk, por exemplo, temos a missão de promover um mundo centrado no cliente. Tudo o que fazemos é para que, no fim das contas, os clientes tenham melhores experiências e mais satisfação.

      Descobrimos a fórmula da felicidade, capaz de motivar o seu time de suporte. Ficou curioso? É só baixar o nosso e-book!
      Motivar seu time do suporte

      Cascateie as informações do topo até a base

      Em geral, as decisões importantes e que ditam a direção a ser seguida surgem no topo da estrutura organizacional. Ou seja, são tomadas pelos principais líderes. Um erro frequente, porém, é deixar de cascatear tais diretrizes até a base da estrutura, aos operários.

      Nesse caso, é preciso criar mecanismos para otimizar a comunicação vertical. Conscientizar os líderes é o primeiro passo, também é importante investir em mais canais para o diálogo interno empresarial. Sem isso, os talentos continuarão sem saber o que deve ser feito.

      Adote canais de comunicação interna

      A comunicação interna ocorre em dois sentidos: o vertical e o horizontal. O primeiro representa a comunicação líder-liderado, enquanto o segundo representa a comunicação entre colegas de trabalho. Ambos, no fim do dia, são essenciais ao alinhamento interno.

      Portanto, invista em canais que facilitem a comunicação vertical e horizontal. Existem vários meios úteis, como aplicativos mobile, murais de recados e redes sociais corporativas. Para definir o meio ideal, sobretudo, é preciso pensar no perfil dos seus colaboradores.

      Realize reuniões de alinhamento e progresso

      Para manter o alinhamento, outro mecanismo interessante é usar reuniões. Junte sua equipe de trabalho para deixar claro o que deve ser feito ou avaliar o progresso do que foi previamente combinado. Assim, as chances de desalinhamento são menores.

      Para promover uma boa reunião, atente-se a três coisas:

      • Tenha uma pauta clara e breve;
      • Vá direto ao ponto e evite muitos rodeios;
      • Reserve um tempo pra tirar dúvidas do time.

      A frequência de reuniões varia bastante. Juntar a equipe uma vez por semana pode ser suficiente. Reuniões excessivas podem consumir muito tempo e energia dos talentos.

      Trabalhe com metas curtas e claras

      Pense nas metas como uma bússola. Elas indicam a direção a ser seguida por cada um dos funcionários, também determinam até quando os resultados devem ser entregues. Por isso, são instrumentos ideais para ampliar o nível de alinhamento interno.

      O ideal é que a meta seja de curto prazo, geralmente para o horizonte de um mês. Metas longas demais podem cair em esquecimento. Outro ponto importante: sua meta deve ser baseada em números, o que facilita o monitoramento do progresso e alcance.

        [eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?
        O ABC da Pesquisa de Satisfação

        Quais erros nunca devem ser cometidos?

        Agora que você sabe a importância do tema e como otimizar o alinhamento, é o momento ideal para falar dos erros que nunca devem ser cometidos. O primeiro (e mais importante) é acreditar que alinhamento interno é coisa exclusiva do RH.

        O direcionamento do time e definição das prioridades organizacionais é, na verdade, tarefa de todos. Especialmente os líderes devem ter clareza do que deve ser alcançado e transmitir isso para suas equipes de trabalho, cascateando as informações certas (como explicado).

        Outro erro grosseiro é tratar alinhamento como algo secundário, um tipo de burocracia que apenas deve ser cumprida. Alinhamento, além de coisa estratégica, determina o sucesso da estratégia da empresa. Sem um time alinhado, nenhuma estratégia funciona.

        Enfim, agora você está por dentro do assunto. Lembre-se sempre de que alinhamento interno é a chave para o trabalho em equipe, também como para o alcance de resultados fora do lugar comum. Se o time está alinhado, todos ganham, incluindo os líderes, clientes finais e os próprios colaboradores. Por outro lado, caso falte senso de direção, todos são prejudicados.

        Nunca é cedo – ou tarde – demais para se preocupar com a interação das equipes e a otimização de suas atividades

        Para isso, você pode confiar no Movidesk. Nosso sistema oferece soluções de Help Desk e Service Desk para você transformar a comunicação interna da sua empresa e alcançar todos os seus objetivos. 

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        Movidesk é um software que permite a organização comunicação interna na empresa, de maneira prática e intuitiva.

        Estamos falando de um sistema que permite:

        • Centralizar todos os canais de contato (chat, telefone, e-mail, WhatsApp e Facebook);
        • Automatizar os processos de suporte e atendimento;
        • Acompanhar o desempenho da equipe;
        • E muito mais!

        Não perca tempo! Entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita.

        Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!