Entenda como a automação de atendimento melhora a satisfação dos clientes

A automação no atendimento ao cliente é uma forma de otimizar todo o processo e ganhar em produtividade. Neste post, vamos mostrar como tudo isso melhora a satisfação dos clientes!

automação do atendimento

Um bom relacionamento com o público é uma das principais chaves para conseguir se diferenciar da concorrência e captar o maior número possível de clientes. Porém, com o aumento da demanda, também cresce o investimento necessário nos processos. Em alguns casos, isso pode sair do seu controle. Mas, ao mesmo tempo, isso pode ser evitado por alguma forma de automação de atendimento.

A presença da tecnologia na rotina das empresas é algo cada vez mais comum. Especialmente em negócios de grande porte, onde é necessário lidar com centenas de clientes ao mesmo tempo. Quando chega a esse ponto, é importante começar a investir um pouco mais em automação, ou você perderá várias oportunidades de venda. E isso, temos certeza que ninguém quer, não é mesmo?

Para te ajudar a entender melhor o tema, vamos falar um pouco melhor sobre as ferramentas de automação e sua importância. Acompanhe!

E-book: tudo que você queria saber sobre um sistema de atendimento. Baixe aqui!

Principais ferramentas de automação de atendimento

Como já mencionamos, a tecnologia é um dos principais componentes na automação dos seus processos de atendimento. E, graças à internet, estas ferramentas são cada vez mais acessíveis. Veja aqui dois exemplos comuns que têm ganhado bastante força nos últimos anos.

Chatbot de automação de atendimento

Se você já entrou em contato com um negócio através de redes sociais ou mesmo em sua própria página, é bem provável que tenha utilizado o chat online durante a conversa. É uma ferramenta bem simples, que permite a comunicação entre pessoas utilizando texto. Bem mais prático e barato do que um telefone.

Um chatbot, por sua vez, é um programa capaz de responder automaticamente a estes contatos, geralmente com mensagens prontas que são ativadas de acordo com algumas palavras-chave. Isso permite que o sistema atenda rapidamente os primeiros contatos e redirecione cada lead para o local certo. E, o melhor é que um ser humano pode assumir o atendimento a qualquer momento.

Plataformas de autoatendimento

Boa parte do público consumidor já é bastante autossuficiente no que diz respeito à busca por informações. Isso significa que, desde que você distribua conteúdo de forma eficiente, seus leads podem encontrar as respostas que precisam por conta própria.

Para isso, o melhor a fazer é desenvolver uma plataforma de autoatendimento, seja ela na forma de uma página online ou de um aplicativo para celular. Dessa forma, sempre que o seu público precisar de qualquer informação extra, ele pode pesquisar tudo rapidamente.

Principais motivos para investir em automação de atendimento

Como já mencionamos, a automação no atendimento é fundamental para o melhor desempenho da sua empresa. Veja aqui alguns dos principais benefícios que você obtém ao investir em ferramentas de automação.

[eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?

O ABC da Pesquisa de Satisfação

Otimização de custos

O tempo necessário para receber uma chamada de um cliente, entender o que ele está procurando, direcioná-lo para a área certa e completar o atendimento deve ser tão curto quanto possível. Cada minuto a mais em que o negócio fica sem ser concluído ou uma dúvida não é tirada é mais uma perda de recursos para a empresa. Através da automação, você pode garantir que cada indivíduo trabalhando no atendimento ao cliente possa aproveitar melhor seu tempo, maximizando o retorno dos seus investimentos.

Agilidade na conversão de clientes

A maioria dos seus leads provavelmente não quer passar muito tempo esperando por uma resposta durante o processo de atendimento. Esse é um dos motivos para muitas pessoas hoje em dia evitarem o atendimento por telefone: há muita espera e é necessário ficar totalmente atento durante o processo, o que também é cansativo.

Um processo automatizado tende a ser mais rápido e simples, o que aumenta o número de atendimentos ao longo do dia e, consequentemente, o número de clientes satisfeitos. Com mais conversões, naturalmente, você também verá um aumento na rentabilidade da empresa.

Maior disponibilidade do serviço

Por mais que você aumente o número de agentes, há sempre uma quantidade máxima de clientes que podem ser atendidos de cada vez. Em algum momento, você atingirá o ponto de saturação do setor, quando não valerá mais a pena simplesmente contratar mais pessoas.

Nesses casos, a automação permite que você continue entregando o serviço a um volume maior de clientes, mesmo quando o total de profissionais disponíveis para atendimento está abaixo da média.

Redução de erros

Durante o contato direto com o cliente, é sempre possível que algum agente acabe cometendo pequenos erros, oferecendo informações incorretas ou obsoletas. Infelizmente, mesmo que sejam falhas pequenas e até previsíveis, elas ainda podem gerar consequências graves. Quando é utilizada uma ferramenta de automação, boa parte destes pequenos desvios tende a ser eliminada, pois não há tanta necessidade de intervenção humana.

Melhoria no pós-venda

A automação de atendimento também possui outro benefício: registro rápido e prático de todos os seus dados. Quando alguém conversa com o chatbot ou procura uma informação dentro de uma plataforma de autoatendimento, você pode gerar um histórico das principais questões trazidas pelo seu público, como elas foram resolvidas, estágio de cada cliente no funil de vendas, entre outras informações. Com todos esses recursos à disposição, será bem mais fácil entrar em contato com o mesmo cliente novamente, garantindo sua fidelização.

Facilidade em acompanhar o cliente ao longo do tempo

Além de pensar em como trazer o mesmo lead de volta após o fechamento da venda, você também deve ter sempre em mente que, para conseguir resultados, é necessário acompanhar o desenvolvimento dos leads na jornada de compra. E, com um processo automatizado para gerar estes relatórios, você não deve ter muita dificuldade em qualificar seus contatos e preparar a melhor abordagem para cada situação.

Com todos esses benefícios em mente, é fácil entender a importância da automação de atendimento para o sucesso de qualquer negócio. E, para alcançar esses resultados, especialmente no médio e longo prazo, você vai precisar de alguns recursos à sua disposição. Contar com uma plataforma de qualidade, provida por uma empresa especializada, será fundamental para transmitir um bom atendimento automatizado.

Se quiser aprender mais sobre como colocar isso em prática, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Fale conosco sobre como realizar a automação do atendimento