Como conquistar um brand lover para garantir o sucesso da sua marca?

Conquistar um brand lover para sua empresa requer atenção no consumidor e um atendimento de excelência. Saiba mais sobre os benefícios da estratégia, neste post.

Aprenda a cultivar brand lovers

No mundo, existem inúmeras marcas que passam praticamente despercebidas pelos consumidores – sem conexão emocional, eles mudam facilmente de opinião. Por outro lado, quando eles mantêm vínculos afetivos com uma empresa, seguem tudo aquilo que ela estabelece. Por isso, precisamos falar sobre brand lover.

Afinal, uma estratégia de marketing focada em superar expectativas é capaz de transformar até mesmo um negócio sem nome, sem rosto, e talvez, aparentemente, sem alma, em uma marca com a qual o público pode se apaixonar de verdade.

Neste artigo, vamos abordar os seguintes assuntos:

  • O conceito de brand lover;
  • A sua importância;
  • Dicas para conquistar o coração do brand lover.

Boa leitura!

O que é brand lover?

Brand lover (ou amante da marca) remete a pessoas que desenvolveram um vínculo emocional com determinada marca e se identificam com a cultura da empresa. 

O relacionamento de um brand lover vai muito além da compra de produtos ou serviços: ele fala bem da marca, recomenda suas ofertas aos amigos e compartilha assuntos relacionados a ela nas redes sociais. 

Qual a sua importância?

Para qualquer tipo de negócio, o brand lover é extremamente importante, porque os comentários que eles fazem, apoiando ou recomendando a marca e produtos, são realmente úteis para aumentar a sua visibilidade, credibilidade e empatia.

Com mercados saturados e uma concorrência acirrada entre as marcas, os consumidores estão em uma posição de poder, com ofertas chegando de todos os lugares. Em função dessa abundância de opções, eles exigem muito mais em termos de engajamento.

Qual marca você escolheria entre duas que oferecem serviços quase idênticos? Naturalmente, a marca que fez um esforço para se envolver de uma forma significativa e memorável.

Com as pessoas, isso acontece do mesmo jeito. Elas querem algo mais aprofundado e adoram marcas que agem de maneira mais humana e pessoal. Desejam um compromisso emocional, um relacionamento que consiste em lealdade, honestidade, confiabilidade, longevidade e comprometimento.

Há alguns anos, a Apple foi eleita a marca mais “legal” do Reino Unido e, meses depois, declarou os maiores lucros já feitos por uma empresa. Talvez porque a geração do milênio, em particular, realmente valoriza a transparência e o envolvimento das marcas. 

Essa geração está muito mais consciente do marketing e da publicidade do que as anteriores. Nesse sentido, a lealdade não pode mais ser gerenciada, mas deve ser conquistada. 

[E-book] Performance e fidelização: a comunicação e o atendimento ideal

Performance e fidelização: a comunicação e o atendimento ideal

Como conquistar o coração do brand lover?

Fique por dentro das melhores dicas para ser bem-sucedido nessa estratégia que só traz impactos positivos para a sua marca.

Foque no público-alvo

Antes de tentar exceder as expectativas, comece entendendo quem são seus clientes. O que desejam? Quais são as suas dores? Que canais usam para se comunicar? Que tipo de promessas você pode fazer e realmente cumprir? 

Você pode, de fato, fazer com que a sua equipe responda ao problema em uma hora ou levará quase 24 horas? Tudo o que for decidir estará ok, mas torne as coisas razoáveis. 

O papel do marketing é criar o futuro hoje, o que exige que você saiba o que os consumidores vão querer amanhã. A única maneira de antecipar as necessidades, é entender quem são seus consumidores, conversar com eles e ouvi-los. 

Identifique os brand lovers 

Na verdade, não é exatamente você quem encontra os brand lovers, e sim, o contrário. Eles se reúnem em suas lojas, enviam e-mails, deixam comentários nos posts em blogs e redes sociais, etc.

Alguns podem até publicar textos no próprio blog sobre seus produtos ou serviços, ou ainda fazer upload de vídeos no YouTube. Então, crie uma forma de monitorar essas interações com ajuda de mecanismos de pesquisa.

Dê atenção para os clientes recorrentes

Os clientes que mais amam a sua marca são os mais frequentes, se conectam emocionalmente com o que a empresa promove e querem celebrar isso. Os usuários do Mac da Apple, por exemplo, não consideram comprar um computador comum. Para eles, não existe alternativa melhor. Portanto, filtre os compradores recorrentes e crie campanhas personalizadas e ofertas exclusivas.

Produza conteúdo personalizado  

Ao desenvolver conteúdo, tanto para o site ou blog quanto para as suas redes sociais, é preciso estar atento às necessidades do cliente. Essa etapa compreende o estágio de atração da sua estratégia de marketing, resultando na capacidade de converter leads em compradores e, talvez, em brand lovers. Nesse sentido, o prazer deve estar presente em cada estágio, começando quando eles ainda são visitantes, sem pausas. 

Solicite feedbacks 

Não tenha medo de perguntar. Converse com clientes satisfeitos e insatisfeitos. Descubra por que continuam fazendo negócios com você ou não. Ouça-os para entender o comportamento e saber o que exatamente os anima para compartilhar conteúdos nas mídias sociais. 

Responda rapidamente

O aspecto mais eficiente das mídias sociais é que ele funciona super rápido. Permite que as marcas se conectem com consumidores por meio de qualquer uma de suas plataformas. Agora, eles também estão recorrendo ao Twitter, Facebook, entre outros, para expressar as experiências online e esperam receber uma resposta de suas empresas favoritas dentro de algumas horas.

Invista na qualidade do atendimento

O atendimento ao cliente é a chave de ouro para qualquer negócio de sucesso. Caso você não tenha um serviço de excelência, aja rápido e faça disso uma prioridade! Se a sua equipe adota a abordagem do service desk, a escolha da plataforma certa é fundamental.

Recursos como gerenciamento de solicitações e relatórios são essenciais em uma solução de central de atendimento, mas você também vai querer um sistema fácil de usar e de configurar, que possibilita colaboração e se adapta às suas necessidades. Pense nisso na hora de tomar uma decisão.

Entendeu por que sua empresa precisa de um brand lover?

Gostou de conhecer o conceito de brand lover, entender a importância de conquistar o coração das pessoas e como colocar a ideia em prática? Percebeu como o engajamento do cliente melhora quando você investe em relacionamento?

Focar no público-alvo, identificar os brand lovers, criar ações para os compradores recorrentes e investir em atendimento de qualidade estão entre as melhores dicas para alcançar seus objetivos.

Então, quer criar uma legião de brand lovers? Temos uma plataforma de Help Desk e Service Desk que ajuda a otimizar o atendimento ao cliente. Acesse o botão abaixo e experimente o Movidesk na sua empresa!

Deixe seu comentário